8 Curiosidades sobre o Tesouro Direto que você precisa conhecer


Você está pensando em investir no Tesouro Direto? Então conhecer algumas curiosidades sobre o Tesouro Direto pode ser interessante.

Afinal de contas, se você vai colocar o seu dinheiro nesse título, é bom que você saiba em detalhes como ele funciona.

Um exemplo de curiosidade sobre o Tesouro Direto é que os títulos têm liquidez diária. Desse modo, ao investir neles você pode resgatar a aplicação quando quiser.

Curiosidades sobre o Tesouro Direto

Se você é uma pessoa curiosa e que gosta de descobrir coisas novas, vai adorar conhecer algumas curiosidades sobre o Tesouro Direto.

A 1ª curiosidade do Tesouro é que ele é um empréstimo para o governo

A primeira curiosidade sobre o Tesouro Direto, é que ele funciona como um empréstimo ao governo.

Dessa forma, você empresta o seu dinheiro para o governo, em troca de uma taxa de juros. Com isso, você contribui com a dívida pública brasileira.

2ª Curiosidade: O Tesouro é conversador

Se você tem medo de investimentos com muito risco, vai gostar de saber que o Tesouro Direto é um dos títulos com menor risco do mercado.

Sendo assim, ele é uma aplicação conservadora. Esse baixo risco deriva do fato de que o Tesouro Direto tem a garantia do governo.

Ou seja, como o governo emitiu os títulos, é pouco provável que você não receba o seu dinheiro de volta ao investir.

A 3ª Curiosidade é que o Tesouro rende mais do que a poupança

Os títulos do Tesouro Direto rendem bem mais do que a poupança. Portanto, se você está deixando seu dinheiro na poupança, você está deixando de ganhar dinheiro.

Isso ocorre por causa da forma com que o rendimento da poupança funciona. As regras de rendimento da poupança são:

  • Se a Selic estiver mais alta que 8,5%, o rendimento é: 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • Se a Selic estiver abaixo ou igual a 8,5%, o rendimento será de: 70% da Selic + Taxa Referencial. 

No momento em que este texto está sendo escrito, a Selic está em 9,25%. Já a Taxa Referencial (TR) está zerada há um tempo.

Dessa forma, o rendimento da Selic é de 0,5% ao mês. Por outro lado, hoje existem títulos do Tesouro Direto que oferecem um retorno de 10,82% ao ano.

8 Curiosidades sobre o Tesouro Direto

4ª Curiosidade: Aplicação mensal

O Tesouro Direto funciona de forma diferente da poupança. Porém, assim como a poupança, você pode investir no Tesouro Direto todos os meses.

Para isso, basta comprar frações do título. Mesmo que você não encontre um título com o mesmo retorno, você pode encontrar outro similar ou com retorno mais alto.

A 5ª curiosidade do Tesouro é que a aplicação inicial é baixa

Outra curiosidade sobre o Tesouro Direto, é que você pode começar a investir com pouco dinheiro.

Ou seja, se você está começando a investir e não tem muito dinheiro, não se preocupe. Você pode começar a investir no Tesouro com apenas R$ 30,00.

6ª Curiosidade: fácil aplicação

Investir no Tesouro Direto é muito fácil. O que você precisa é abrir a sua conta em uma corretora de valores como, por exemplo, a IsaEx. Por meio da sua conta na corretora, você poderá investir, acompanhar e resgatar.

A 7ª curiosidade do Tesouro é que você tem opções de títulos

Em síntese, o Tesouro Direto é um programa criado em 2002 pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBovespa.

Por meio dele, você pode aplicar em títulos prefixados, pós-fixados e híbridos. Desse modo, você possui 3 opções de tipos de títulos que podem ser escolhidos de acordo com a sua necessidade. Essas opções são:

  • Tesouro Selic: Rende de acordo com a variação da taxa Selic. Ele é um título pós-fixado.
  • Tesouro prefixado: A taxa de juros permanece a mesma até o vencimento do título.
  • Tesouro IPCA+: O retorno é de acordo com o IPCA mais uma taxa prefixada.

8ª Curiosidade: Liquidez diária

A liquidez diária é a última curiosidade da nossa lista. Caso você não saiba, a liquidez é a facilidade com que você consegue resgatar uma aplicação.

Um ativo com baixa liquidez é aquele onde o investidor só pode resgatar a aplicação no vencimento. Já um ativo com alta liquidez é aquele onde você pode resgatar o dinheiro quando quiser.

8 Curiosidades sobre o Tesouro Direto

A alta liquidez do Tesouro Direto deriva do fato de que o governo faz a recompra do título do investidor. Portanto, você pode resgatar sua aplicação quando quiser.

Agora que você conhece algumas curiosidades sobre o Tesouro Direto, aproveite para aprender Como investir no Tesouro Direto? Tipos e como aplicar passo a passo

Conte-nos a sua opinião...