Ibovespa em queda: motivos e o que fazer com a carteira

24 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 25 seg


Com o Ibovespa em queda, os investidores começaram a se perguntar os motivos dessa queda e quais atitudes eles devem tomar.

Apesar de ser assustador ver a carteira de ações desvalorizar, porém, para quem investe no longo prazo, o Ibovespa em queda significa oportunidade de investimento.

Lembrando que você não deve considerar este texto como uma recomendação, indicação de compra ou venda de ativos.

Ibovespa em queda – motivos

No momento está acontecendo um conflito institucional no Brasil. Por exemplo, o presidente está querendo o impeachment de um ministro do STF, ao passo em que o STF está bloqueando alguns políticos. Enfim, basicamente está acontecendo uma briga entre os poderes.

O problema é que quando um investidor estrangeiro se depara com as notícias sobre essas brigas, ele se sente inseguro em relação ao Brasil e decide retirar o seu dinheiro daqui. Esse medo atinge não apenas os estrangeiros, mas também os brasileiros.

Ibovespa em queda: motivos e o que fazer com a carteira

Infomoney

Nesse cenário de incertezas, os investidores brasileiros também podem optar por tirar o dinheiro da bolsa brasileira e investir no exterior. Ou seja, essas incertezas que atingem os investidores brasileiros e estrangeiros fazem com que eles retirem o dinheiro do Brasil e apliquem no exterior, o que resulta na queda do Índice Bovespa.

Portanto, o cenário político de um país influencia diretamente a forma com que os investidores enxergam o mercado acionário e optam por investir ou não nele.

Empresas desvalorizadas

Se na sua carteira de investimentos têm ações de empresas mais especulativas, você provavelmente sentiu a queda do Ibovespa de uma maneira mais intensa. Afinal de contas, algumas dessas empresas passaram por uma desvalorização de 30% ou 40%.

Como essas empresas são mais arriscadas, em um ambiente de incertezas, as pessoas preferem tirar o dinheiro dessas companhias e aplicar em outros tipos de empresas como, por exemplo, nas pagadoras de dividendos. Desse modo, as empresas que são grandes pagadoras de dividendos geralmente não caem tanto.

Ibovespa em queda: motivos e o que fazer com a carteira

Valor investe

Ou seja, elas não se desvalorizam muito justamente porque pagam bons dividendos. Sendo que, se elas caíssem muito, os investidores poderiam passar a comprar essas ações com foco no recebimento de dividendos. Logo, com o aumento da demanda, a tendência seria a elevação do preço novamente.

Longo prazo

O mais recomendado ao investir na bolsa de valores é ter foco no longo prazo. Isso significa que, ao longo dos anos, a carteira passará por variações, o que é normal. Em outras palavras, se você investe para o longo prazo, não pense que a sua carteira vai apenas se valorizar ao longo dos anos.

A verdade é que no curto prazo os preços das ações sempre passam por oscilações. Porém, se você olhar no longo prazo, em torno de 20 a 30 anos, você vai ver que essas variações foram quase lineares. Portanto, se o seu foco é para o longo prazo, o fato do Ibovespa está em queda não muda nada.

O Brasil nunca teve uma democracia muito estável e sempre existiram conflitos políticos em nossa história. Isso significa que as empresas centenárias do Brasil já passaram por diversos cenários de instabilidade política e sobreviveram. Já as empresas menores podem sim sofrer um pouco mais com essa instabilidade.

Investificar

Motivos para investir no longo prazo

Confira algumas vantagens de investir com foco no longo prazo:

1- Retornos maiores: Apesar das oscilações no curto prazo, quando analisamos no longo prazo, a tendência é que as boas ações se valorizem. Sendo que, se você fizer o reinvestimento dos proventos recebidos, você ainda consegue usufruir dos efeitos dos juros compostos que podem ser sentidos sobretudo no longo prazo.

2- Riscos: Como a intenção ao investir no longo prazo e permanecer com os ativos em carteira por muitos anos, as variações no curto prazo não são tão importantes. Logo, você tem menos riscos de prejuízo.

Por exemplo, uma pessoa que aplica no curto prazo, pode ter que desfazer uma posição justamente quando a bolsa está passando por uma baixa. Contudo, quem investe no longo prazo não tem esse risco, já que não ocorre a venda de ativos no curto prazo.

3- Facilidade: Para investir no longo prazo você precisa apenas estudar sobre investimentos, analisar a ação, comprar e permanecer com ela em carteira durante muitos anos. É claro que você deve acompanhar o desempenho da empresa e verificar se ela não está perdendo os fundamentos. Entretanto, esse é um processo relativamente fácil que não vai exigir muito do seu tempo.

Suno

4- Controle emocional: Investir no longo prazo ajuda a melhorar o seu controle emocional. Isso porque você aprende a aproveitar oportunidades que surgem com o Ibovespa em queda, ao invés de se desesperar.

O que fazer com a queda do Índice Bovespa?

Se o Ibovespa está em queda, então significa que várias ações estão baratas. Sendo assim, se as ações que você desejava comprar estão com desconto e nada mudou nos fundamentos da empresa, por que não aproveitar para comprar?

Por exemplo, se você queria comprar ações da empresa X na semana passada e ela custava R$ 30,00, mas com a queda do Ibovespa ela está custando R$ 25,00, por que não aproveitar? Se nada mudou na empresa e ela continua tendo bons fundamentos, você deixaria de comprar suas ações apenas porque agora elas estão custando mais barato?

É claro que essa não é uma recomendação de investimentos. Mas se você é um investidor de longo prazo, você pode aproveitar as oportunidades para comprar boas empresas com desconto. Em resumo, a desvalorização no curto prazo pode trazer oportunidades para quem investe para o longo prazo.

Além disso, se o seu objetivo é permanecer com determinada ação por muitos anos, por que você se preocupa se ela está barata agora, sendo que você não pretende vendê-la? Veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha e entenda mais sobre a queda do Índice Bovespa:

E aí, gostou de entender sobre a queda do Índice Bovespa? Então aproveite para descobrir Como ganhar dinheiro com bancos: quatro dicas práticas

Fonte: Onze

Imagens: Valor investe, Infomoney, Investnews, Suno e Investificar