O que é joint venture e como funciona essa estratégia?

6 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 3 seg


Uma joint venture é um acordo comercial entre duas ou mais empresas com o objetivo de unir seus recursos para a realização de um objetivo comercial em comum entre as partes.

Por meio dessa união, com prazo determinado, as empresas passam a dividir os resultados do projeto. Sendo assim, elas dividem tanto os lucros quanto os custos e prejuízos.

É importante não confundir uma joint venture com uma fusão. Isso porque na joint venture as empresas continuam a funcionar separadamente, ao passo que na fusão elas se tornam uma única empresa.

O que é joint venture?

A palavra Joint significa junto e Venture é risco. Dessa forma, uma joint venture é um acordo entre duas ou mais empresas que unem seus recursos para a realização de determinada tarefa. Por meio desse acordo, as empresas compartilham não apenas os benefícios e lucratividade, mas também compartilham os riscos, custos e prejuízos. 

Essa associação econômica pode ser realizada por companhias do mesmo ramo ou de ramos diferentes e tem um prazo de duração determinado. Essa aliança estratégica pode ser realizada para diversos fins como, por exemplo, industriais, logísticos, tecnológicos e comerciais.

Sendo que ao unirem seus recursos, essas empresas têm acesso a habilidades escassas e podem até mesmo entrar em novos mercados. Portanto, ao decidir realizar uma joint venture as empresas envolvidas avaliam se as chances de sucesso são maiores ou mais rentáveis se elas trabalharem juntas.

O que é joint venture e como funciona essa estratégia?

Opuskinetic

Por exemplo, vamos supor que a empresa A possui uma propriedade intelectual especializada, mas conta com pouca liquidez. Por outro lado, a empresa B tem muito dinheiro, mas não possui a capacidade técnica necessária. Logo, essas duas companhias podem se unir e complementar suas tecnologias.

Desse modo, a empresa B pode financiar um projeto que irá expandir a tecnologia da empresa A e em troca, a empresa B recebe a licença para comercializar a tecnologia. Enfim, de maneira geral as joint ventures são caracterizadas por:

  • Possuem tempo determinado e chegam ao fim após atingirem seus objetivos;
  • As empresas possuem um objetivo único em comum;
  • Existe lealdade entre as partes em relação à privacidade de informações e outros fatores essenciais para que o objetivo seja atingido;
  • Os resultados são divididos entre os envolvidos, sejam lucros ou prejuízos.

Como funciona?

De maneira geral, uma joint venture funciona como uma união entre duas empresas para a realização de determinada atividade. Sendo que essas empresas podem se unir de duas formas:

1- Joint venture contratual: Neste tipo de estratégia de joint venture, as empresas se unem para a realização de um projeto de negócios e assinam um contrato descrevendo os termos da parceria.

O que é joint venture e como funciona essa estratégia?

Jota

Neste tipo de joint venture, não é criada uma entidade jurídica separada para a realização do projeto. Dessa maneira, as empresas apenas trabalham juntas compartilhando os lucros ou perdas de acordo com os termos do contrato.

2- Joint venture societária: Neste tipo de joint venture ocorre a criação de uma empresa que assume uma nova entidade jurídica.

Portanto, a semelhança entre este tipo de joint venture e a anterior, é que ambas representam uma associação com o objetivo de realizar um projeto. Contudo, a joint venture societária se difere, pois ela resulta na criação de uma nova empresa.

Diferenças entre joint venture e fusões

Uma joint venture é uma parceria legal estabelecida entre duas ou mais empresas com o objetivo de realizar determinado projeto. Cada uma dessas empresas continua a existir separadamente e no caso da joint venture societária uma nova empresa pode ser criada. Por outro lado, uma fusão ocorre quando duas empresas se unem como um único negócio.

Ou seja, neste caso elas deixam de existir separadamente e se tornam uma única empresa. Sendo que, normalmente essas empresas possuem o mesmo porte e se unem, pois suas operações juntas podem trazer diversas vantagens como maior participação de mercado e melhor tecnologia.

O que é joint venture e como funciona essa estratégia?

Sertms

Em relação às diferenças entre elas, em uma joint venture as empresas continuam a existir separadamente por conta própria ao passo em que a na fusão elas se tornam uma só. Na joint venture as decisões são tomadas com foco em um objetivo em específico, já na fusão é preciso de uma compreensão mútua.

Além disso, o nível de compromisso de uma joint venture é menor que em uma fusão. Afinal de contas, as empresas continuam a operar separadamente. Apesar do nível de compromisso ser menor, esta é uma maneira de analisar como as empresas trabalham juntas.

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens de uma joint venture, é que as companhias envolvidas podem aproveitar oportunidades de obter novos conhecimentos e experiências que podem ser extremamente vantajosas para ambas.

Outra vantagem é que as empresas podem ter acesso a novos recursos. Existe ainda a vantagem de que as empresas continuam a operar separadamente e as joint ventures são apenas acordos temporários. Os riscos dos projetos são compartilhados pelas empresas de uma joint venture.

Dessa forma, se o projeto não der certo, nenhuma das empresas terá que arcar com as perdas sozinha. Como os custos também são divididos, cada uma das empresas envolvidas precisam investir um valor menor o que além de reduzir as despesas da companhia, pode resultar também em um preço menor do produto para o consumidor final.

Uninove

Por fim, existe ainda a vantagem de que novos negócios podem ser criados no processo e pode ocorrer a expansão das empresas para novos mercados. Em contrapartida, temos a desvantagem de que muitas empresas trabalhando juntas podem resultar no desequilíbrio de expertise, investimentos e ativos.

Outra desvantagem é que por serem empresas diferentes, pode ocorrer um choque de cultura e de gestão, levando a uma baixa cooperação e integração. Portanto, para que a união dê certo é preciso de tempo e esforço de ambas as partes. É por isso que muitas joint ventures se encerram em brigas antes que o objetivo seja atingido.

Como saber se é o momento de fazer uma joint venture?

Antes de firmar um acordo entre a sua empresa e outra companhia, é preciso analisar alguns pontos para determinar se a empresa está pronta para fazer este tipo de acordo comercial. Alguns pontos que você pode analisar são:

1- Estratégia comercial: Analise a estratégia comercial do seu negócio e verifique se uma joint venture está de acordo com a sua estratégia. Nessa etapa vale a pena considerar também se outras opções não são melhores para o seu negócio como, por exemplo, uma fusão.

2- Benchmarking: Faça um benchmarketing para verificar como os seus concorrentes estão se comportando e quais inovações estão propondo. Essa avaliação serve para que você possa verificar em qual posição sua empresa está em relação aos concorrentes e traçar estratégias para sair na frente.

Revista pegn

3- SWOT: A análise SWOT é focada na verificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do negócio. Antes de fazer uma joint venture com outra empresa é fundamental que você realize uma análise SWOT do negócio para determinar se as duas empresas irão se completar.

4- Análise de cenários: Faça uma análise do contexto interno e externo que a companhia está inserida para verificar quais fatores futuros podem ocorrer e impactar a empresa. Essa análise possibilita que você tenha uma visão clara do cenário atual e possa tomar decisões de forma mais fundamentada.

5- Viabilidade do projeto: Confira alguns indicadores do negócio como VPL, ROI e Payback para verificar a viabilidade de investir em um novo projeto.

6- Considere os colaboradores: Se você optar por uma joint venture, não deixe de levar em consideração os seus funcionários. Isso porque, uma parceria entre empresas pode fazer com que muitas pessoas fiquem com medo de perder seus cargos. Por isso, mantenha uma comunicação clara e transparente com seus funcionários.

Como avaliar o parceiro de joint venture?

Depois de verificar se uma joint venture é a estratégia ideal para o seu negócio, é preciso analisar se o parceiro é o ideal. Para isso, você deve verificar se vocês possuem os mesmos objetivos de negócio e se os valores da outra empresa completam os valores da sua empresa. 

Ejur

Vale analisar também como é a reputação da empresa no mercado e se a companhia já possui uma joint venture com outra empresa. Análise ainda que tipo de gestão é usada, se a empresa é estável financeiramente e se ela tem problemas de crédito.

Por fim, depois de escolher uma empresa parceira para joint venture, é preciso determinar qual será a contribuição de cada uma, quais são os objetivos com o projeto e definir expectativas realistas. 

E aí, gostou de aprender o que é joint venture? Então aproveite para aprender também alguns outros conceitos que podem te ajudar, tais como: Opex, capex, DRE, balanço patrimonial, borderô, sucessão patrimonial e o conceito de Montante, o que é? Definição e cálculos para juros simples e compostos

Fontes: Treasy, Dicionário financeiro e Significados

Imagens: Ezybizindia, Opuskinetic, Jota, Sertms, Ejur, Revista pegn e Uninove