Ficar rico é fácil, mas não é simples

28 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 56 seg


Quando o assunto é como ficar rico, surgem diversos mitos. Alguns dizem que é preciso se esforçar, trabalhar muitas horas por dia e poupar cada centavo. Outros já acham que para ficar rico você precisa ser habilidoso ou ter um talento especial.

Mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica que vai te deixar rico. Isso porque existem diferentes formas de ficar rico e muitas pessoas que enriqueceram, não foi de maneira difícil.

Lembrando que apesar de falarmos sobre enriquecimento, este texto não deve ser considerado como uma recomendação ou indicação do que você deve fazer com a sua vida financeira.

Existe fórmula para enriquecer?

Não existe nenhuma fórmula mágica que vai te deixar rico da noite para o dia. Também não existe nenhum tipo de seleção para determinar que apenas as pessoas com certas habilidades irão enriquecer. O fato é que existem fortunas geradas de diferentes formas.

Sendo que a maioria dessas fortunas não foram fortunas difíceis de serem criadas. É claro que algumas fortunas foram mais complicadas e exigiram bastante esforço. Contudo, algumas pessoas conseguem atingir a riqueza facilmente.

Apesar de existirem diversas maneiras de enriquecer, existe uma forma que funciona para todo mundo. Essa forma te permite ficar rico fácil, mas não é simples. Para entender melhor essa afirmativa, para compará-la com a perda de peso. A maioria das pessoas sabe que para perder peso é preciso comer menos e se exercitar com regularidade.

No entanto, mesmo sabendo disso, muitas pessoas estão acima do peso. O mesmo princípio se aplica ao enriquecimento, nesse texto nós iremos te falar como enriquecer. Entretanto, mesmo sabendo como fazer isso, não significa que você irá de fato ficar rico, já que você pode ignorar isso.

Ficar rico é fácil, mas não é simples

Remessa online

Por que enriquecer?

Antes de falarmos sobre a forma de enriquecer, vamos falar um pouco sobre a riqueza em si. Primeiramente, é preciso entender as necessidades do ser humano e por que tantas pessoas desejam enriquecer. Uma boa maneira de entender as necessidades é por meio da Pirâmide de Maslow.

Segundo a Pirâmide de Maslow, a primeira necessidade do ser humano é a fisiologia, o que engloba comida, água, sono e abrigo. Com essas necessidades atendidas, o ser humano passa para a segunda fase da pirâmide, o desejo por segurança. Ou seja, é a segurança da família, do corpo e da propriedade.

A próxima etapa da pirâmide é a necessidade social, o que inclui amor, amizade, família e comunidade. Depois disso vem a necessidade de estima social que engloba o reconhecimento, status e autoestima. Por fim, temos o topo da pirâmide, que é a necessidade de realizações sociais. Essa etapa envolve criatividade, talento e desenvolvimento pessoal. Confira abaixo a Pirâmide de Maslow:

Riqueza e felicidade

Depois de suprir todas essas necessidades da Pirâmide de Maslow, o ser humano vai em busca de algo mais. É por isso que tantas pessoas desejam enriquecer, pois acreditam que quando elas enriquecerem, elas terão acesso a mais coisas e serão felizes.

No entanto, um estudo chamado Some Uses of Happiness Data in Economics mostra que talvez essa crença não esteja correta. No estudo, é feita uma comparação entre o crescimento do PIB per capita nos Estados Unidos e o nível de felicidade.

O estudo mostra que até certo momento, a felicidade cresce junto com o crescimento dos índices econômicos. Porém, depois de um ponto o PIB per capita sobe consideravelmente e o nível de felicidade se mantém praticamente estável. Confira no gráfico:

Portanto, depois que as necessidades da Pirâmide de Maslow são atendidas, o crescimento da sua riqueza não resulta necessariamente no crescimento da sua felicidade na mesma intensidade. Um dos motivos pelos quais a riqueza e a felicidade não crescem juntas, é porque a riqueza é relativa.

Essa relatividade se refere a posição que você ocupa em comparação com o restante da população brasileira. Existem calculadoras na internet onde você coloca a sua renda e eles te informam qual a sua posição em comparação com a média dos brasileiros. Essa relatividade é importante, pois ela causa distorções na nossa mente, o que impacta no nível de felicidade.

Esse segundo estudo abaixo, fala sobre como a vizinhança afeta a sua felicidade. Depois de termos as necessidades básicas atendidas, a próxima preocupação do ser humano é o seu status em relação aos seus vizinhos. Ou seja, elas querem ter um status mais elevado do que as outras.

Ficar rico é fácil, mas não é simples

Por exemplo, se você ficar milionário e morar em uma vizinhança de bilionários, provavelmente você vai se sentir mal e desejar ser mais rico. Esse estudo mostra que a felicidade em si, não tem a ver somente com o que você possui, mas sim com relação ao que os outros possuem. Essa relação pode ser percebida na imagem abaixo:

Enfim, entender a Pirâmide de Maslow e a relação entre dinheiro e felicidade é importante para que você possa entender os motivos pelos quais você deseja enriquecer. Isso é importante para que você possa estabelecer um limite de até onde você pode chegar por dinheiro.

Como ficar rico fácil?

Ficar rico devagar é fácil, mas ficar rico rápido é difícil. De fato, não existe nenhuma fórmula mágica para ficar rico de forma rápida, fácil e simples. Para enriquecer de forma fácil basta:

  • Gastar menos do que você ganha;
  • Investir;
  • Esperar (o tempo é o principal fator).
Ficar rico é fácil, mas não é simples

Newtrade

Portanto, para enriquecer você deve organizar suas finanças para gastar menos, começar a investir mensalmente, com foco no longo prazo, e ter paciência para esperar seus investimentos darem frutos. Pode demorar muitos anos, mas se você tiver paciência, é possível.

Um exemplo de pessoa que conseguiu enriquecer dessa maneira foi Ronald Read, um zelador norte-americano. Read investia em ações de empresas conhecidas nos EUA e quando ele morreu, foi descoberto que ele tinha deixado uma fortuna de US$ 8 milhões para a caridade.

Talvez você esteja se perguntando como um zelador conseguiu acumular uma fortuna de milhões de dólares. O fato é que Ronald Read levava uma vida simples e investiu a maior parte do seu salário em ações de empresas que ele conhecia e usava como, por exemplo, Bank of America e General Motors.

Enfim, apesar de ser uma forma fácil de ficar rico, poucas pessoas possuem a paciência para enriquecer desse modo e preferem buscar por fórmulas mágicas. Assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda mais sobre como enriquecer fácil:

Agora que você sabe como ficar rico fácil, aproveite para aprender Como ficar rico sem dinheiro nenhum: financiamento para empreender

Fontes: Roteiro de Raul Sena

Imagens: Remessa online, Suno e Newtrade