André Esteves, quem é? Perfil de um dos fundadores do BTG Pactual

20 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 28 seg


Se você gosta de conhecer a história de grandes nomes brasileiros, vai gostar de ler a biografia de André Esteves. Isso porque André Esteves é um banqueiro, empresário, filantropo e um dos fundadores do BTG Pactual.

Sendo que o BTG é o maior banco de investimentos sem agência do país. Além disso, André Esteves é um investidor de sucesso e está entre os homens mais ricos do Brasil.

Por fim, ele é ainda membro do conselho da Conservação Internacional, uma das mais importantes instituições do mundo na preservação do meio ambiente.

História de André Esteves

André Santos Esteves nasceu no dia 12 de julho de 1968, no Rio de Janeiro, capital. A mãe de André, professora universitária, o criou sozinha, contando apenas com o auxílio da avó materna de André.

A família era de classe média e vivia na Tijuca. Após terminar o ensino médio, André se formou em ciência da computação e matemática, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com 21 anos, quando ainda estava na faculdade, André conseguiu um emprego de analista de sistemas no antigo Banco Pactual. Em síntese, o Banco Pactual foi fundado por André Jakurski, Luiz Cezar Fernandes e Paulo Guedes.

Ele se tornou uma referência de empreendedorismo e ousadia no mercado financeiro ao apostar fortemente no mercado financeiro, aproveitando-se das decisões equivocadas do Governo.

Além das características e metodologias próprias, o banco também se inspirava muito no Garantia, a corretora  de Jorge Paulo Lemann.

Um detalhe importante sobre o Banco Pactual, é que ele levava a sério a filosofia de meritocracia. Desse modo, qualquer pessoa lá dentro podia prosperar, desde que tivesse resultados. 

André Esteves compartilhava dos valores da empresa e apenas 4 anos depois de entrar no Banco, ele já se tornou sócio da instituição.

Já em 1997, ele se tornou o diretor executivo e ficou no cargo por 9 anos. Posteriormente, em 2006, o grupo suíço UBS adquiriu o Banco Pactual.

Com isso, o banco passou a se chamar UBS Pactual. Durante o período de transição, André foi mantido como diretor da instituição e depois foi nomeado chefe global da área de renda fixa do UBS Investment Bank.

BTG Investments

Em 2008 André deixou o UBS Pactual, pois ele estava descontente com a gestão da empresa. Com isso, ele se juntou com outros investidores e fundou o BTG Investments.

Em resumo, o BTG Investments era uma empresa global de investimentos que foi criada com os mesmos valores e cultura do Banco Pactual.

O BTG Investments apresentou um crescimento surpreendente. Dessa forma, depois de apenas um ano desde a sua criação, ele comprou o UBS Pactual por 2,5 bilhões de dólares.

BTG Pactual

Com a compra do UBS Pactual pela BTG Investments, surgiu o BTG Pactual. Nesse cenário, André Esteves virou o CEO do BTG Pactual.

Sendo que ele também foi membro de várias instituições como, por exemplo, BR Properties e Banco Pan.

André Esteves: conheça o perfil de um dos fundadores do BTG Pactual

Além disso, ele participou do Conselho Global de Consultores, formado somente por líderes e acadêmicos globais de governos de países desenvolvidos e de mercados emergentes.

Enfim, André ficou no cargo de CEO de 2009 a 2016. Depois disso, ele assumiu a posição de sênior Partner do banco, auxiliando a empresa nas tomadas de decisões estratégicas.

Vale destacar que o BTG Pactual já chegou a ter 306,8 bilhões de reais em ativos sob gestão e patrimônio. A empresa conta ainda com cerca de 3.500 funcionários em escritórios distribuídos por 20 países do mundo.

Sendo que em 2010 o banco fez um aumento de capital de 1.8 bilhões de dólares através de um consórcio de investidores do exterior.

Com essa injeção de recursos, o BTG Pactual adquiriu o Banco Panamericano em 2011. A abertura de capital da empresa veio em 2012 e captou cerca de 3.2 bilhões de reais.

Em 2014, a companhia expandiu os seus negócios para vários países da América Latina, sobretudo no Chile. Ainda em 2014, o BTG Pactual comprou o banco suíço BSI e criou a Wealth Management, uma franquia global.

Filantropia

André Esteves é dono de uma fortuna bilionária e apoia várias iniciativas filantrópicas e humanitárias no Brasil.

Por exemplo, ele auxilia instituições como o Hospital do Câncer de Barretos, a Fraternidade Irmã Clara, a AACD, o Instituto Reciclar e o Lar das Crianças.

André também financia atividades e instituições culturais. Sendo assim, ele colabora, por exemplo, com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a USP e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Uma curiosidade é que André também fez uma doação para a Harvard Business School, o que possibilitou a reforma do Baker Hall, uma residência de estudantes.

Desse modo, André Esteves foi homenageado. Isso porque, o Baker Hall mudou o seu nome para Esteves Hall.

E aí, gostou de conhecer a biografia de André Esteves? Então leia também os perfis de: Seabra; Nathalia Arcuri; Saverini; Luiza Helena Trajano; Caito Maia e, por fim, Conheça a carreira de sucesso da chef Tati Mendes