Como ficar rico usando a Teoria dos 6 graus de separação

15 de fevereiro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 22 seg


Você já ouviu falar da teoria dos 6 graus de separação? Ao colocar essa teoria em prática, você pode chegar a um bom nível de network.

Sendo que, com um bom network, os seus projetos têm maiores chances de darem certo e você ficar rico.

Ficou curioso? Então leia o texto até o fim, porque eu vou te ensinar como usar essa teoria.

Teoria dos 6 graus de separação

O network vale dinheiro. Isso porque, com os contatos certos, você pode conseguir desenvolver seus projetos mais facilmente e ter sucesso com eles. Consequentemente, você pode passar a ganhar mais dinheiro.

É por isso que ter um bom network é fundamental. Se o seu network não é lá essas coisas, a teoria dos 6 graus de separação pode te ajudar a melhorar e muito os seus contatos.

A teoria dos 6 graus de separação foi encontrada em um livro de ficção. O nome do livro é Tudo é Diferente. Sendo que ele foi escrito em 1929, pelo escritor húngaro Frigyes Karinthy.

No livro, o autor propôs que com o avanço da comunicação e do transporte, a distância entre as pessoas seria cada vez menor, porque os círculos sociais seriam cada vez maiores.

A hipótese proposta no livro passou a inspirar vários estudos de matemática, computação e ciências sociais. Desse modo, diversos estudos abordaram esse conceito de redes de influência e difusão da informação.

Experiências da teoria de 6 graus de separação

Em 1960, o psicólogo norte-americano Stanley Milgram enviou 300 pacotes para moradores de alguns lugares diferentes nos EUA.

Junto com o pacote, ele colocou um bilhete que pedia que essas pessoas fizessem o pacote chegar até um homem em específico em Boston.

Para isso, elas deveriam enviar a caixa para um conhecido, até que ela chegasse para esse homem em Boston. Dos 300 pacotes enviados, 100 chegaram ao destino final. Sendo que eles passaram em média por seis etapas.

Com esse primeiro teste, percebeu-se que era possível que um pacote chegasse a uma pessoa em específico ao usar sua rede de contatos.

Posteriormente, em 2002, na Universidade de Columbia, escolheram 61.168 participantes para enviar mensagens para 18 alvos em específico, que iam desde veterinários noruegueses a estudantes na Sibéria.

Nessa época, apenas 324 mensagens chegaram aos 18 alvos. Os e-mails passaram de uma média de 5 a 7 pessoas até chegar ao destino.

Como no segundo estudo os participantes usavam e-mails, o esperado era que mais pessoas conseguissem cumprir o desafio. Mas não foi isso o que aconteceu.

Os dois testes foram replicados, em 2016, pelo Facebook. Desse modo, ele usou a base de 1,59 bilhão de usuários cadastrados.

O resultado, obtido por meio de algoritmos estatísticos e cruzamento de dados, indicou que havia uma média de 3,57 a 4,57 graus de separação qualquer pessoa.

Ou seja, as redes sociais aproximaram ainda mais os seres humanos.

Network versus conexões

Para entender o poder do network, vamos usar um exemplo. Imagine que existem entre 4 a 6 pessoas de distância entre você e o Raul Sena, o Investidor Sardinha.

Como você faria para entrar em contato com o Raul? Neste caso, você teria que tentar se aproximar da pessoa do seu círculo de contatos, mais próxima do Raul.

O problema da maioria das pessoas ao fazer esse processo, é criar network ao invés de criar conexões verdadeiras.

Ou seja, ao invés de tentar entrar em contato com uma pessoa famosa, por exemplo, o ideal é valorizar o seu círculo de amizades. Em outras palavras, você deve cuidar bem do seu círculo de amizades.

Isso porque, ao chegar nas pessoas maiores desse círculo, a tendência é que você consiga se expandir para qualquer círculo de amizade por mais distante que seja.

Expansão das conexões

Se você cuida bem do seu círculo de amigos de hoje, a tendência é que você consiga ser apresentado para os amigos dos seus amigos, e por aí vai.

Portanto, se importe de fato com as pessoas que estão ao seu lado. Não importe tanto com network. Ao invés disso, busque por conexões e cuide bem de cada nova amizade.

O cuidado com as conexões que você tem, vão automaticamente fazer com que você consiga fazer conexões com outras pessoas e, eventualmente, fazer conexão com determinada pessoa que você deseja.

Para entender melhor como cuidar dos seus amigos e estabelecer conexões, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Enfim, gostou de aprender como gerar conexões verdadeiras ao invés de simplesmente criar network?

Então aproveite para ler alguns outros textos que podem te interessar, tais como: como ficar rico sem dinheiro, profissões para ganhar mais dinheiro e hábitos para ganhar dinheiro.

Além disso, você pode gostar de ler também: quando usar a reserva de emergência, lições de o investidor inteligente, curiosidades sobre o tesouro direto Economia Donut: o que é e quais seus princípios?

Fonte: Roteiro de Raul Sena.