Grande Reset Mundial: o que é, teoria da conspiração e fatos

6 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 36 seg


O termo Grande Reset Mundial é uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial que propõe uma reinicialização do modelo atual de capitalismo. 

O lançamento ocorreu em 2020, por meio da divulgação de um vídeo com imagens de um mundo caótico intercaladas com um discurso Rei Charles III. Na ocasião, ele pediu para as indústrias agirem de forma mais sustentável.

Na teoria, a intenção é promover um desenvolvimento mais sustentável, mas as medidas focam em mudar a economia mundial e não apenas os aspectos ambientais.

Desde o seu lançamento, a proposta é alvo de muitas críticas e teorias de conspiração que apresentaremos neste texto.

O que é o Grande Reset Mundial?

O grande reset é uma ação que visa mudar o capitalismo, o que seria a reiniciação do atual modelo .

Em junho de 2020, o Fórum Econômico Mundial lançou um apelo para que as pessoas encarassem a pandemia da Covid-19 como uma oportunidade para o chamado Great Reset. Em síntese, esse projeto se divide em 3 ideias centrais:

  • Criação de condições para uma economia de partes interessadas;
  • Construção de uma economia mais sustentável, resiliente e equitativa;
  • Uso das inovações da 4º revolução industrial para o bem público.

No evento, o vídeo de divulgação trazia o discurso do Rei Charles III, defendendo a criação de indústrias mais sustentáveis, enquanto imagens de desastres ambientais e crises financeiras eram projetadas.

Além disso, o chefe do Fórum, Klaus Schwab, explicou em um artigo que a pandemia era uma chance rara de refletir e agir em prol de um mundo mais saudável, justo e próspero. Sendo essa a ideia central do grande reset.

Além do vídeo e artigo, essa iniciativa contava ainda com um podcast e um livro intitulado Covid-19: O Grande Reset”. 

Em um primeiro momento, a ação foi considerada importante e válida, mas na prática o plano proposto é um pouco vago e pode causar o fortalecimento do papel do estado.

Isso porque Schwab não fala apenas sobre um mundo mais sustentável, mas também sobre o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis, imposto sobre riqueza e temas como tecnologia, segurança internacional e futuro do trabalho.

Ou seja, a iniciativa se propõe a interferir em vários aspectos da nossa vida e não apenas na adoção de medidas mais sustentáveis pelas empresas.

Dessa forma, essas ações podem impactar a nossa vida e a sociedade como um todo.

Qual é a origem desse termo?

De início, é importante você saber que a palavra reset significa, em português, “reinicialização”. Sendo assim, poderíamos fazer uma tradução livre como “a grande reinicialização”. Contudo, também é possível traduzir o termo como “grande restauração” e “um grande recomeço”, isto é, um recomeço para o sistema econômico vigente, porém de uma forma mais sustentável.

Klaus Schwab usou o termo no artigo, vídeo e no 50ª reunião do Fórum Econômico Mundial em junho de 2020. A partir daí, esse termo ganhou proporção gigantesca nas redes sociais.

Teoria da conspiração envolvendo o Grande Reset Mundial

No mundo

Segundo pesquisa da BBC Monitoring, desde o seu lançamento, a expressão “great reset” foi compartilhada mais de dois milhões de vezes no Twitter e teve mais de oito milhões de interações no Facebook.

Dentre as postagens mais populares que envolvem o Grande Reset Mundial estão alegações de que a iniciativa seria, na verdade, uma conspiração de elite global que teria planejado e gerido a pandemia.

As pessoas que creem na teoria defendem que as restrições de bloqueio foram realizadas para causar o colapso econômico e, portanto, não para impedir que a Covid-19 se propagasse.

Dessa forma, a intenção seria a dominação do “governo socialista mundial” dirigido em benefício dos capitalistas poderosos.

Hoje, há várias teorias que defendem que o Grande Reset não passa de um plano mundial de controle da população. O que supostamente seria o fim da propriedade privada.

As teorias começaram a circular na internet no final de junho de 2020, mas ganharam força significativa apenas no final do ano. É importante destacar que boa parte das narrativas em torno do grande reset não são novas.

Você, provavelmente, já deve ter visto uma por aí no passado. É ou não é?!

Na verdade, a ideia do surgimento de um governo mundial totalitário existe desde 1960 com o nome de Nova Ordem Mundial, inspirada nas teorias de conspiração do século XVIII.

No Brasil

Boa parte da direita mais radical do Brasil aderiu à ideia do grande reset mundial.

Um dos primeiros a se posicionar, no país, foi o Instituto Mises. Ele associou o grande reset com as medidas restritivas no combate à pandemia, vistas como uma forma de treinar as pessoas a obedecerem o regime.

Desde 2020, diversos vídeos que propagam essa ideia surgem nas redes sociais. No geral, eles focam na insegurança econômica de certos países.

Além disso, divulgam a ideia de que uma elite global usa a pandemia como uma forma de acabar com o capitalismo e impor mudanças sociais radicais.

Nesse contexto, surgiu um verdadeiro mercado em torno do grande reset, o qual envolve a venda de cursos, marketing de canais e pedidos de doações via Paypal. 

Além dos canais que falam do aspecto econômico, existem aqueles voltados para teorias de conspiração. Neles, há a combinação do grande reset com alienígenas, reunião de empresários e governos para dominar a raça humana. Sem falar dos chips implantados no cérebro que amedrontam muitas pessoas.

Quais são os fatos acerca do Grande Reset Mundial?

O Fórum Econômico Mundial foi alvo de inúmeros protestos e críticas nos últimos anos. Essas manifestações vieram de grupos que veem o atual sistema econômico incapaz de olhar para a finitude do planeta e para as desigualdades.

Sendo assim, esses ativistas responsabilizam o sistema vigente pelas crises financeiras, como a de 1929, a de 2008, além pela destruição do planeta e pelo aumento da pobreza.

A fim de reverter esse cenário, no encontro de 2020, o Fórum apresentou a proposta The Great Reset. Algumas gigantes apoiaram a iniciativa do Fórum como a Microsoft, Mastercard e a British Petroleum (BP). Aliás, a ex-diretora-geral do Banco Mundial, a búlgara Georgieva, afirmou que para vencer a crise vigente, é preciso passar por um crescimento econômico sustentável, com baixa emissão de carbono.

Outro fato que ronda essa iniciativa é a pandemia da Covid-19. O site do Fórum afirma que a pandemia trouxe desordens sociais, econômicas e políticas para o mundo. A partir desse marco, a organização viu essa crise sanitária como um chance de implantar uma reforma social e econômica a nível mundial. Contudo, esse plano não passa de um vago conjunto de propostas para organizar o mundo. Assim, extremistas usam dessa fragilidade para desinformar por meio de teorias conspiratórias expostas acima.

Enfim, agora que você sabe o que é o Grande Reset Mundial, sugerimos que você assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, que está aqui embaixo, e descubra como esse evento pode afetar a sua vida.

Por último, aproveite que você está por aqui e leia, também, esta matéria bem interessante sobre a Teoria do prospecto, seus efeitos e a relação com os investimentos. Boa aprendizado!

Fontes: BBC, A pública, Criando futuro, e, por fim, Nexo jornal.