14 de maio de 2021 - por Jaíne Jehniffer
Os índices da Nasdaq funcionam como um reflexo do setor tecnológico como um todo e são acompanhados por investidores em todo o mundo. Isso porque na bolsa estão listadas as grandes empresas de tecnologia, como, por exemplo, a Amazon e o Google.
Dentre os índices da Nasdaq, o principal é o Nasdaq Composite Index. Como ele reflete a performance de todas as empresas listadas na bolsa, o índice serve como um termômetro do mercado de tecnologia como um todo.
A Nasdaq é a segunda maior bolsa do mundo em relação ao seu valor de mercado, ficando atrás somente da NYSE. No entanto, ela é a bolsa com o maior número de transações realizadas por dia.
O que é Nasdaq?
Nasdaq é a sigla de National Association of Securities Dealers Automated Quotations ou em português Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas. Em outras palavras, a Nasdaq é uma bolsa de valores com sede em New York, EUA.
Ela é considerada como a segunda maior bolsa em valor de mercado e a primeira colocada é a New York Stock Exchange (NYSE), a Bolsa de Valores de New York. Sendo que a diferença entre as duas bolsas, é que as empresas listadas na Nasdaq são sobretudo do setor de tecnologia, como informática, eletrônica, telecomunicações e biotecnologia.
Em contrapartida, a NYSE é conhecida por ter empresas de setores mais tradicionais. Apesar de ser a segunda colocada em relação ao valor de mercado, a Nasdaq é a maior bolsa do mundo em relação ao volume de negociações diárias.
Enfim, o Índice Nasdaq é um indicador da performance das ações listadas na bolsa de valores Nasdaq. Existem diversos índices da Nasdaq com critérios de seleção variados. Entretanto, o mais famoso entre eles é o Nasdaq Composite, que serve como parâmetro de desempenho para os investidores.
Bolsa de tecnologia
Sempre focada na inovação tecnológica, a Nasdaq é conhecida por possuir diversas empresas de tecnologia registradas. Sendo assim, grandes empresas como Amazon, Microsoft, Intel, Starbucks, Yahoo, Netflix, Apple, Google e Facebook estão listadas nela.
Inclusive, ao ser criada em 1971, a Nasdaq já tinha como objetivo usar tecnologia e transparência nas operações. Portanto, diferente de outras bolsas norte-americanas, a Nasdaq nunca teve um espaço físico, onde os investidores pudessem comprar e vender ativos. Ou seja, as negociações sempre ocorreram através de meio eletrônico.
Apesar disso, algumas empresas de setores tradicionais como, por exemplo, a Pacific Ethanol, também estão listadas nessa bolsa. Além das companhias norte-americanas, algumas empresas brasileiras também se interessaram em fazer IPO na Nasdaq. Um exemplo disso, foi a abertura de capital da XP que levantou US$ 2,3 bilhões.
Índices da Nasdaq
A Nasdaq possui diversos índices que podem ser utilizados de acordo com o tipo de mercado que o investidor deseja acompanhar:
1- Nasdaq Composite Index: É o principal índice da Nasdaq e é considerado como o termômetro de todo o setor de tecnologia, já que ele leva em consideração todas as empresas listadas na Nasdaq.
2- Nasdaq-100 Index: Esse índice considera apenas as 100 maiores empresas listadas na Nasdaq. Dessa maneira, ele serve para acompanhar apenas o desempenho das grandes empresas e não é visto como um reflexo do desempenho econômico de todo o setor tecnológico.
3- Nasdaq Transportation Index: Esse índice serve como um termômetro apenas para o setor de logística, já que considera somente as empresas cuja atividade principal é na área de transportes.
4- Nasdaq Biotechnology Index: Ao considerar as companhias que unem biologia e tecnologia, esse índice da Nasdaq serve para acompanhar a performance das empresas de biotecnologia.
5- Nasdaq Financial-100 Index: Por fim, o Nasdaq Financial-100 Index serve como um reflexo do desempenho das 100 maiores companhias financeiras listadas na Nasdaq.
Nasdaq, Dow Jones e S&P500
A Nasdaq é uma bolsa de valores que possui diversos índices que representam o desempenho da bolsa como um todo ou de setores específicos. Por outro lado, o Dow Jones é um índice que representa a performance de 30 grandes empresas. Já o S&P500 reflete o desempenho das 500 maiores companhias norte-americanas.
Tanto empresas listadas na Nasdaq quanto na NYSE, compõem o S&P500. No entanto, para fazer parte desse índice, a companhia precisa se encaixar em diversos critérios, como, por exemplo, ela deve estar sediada nos Estados Unidos, ter 50% dos seus ativos fixos e receitas nos EUA e possuir mais de US$ 8,2 bilhões de valor de mercado.
Vantagens dos índices da Nasdaq
Os índices da Nasdaq, são vantajosos para os investidores que desejam acompanhar o desempenho da Nasdaq como um todo ou de um setor específico. Ou seja, caso pretenda estudar a performance da bolsa, basta utilizar o Nasdaq Composite Index.
Em contrapartida, para acompanhar setores específicos, basta usar um dos outros índices, como o Nasdaq Transportation Index. Acompanhando esses setores, o investidor pode tomar conhecimento de empresas interessantes para investir.
É claro que não é recomendado investir nas ações de uma empresa apenas porque ela pertence a um índice. Contudo, ao conhecer uma empresa listada em algum índice, o investidor pode estudar sobre a companhia, fazer uma análise fundamentalista e decidir se ela é um bom investimento.
Como investir na Nasdaq?
Para investir na Nasdaq, basta abrir uma conta em uma corretora internacional. Atualmente existem corretoras destinadas exclusivamente para brasileiros, com suporte em português e com abertura de conta gratuita. Veja o vídeo de Raul Sena e conheça algumas corretoras para investir no exterior:
Enfim, agora que você sabe como investir na Nasdaq, saiba mais sobre como Investir no exterior – Como funciona, vantagens e formas de investir
Fontes: Onze, Xpi, Seu dinheiro Clear e Remessa online
Imagens: Suno, News, Cripto fácil, Infomoney, Os melhores investimentos e Capital research