A verdade é que você não quer ficar rico!

8 de dezembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 13 seg


Você certamente sabe que para ficar rico é preciso gastar menos e investir mais. Se você sabe disso, por que você não é rico? O fato é que provavelmente você não quer ficar rico de verdade.

Assim como você, a maioria das pessoas diz que quer ficar rica. Essas mesmas pessoas sabem o que precisam fazer para ficar ricas, mas não enriquecem.

Isso ocorre, pois a prioridade dessas pessoas não é ficar ricas. Neste texto iremos te explicar como funcionam as prioridades para que você descubra se a sua é enriquecer.

Você não quer ficar rico!

A maioria das pessoas não quer ser rica de verdade. É claro que se você perguntar para uma pessoa se ela quer ser rica, ela vai dizer que sim. Mas no íntimo, essa pessoa não quer.

E você, você quer mesmo ficar rico? Para descobrir isso, eu te proponho um exercício: faça duas listas. Na primeira, você vai colocar as coisas que você faz no seu cotidiano que te deixam mais próximo de enriquecer.

Na segunda lista, você deve colocar as coisas que você faz no seu cotidiano que te deixam mais distante de enriquecer. Procure ser totalmente sincero nas duas listas.

Não existe um parâmetro do que você deve colocar nessas listas. Ou seja, essas são listas bem pessoais que devem ter como base as suas percepções sobre suas atitudes enriquecedoras ou empobrecedoras.

A verdade é que você não quer ficar rico!

Raul Sena, o Investidor Sardinha, pediu para algumas pessoas fazerem essas listas. Ele percebeu que com o passar do tempo, as pessoas com uma grande lista de hábitos enriquecedores, de fato ficaram mais ricas.

Por outro lado, as pessoas com uma lista extensa de hábitos pobres não tiveram um crescimento no patrimônio. Sendo assim, fazer essas duas listas pode ser uma forma de você perceber se de fato você quer ficar rico ou não.

Afinal de contas, enriquecer está diretamente ligado aos seus hábitos diários. Desse modo, se você diz que quer ficar rico, mas só tem hábitos pobres, logo, você não quer ficar rico de verdade.

Nesse sentido, você pode usar essas listas como uma forma de mudar seus hábitos. Para isso, você tem que de fato querer ficar rico e se comprometer a enriquecer.

Por que as pessoas não ficam ricas?

Mesmo sabendo quais são os hábitos pobres que possuem, muitas pessoas não enriquecem. Por que isso acontece? Isso ocorre, pois, apesar de a riqueza poder ser alcançada por meio de atitudes simples, isso não significa que é fácil.

Podemos fazer um paralelo entre enriquecer e emagrecer. Todo mundo sabe que para emagrecer é preciso se exercitar e comer melhor. Mas quantas pessoas fazem isso, mesmo estando acima do peso?

Da mesma maneira, a maioria das pessoas sabe que não é possível enriquecer se não poupar. Porém, a maioria gasta todo o salário ao invés de investir.

Vale destacar que os hábitos ruins, se mantidos no longo prazo, podem trazer muitos prejuízos. Por exemplo, você não fica acima do seu peso da noite para o dia. O sobrepeso é o resultado da repetição de hábitos ruins.

Da mesma maneira, sua vida financeira não vai ficar ruim por causa de um único gasto de R$ 200,00 de algo que você comprou por impulso.

Geralmente isso é o resultado de várias atitudes ruins, como financiar uma casa, entrar no rotativo do cartão de crédito e usar o cheque especial. Dentro deste contexto, entra o que o Raul chama de Teoria das Cordas.

Teoria das Cordas

Para entender a Teoria das Cordas, imagine que você está em um cabo de guerra. Geralmente um cabo de guerra tem um time em cada ponta da corda. No entanto, imagine um cabo de guerra mais complexo, onde existem três cordas.

Cada ponta de cada corda está para um lado, formando uma “estrela” de seis pontas (para entender melhor, recomendo ver o vídeo no final do texto).

Em cada um dos lados, temos: vida social, família, dinheiro, corpo, intelectualidade e entretenimento. Se pararmos para analisar cada um desses fatores, vamos notar que todos eles são importantes na nossa vida.

Se todas essas áreas estiverem te puxando na mesma intensidade, você terá um estado de equilíbrio. Neste caso, você não será extraordinário em nenhuma das áreas, mas será normal em tudo. Ou seja, você será uma pessoa “ok”.

A verdade é que você não quer ficar rico!

Em contrapartida, se você quiser ter um desempenho acima da média em qualquer uma dessas áreas, você vai desequilibrar uma das outras áreas.

Afinal de contas, é um cabo de guerra, ao puxar uma ponta, a outra também se move. Sendo que alguns lados são naturalmente opostos. Você pode conciliá-los, porém ao fazer mais força em um, o outro vai desequilibrar.

Por exemplo, quando você tem a sua vida social muito agitada é difícil cuidar bem da sua família. Como você vai, por exemplo, colocar seu filho para dormir, quando você fica até tarde na balada?

Da mesma forma, a intelectualidade é oposta ao entretenimento. Por exemplo, é quase impossível manter o seu intelecto em constante evolução quando você tem uma vida de entretenimento mais puxada.

Por fim, o dinheiro também é oposto ao corpo. É por isso que as pessoas muito focadas no trabalho e em ganhar dinheiro, não cuidam muito bem do seu corpo.

Cada escolha é uma renúncia

Como cada ponta da corda representa uma força, ao escolher uma das pontas, você está renunciando à outra. Sendo que a escolha de qual ponta você vai priorizar, vai depender dos seus objetivos.

Por exemplo, se você quiser ser rico, atlético e cuidar da sua família, provavelmente você não vai ter muito tempo para a sua vida social, para aprimorar o seu intelecto e para o entretenimento.

Como não existe tempo para tudo, você pode escolher quais pontas você vai priorizar ou pode tentar equilibrar todas. No primeiro caso, você pode se destacar em algumas coisas e deixar outras de lado.

No segundo caso, você pode ser “ok” em todas, mas não vai se destacar em nada. Esse equilíbrio é bem difícil de ser alcançado. A maioria das pessoas prioriza algumas áreas e renuncia outras, isso é normal.

A questão é: o que você realmente quer? Não existe certo ou errado, mas é importante que a escolha seja consciente.

Vale destacar que as suas prioridades não precisam ser as mesmas a vida toda. Por exemplo, aos 20 anos, você pode priorizar sua vida social, dinheiro e intelecto. Já aos 30, você pode começar a priorizar sua família, corpo e dinheiro.

Portanto, a cada período da sua vida as suas prioridades podem mudar. Dessa forma, é importante que você saiba em que período você está. Com isso, você pode definir em quais áreas quer focar.

Assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra quais áreas ele focou durante a construção do seu patrimônio:

E aí, em quais áreas você está focado? Se alguma das áreas de foco for o dinheiro, alguns hábitos podem te ajudar, confira: Hábitos milionários que podem te ajudar a se tornar milionário

Fonte: Roteiro de Raul Sena.