Juntar dinheiro: dicas e hábitos para economizar e poupar

20 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 41 seg


Como nós não temos educação financeira nas escolas, a maior parte dos brasileiros cresce com uma cabeça muito fechada em relação ao dinheiro. Sendo assim, muitas pessoas possuem dificuldade até mesmo em juntar dinheiro.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista com alguns hábitos e atitudes que você pode tomar para começar a economizar e juntar dinheiro.

Lembrando que apesar de falarmos sobre formas de juntar dinheiro, esse texto não deve ser considerado como uma indicação ou recomendação do que você deve ou não fazer com a sua vida financeira.

Como juntar dinheiro?

Aqui nós vamos falar sobre formas de juntar dinheiro. Entretanto, tão ou mais importante do que juntar dinheiro, é encontrar formas de aumentar sua renda. Uma das principais maneiras de fazer isso é empreendendo. Sendo que, existem alternativas para quem pretende empreender com pouco dinheiro. Enfim, as dicas para poupar são:

1- Pare de comprar coisas para agradar aos outros

Muitas pessoas na busca por agradar outras pessoas, acabam por adotar um padrão de vida que não é condizente com a sua renda mensal. Desse modo, essas pessoas passam a comprar (geralmente parcelado), produtos caros e sustentam uma imagem de ricos. O problema é que essas pessoas são falsos ricos.

juntar dinheiro

Suno

Ao invés de imitar a vida das pessoas ricas e se endividar comprando passivos, previra adquirir ativos e viver de acordo com o padrão de vida que a sua renda permite. Lembrando que, os passivos são todos os itens que geram gastos, como, por exemplo, imóveis e automóveis.

Em contrapartida, os ativos te trazem dinheiro, como, por exemplo, os investimentos. Vale destaque que, apesar de vermos os ricos comprando muitos passivos, a verdade é que eles possuem tantos ativos que agora podem comprar passivos sem preocupações. Portanto, ao invés de comprar produtos para agradar outras pessoas, foque em adquirir ativos.

Dessa maneira, você não apenas conseguirá juntar dinheiro como também construir um patrimônio ao longo do tempo. Sendo que, quando você tiver ativos e renda para adquirir passivos caros então você poderá adquiri-los se for algo que você realmente deseja e não para agradar os outros.

2- Venda as coisas que você não usa

Juntar coisas em casa pode se tornar um hábito. Porém, essas coisas que estão aí acumulando poeira, é basicamente dinheiro parado. A intenção não é que você comece a vender todos os seus móveis e itens com apego afetivo. A dica é vender os objetos que você não usa e que não irá fazer falta na sua vida se você vender.

juntar dinheiro

Cndl

Analise na sua casa quais são os itens que você possui apenas porque é um acumulador e que podem ser vendidos. Nessa etapa você pode aproveitar também para vender alguns passivos, como, por exemplo, automóveis. Na internet existem vários sites em que você pode colocar seus objetos novos e usados para vender.

3- Pense antes de comprar para juntar dinheiro

A maior parte das pessoas não pensam sobre a compra que será realizada. Normalmente as pessoas compram por impulso e às vezes nem usam o que compram. É claro que você não deve parar de comprar, mas se a intenção é juntar dinheiro, então é preciso pensar bem antes de gastar.

Ao pensar sobre o produto, você pode se perguntar, por exemplo, o motivo pelo qual você deseja comprar determinado item: necessidade, desejo ou status? Uma dica de ouro é: não compre o produto no dia. Espere pelo menos 7 dias e reflita sobre a necessidade dessa compra.

4- Aprenda a cozinhar

Aprender a cozinhar é uma ótima dica para poupar. Isso porque, se você aprender a cozinhar realmente bem, você não vai querer sair de casa para comer em qualquer lugar. A lógica é: se você cozinhar muito bem, não faz sentido sair de casa para comer em um local que não tem uma comida melhor do que a sua.

Tetra supermercado

Dessa forma, você já economiza na quantidade de vezes que você sai para comer fora. Além disso, comprar os ingredientes e cozinhar em casa sai bem mais barato. Afinal de contas, quando você sai você não gasta apenas com a comida. Tem também o transporte, a bebida, a taxa do garçom e dependendo do local, o estacionamento.

5- Use o cartão de crédito e venda as milhas

A quinta forma de juntar dinheiro é centralizando os gastos no cartão de crédito, para que você possa juntar milhas e depois vendê-las. De maneira geral, as pessoas não possuem nenhum benefício em pagar no débito ou no boleto. Logo, a estratégia de usar o cartão para juntar milhas e vender, pode te ajudar a juntar dinheiro.

6- Compre em lojas que oferecem cashback

Hoje em dia, várias lojas oferecem cashback que podem ser usados para sacar ou para comprar outros produtos. Portanto, quando você for realizar uma compra não faça apenas a comparação dos preços, verifique também quais lojas possuem cashback e qual será o valor devolvido.

A carteira

7- Renda extra para juntar dinheiro

Se você possui uma renda mensal inferior a R$ 7 mil, então uma boa dica para juntar dinheiro é procurar renda extra. Existem várias opções de renda extra, como, por exemplo, a digitação. Inclusive, existem sites que fazem a intermediação entre freelancers e empresas. É claro que você não vai dobrar sua renda com digitação, mas pode ser uma contribuição.

8- Invista antes de gastar

Por fim, a última dica para juntar dinheiro é investir antes de gastar. Se deixar para investir apenas no final do mês, são grandes as chances de que você não terá dinheiro para investir. Sendo assim, prefira investir primeiro e ajustar as demais despesas de acordo com o restante da sua renda.

Inclusive, uma ótima forma de juntar dinheiro é na plataforma iSaEx. Isso porque, você pode criar múltiplas contas. Ou seja, você pode aplicar o dinheiro para projetos específicos de forma separada dentro de uma mesma conta. Isso facilita o controle do seu dinheiro e serve como estímulo para continuar juntando.

Enfim, agora que você conhece 8 dicas para poupar, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra como ele usou essas 8 dicas:

Além dessas dicas para juntar dinheiro, existem algumas formas de economizar dinheiro no dia a dica, confira: Economia doméstica, o que é? Como fazer e dicas para economizar

Imagens: Suno, Estagiários, Cndl, Tetra supermercado e A carteira