Como ficar milionário: dicas para atingir o primeiro milhão

26 de outubro de 2020 - por Jaíne Jehniffer


Como ficar milionário é a dúvida de muitas pessoas. De fato, todo mundo quer ganhar mais dinheiro, mas muitos não sabem sequer como começar a construir um patrimônio, seja por falta de conhecimento ou por falta de planejamento.

Existem alguns hábitos, dicas e atitudes que podem te ajudar nesse processo. Pensando nisso, neste texto você vai conferir algumas dicas valiosas e práticas para quem pensa em se tornar um milionário.

16 dicas de como ficar milionário

Existem duas maneiras básicas de como se tornar milionário: investindo e empreendendo. E se você aliar o empreendedorismo com os investimentos, as chances de ficar milionário aumentam exponencialmente. 

1- Empreendedorismo

Essa é a maneira de ficar milionário mais rápido. No entanto, essa opção geralmente requer um aporte inicial e o retorno pode não ser imediato. 

Se você parar para observar a lista das pessoas mais ricas, vai perceber que a maioria tem um pezinho (ou o corpo todo) na administração de empresas. Mas não se engane! Empreender exige dedicação e esforço. Contudo, tudo isso vale a pena, se for o que você realmente deseja para a sua vida.

2- Como ficar milionário: Investimentos

Investir é o processo em que você aplica seu dinheiro em um ativo e ele te traz retorno financeiro. Ou seja, o seu dinheiro trabalha por você. Por isso, investir é uma das principais formas de ficar milionário. Comece a investir o quanto antes, pois assim o seu dinheiro já começa a render.

Existem diversos tipos de investimentos diferentes, que são indicados para perfis de investidores diferentes. Portanto, o que você precisa é descobrir o seu perfil e começar a investir. Mesmo que o investimento inicial seja pouco. 

Alguns investimentos trazem a rentabilidade dos juros compostos. Esse tipo de juros é também chamado de juros sobre juros e traz uma boa rentabilidade à longo tempo. Desse modo, ele costuma ser um bom aliado para quem está começando a investir.

Uma coisa deve ser levada em consideração em relação aos juros compostos: ele precisa de tempo para fazer efeito. A equação é: juros compostos + tempo + disciplina. Portanto, você precisa de disciplina para continuar investindo e aguardar o tempo que os juros compostos precisam para realmente multiplicar seu dinheiro. 

Além de investir, as pessoas milionárias também se preocupam em proteger o seu capital. Isso significa que você deve saber administrar bem o seu dinheiro, ou vai deixar de ser milionário rapidinho. 

3- Reserva de emergência

Antes de começar a investir, não deixe de montar uma reserva de emergência. Em resumo, uma reserva de emergência é uma quantia que deve ser usada apenas para lidar com imprevistos. O valor da reserva vai depender do seu padrão de vida.

No geral, a reserva corresponde, pelo menos, a seis meses dos seus gastos mensais. Se você não trabalha de carteira assinada, o indicado é que essa reserva seja ainda maior. Ter uma reserva antes de investir é essencial, pois se houver uma emergência, você não precisa resgatar seus investimentos.

4- Controle financeiro

Um passo muito importante rumo ao milhão, é ter um controle financeiro. Afinal, se sua vida financeira estiver uma bagunça, cheia de contas para pagar e gastos supérfluos, fica difícil se tornar milionário. A questão é: tenha mais ativos do que passivos, ou você nunca vai ficar milionário.

O que você precisa fazer é se organizar financeiramente e procurar meios de aumentar os seus ativos. Nesse processo, também é importante cortar gastos supérfluos. Mas atenção: não precisa cortar todos os gastos que te dão prazer. Não adianta deixar de fazer tudo o que você gosta apenas para atingir o primeiro milhão. Equilíbrio é a chave da vida.  

5- Como ficar milionário: Gaste menos do que você ganha

Além de priorizar os ativos ao invés dos passivos, é essencial gastar menos do queganha. Se você sempre gastar mais do que a sua renda, como vai investir e construir um patrimônio?

A dica é planejar os gastos do mês e investir antes de começar a gastar, assim você garante o investimento do mês. Para o resto do mês, tenha cuidado e só faça gastos planejados.

6- Se proteja da inflação

A inflação é o aumentos consistente e generalizado dos preços dos produtos e serviços. Na prática, ela faz com que a população perca poder de compra, pois é preciso de cada vez mais dinheiro para comprar o mesmo que antes.

Uma forma de se proteger contra a inflação, é investindo em ativos cujo rendimento seja acima da inflação. Um exemplo de aplicação é o Tesouro IPCA+, que remunera o equivalente à inflação mais uma taxa de juros.

7- Planejamento para ficar milionário

Em quantos anos você quer ficar milionário? Quanto vai investir por mês? Quais serão as estratégias para aumentar seus ativos? Todas essas perguntas devem ser respondidas em seu planejamento. Afinal, sem saber onde você quer chegar, fica difícil saber qual caminho tomar. 

Portanto, planeje seus objetivos de curto, médio e longo prazo. É muito importante ser totalmente realista com seus objetivos, pois assim evita frustrações. Depois de estabelecer seus planos, se esforce para cumpri-lo. 

8- Como ficar milionário: Disciplina

É preciso cuidar bem do patrimônio que você for acumulando. Ou seja, além de procurar formas de aumentar seu ativos, também se preocupe com a manutenção do dinheiro que você já possui até então. O controle financeiro pode te ajudar nisso. 

9- Estudos

A educação financeira é muito importante para quem quer ficar milionário. Ela pode ser adquirida através da internet em canais do YouTube e sites. Mas é importante investir também em educação financeira mais focada, por meio de cursos e livros.

Os livros, em especial são sempre uma ferramenta muito útil. Se você pesquisar a biografia dos milionários, vai descobrir que a maioria lê bastante. Inclusive, ler a biografia de milionários pode ser uma grande fonte de inspiração. 

10- Mentalidade

Se deseja ser milionário, você precisa ter uma mentalidade de rico. A mentalidade de pobre vai te manter como pobre, é preciso pensar como os ricos pensam. Confira aqui as diferenças entre os dois tipos de mentalidades: Rico vs Pobre: importantes diferenças entre mentalidades.

11- Como ficar milionário: Juros compostos

Use os juros compostos ao seu favor. Em resumo, os juros compostos são os juros sobre juros, já que eles incidem não apenas em cima do valor inicialmente aplicado, mas também do rendimento do período. Quanto antes você começar a investir, melhor, pois os juros compostos precisam de tempo para agir.

Na renda fixa, os investimentos, geralmente, remuneram em juros compostos. Já na renda variável, para usufruir dos efeitos dos juros compostos, você precisa reinvestir os proventos e dividendos. No longo prazo, os juros compostos ajudam muito na construção do patrimônio.

12- Pague duas dívidas

Se organize para pagar suas dívidas e evite contrair novas dívidas. O grande problema das dívidas é que, geralmente, elas possuem juros. O pagamento de juros é basicamente jogar dinheiro fora. Mesmo sem juros, as dívidas podem ser prejudiciais, pois podem fazer você perder o controle das suas finanças.

13- Cuidado com as amizades

Você é a média das pessoas que estão à sua volta. Por isso, procure por amizades que irão te ajudar a evoluir. Se quer ficar milionário, procure a companhia de pessoas mais ricas que você. Assim você aprenderá mais sobre mentalidade e a forma de agir de ricos o que irá te ajudar a alcançar a riqueza.

14- Aumento no salário

Pedir um aumento é uma alternativa para ganhar mais dinheiro, conseguir investir mais e construir um patrimônio milionário mais rápido. Se o seu salário estiver abaixo do praticado no mercado, use essa argumentação a seu favor. O importante é negociar para assim tentar conseguir aumentar sua renda.

15- Como ficar milionário: Renda extra

Além do aumento no salário, você pode procurar meios de conseguir uma renda extra. Se for especialista em alguma área, você pode, por exemplo, abrir um canal no YouTube. 

Desse modo, você vai aos poucos conquistando uma audiência e o retorno financeiro virá. Isso inclusive, foi uma das coisas que o Bruno Perini fez na sua jornada para se tornar milionário

16- Networking

Vá criando, aos poucos, uma rede de contatos de pessoas com os mesmo interesses do que você. Por meio desses contatos, muitas oportunidades podem surgir. Para as pessoas que decidem empreender então, networking é fundamental. 

Enfim, agora que você conhece todas as dicas para ficar milionário, veja o vídeo de Raul Sena para descobrir quando você vai chegar ao primeiro milhão:

E aí, está animado para se tornar milionário? Então, já comece realizando um Controle financeiro, o que é? Conceito, como fazer e dicas para alcançar

Fontes: Gazeta do povo, Serasa, Mobills, Uol, Rico, Administradores e, por fim, Focalise

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato

As dívidas mais comuns entre os brasileiros e como evitá-las

Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos