Conheça a carreira de sucesso da chef Tati Mendes

20 de dezembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 10 min, 3 seg


Tati Mendes é uma renomada chef de cozinha. Sendo que ela já foi premiada como chef do ano pelo jornal O Popular, já foi indicada para o prêmio Dólmã na categoria nacional e para o master Chef profissional.

Além do reconhecimento nacional como chef, ela também já atuou no ramo de turismo e já se destacou como a fada madrinha das noivas, ao promover eventos neste segmento.

Com uma trajetória de sucesso que passa por várias áreas e conquistas, atualmente Tati se dedica ao seu curso online, à mentoria Influenciador da Própria Marca e o Close Friends – Perigosamente Útil.

Infância de Tati Mendes

Tatiana Mendes Moreira, nasceu no dia 1º de março de 1983, em Curitiba – Paraná. Os seus pais são Tânia Regina Mendes Moreira e Ubirajara Moreira. Na infância, Tati estudou em um colégio religioso muito disciplinado.

Como ela já tinha uma disciplina nata, percebeu-se que se ela continuasse sob disciplina extrema, ela iria ser uma criança muito travada, que se tornaria um adulto muito travado.

Pensando nisso, seus pais a matricularam em uma escola chamada Palmares. Em síntese, essa escola era o oposto da escola anterior.

Tati Mendes, quem é? Biografia

Sendo assim, os alunos tinham uma grande liberdade para definir as regras. Desacostumada com tanta liberdade, Tati não soube lidar com essa situação.

O resultado disso foi que ela reprovou de ano. Ou seja, apesar de ser uma criança com muita disciplina, ela estava acostumada com pessoas cobrando.

Logo, quando ninguém cobrava nada, ela ficava perdida em meio a tanta liberdade. Segundo Tati, esse foi o maior ensinamento em sua vida. Isso porque ela aprendeu que você tem que se cobrar, a disciplina deve vir de você. 

Mudança para Goiânia

Quando o Plano Real foi implantado no Brasil, os pais de Tati Mendes faliram. Eles tinham uma loja de calçados e tinham uma situação financeira muito boa. Porém, ao falirem eles perderam tudo e se mudaram para Goiânia.

Desse modo, aos 13 anos de idade, Tati se viu em uma nova cidade tendo que lidar com as mudanças que a falência da sua família causou.

Por exemplo, antes eles viajavam muito para o exterior e Tati adorava conhecer novas culturas e aprender. Para você ter uma ideia, aos 13 anos ela já conhecia 14 países.

No entanto, ao perderem tudo, eles não podiam mais bancar essas viagens. Além disso, essa foi a primeira vez em que sua mãe foi trabalhar fora.

Inclusive, foi nesse contexto que a cozinha entrou em sua vida. Isso porque, como ela chegava primeiro em casa, ela fazia o almoço e esperava seus pais e irmão com o almoço pronto.

Conheça a carreira de sucesso da chef Tati Mendes

Apesar de ter passado por essa complicada situação de ter perdido tudo, Tati lidou muito bem com a situação e considera que a falência dos seus pais foi a melhor coisa que aconteceu.

Ao perderem tudo, ela aprendeu muito com essa situação e sobre a união familiar em todos os momentos. Enfim, em Goiânia seus pais abriram uma loja de roupas e passaram a construir casas.

Nessa época, Tati se dedicava ao ballet, aos estudos e a ajudar os pais em casa e na loja. Além disso, ela gostava de fazer novas receitas, boa parte delas aprendidas com o programa da Ana Maria Braga.

Ela nunca foi muito de sair e não passou pela fase rebelde na adolescência, mas gostava muito de ir ao teatro e sair para comer fora.

Estudos de Tati Mendes

Com apenas 4 anos de idade, Tati começou a dançar ballet. Além da gastronomia, o ballet é a sua grande paixão. Por diversos motivos, Tati acabou parando de dançar no ensino médio, mesmo sem querer parar.

Dessa forma, ela passou a focar em entrar na faculdade. Na época não tinha o curso de gastronomia, logo, ela acabou escolhendo turismo.

Vale destacar que apesar de ter deixado o ballet por um tempo, a dança nunca deixou de ocupar um lugar importante no coração da Tati e ela dança até hoje.

Tati Mendes entrou no curso de turismo da faculdade Cambury em 2001 e se formou em 2005. No mesmo ano em que se formou, ela entrou no curso de gastronomia, também na Cambury.

Antes mesmo das aulas no curso de turismo começarem, ela já foi em busca de um emprego na área. Sendo assim, ela começou a trabalhar como agente de viagem em 2001.

Um dos seus grandes objetivos nessa época, era um dia ser paga para viajar. De fato ela conseguiu alcançar seu objetivo e hoje em dia ela é paga para viajar.

Como agente de viagem ela se destacou bastante. Isso porque, ela usava a sua experiência de viagens para vender pacotes de viagens para os clientes.

Como ela se destacou, ela acabou chamando a atenção de outras empresas. Com isso, ela entrou na TAM em 2002 e ao mesmo tempo ela participou do processo seletivo do STB, a maior empresa de intercâmbio do Brasil.

No fim das contas, ela ficou na TAM por apenas um mês e assumiu a vaga no STB como orientadora de intercâmbio.

Gastronomia

Depois da faculdade de turismo, Tati começou a faculdade de gastronomia. Como ela entrou como portadora de diploma, a conclusão do curso foi bem rápida.

Após finalizar a faculdade de gastronomia, ela fez intercâmbio no Canadá. No Canadá a Tati ficou por dois meses. Nesse período, ela estudava francês pela manhã e gastronomia à tarde.

Na gastronomia ela fez cursos de especialização em chocolateira e gastronomia infantil. Além disso, a noite ela fazia pós-graduação em turismo cultural com ênfase em turismo gastronômico.

A Tati passou a dar aula na UEG e na Alfa em 2008 e em 2009 ela já dava aula em 6 instituições diferentes. Sendo que em 2009 ela fez outro intercâmbio, dessa vez para Portugal.

Tati Mendes, quem é? Biografia

Em resumo, a Tati dava aula na UEG a pouco tempo, quando ela ficou sabendo que iria acontecer um intercâmbio entre o Instituto Politécnico da Guarda e a UEG.

Por ser novata, ela não iria fazer parte do intercâmbio. Entretanto, ela estava decidida a participar. Dessa forma, ela participou ativamente dos preparativos da viagem.

Sendo que como ela conhecia muito da área de turismo e já tinha viajado para muitos países, ela tinha contatos e uma facilidade que os outros professores não tinham.

No fim das contas, ela viajou para Portugal junto com os professores e alunos. Quando o intercâmbio chegou ao fim, ela prolongou um pouco mais a viagem para conhecer mais sobre o país e estudar mais um pouco.

Posteriormente, em 2013 a Tati estudou também na Lenôtre, em Paris. Durante o período em que morou em Paris, ela teve a experiência de conhecer Paris como parisiense e não como turista.

Em Busca da Garfada Perfeita

Em Busca da Garfada Perfeita surgiu em 2010 porque as pessoas sempre pediam que a Tati fizesse um blog. No Facebook, ela sempre compartilhava dicas de viagens e de gastronomia.

Com o passar do tempo, ela foi se tornando uma referência de turismo gastronômico. Desse modo, muitas pessoas mandavam mensagens pedindo dicas de viagens e afins.

O resultado disso foi a criação do blog Em Busca da Garfada Perfeita, onde a Tati falava sobre comida e viagens.

Atualmente o Em Busca da Garfada Perfeita não existe mais, ele virou o Tati Mendes Tour, que são as viagens gastronômicas da Tati pelo mundo.

Conheça a carreira de sucesso da chef Tati Mendes

Caso você esteja se perguntando se em suas viagens pelo mundo a Tati encontrou uma garfada perfeita, a resposta é sim. Na verdade ela encontrou várias garfadas perfeitas.

Segundo a Tati: “eu acho que a garfada perfeita está no preconceito que a gente deixa de lado”.

Ou seja, para encontrar a garfada perfeita é preciso deixar de lado o preconceito contra a comida de determinado país ou do local onde a comida é servida.

Inclusive, um dos motivos pelos quais a Tati tem tanta criatividade para criar novos pratos é porque ela come em qualquer lugar, sem preconceitos.

Tati afirma que essa falta de preconceitos está diretamente ligada com a sua criatividade pois “Ao abrir o coração para novos sabores, a gente abre a mente para novas criações”.

CasamentoGourmet

Em 2015 a Tati ficou noiva. Logo, ela decidiu criar um perfil no Instagram para postar coisas relacionadas com os preparativos para o casamento. O resultado disso é que ela virou a fada madrinha das noivas.

Ao entrar no universo das noivas, a Tati percebeu o quanto era possível fazer dinheiro com isso. Dessa maneira, depois do seu casamento ela criou um grupo de noivas e começou a fazer eventos.

Tati Mendes, quem é? Biografia

Ela não organizava os casamentos. Na verdade ela resolvia algumas dores das noivas. Por exemplo, ela criou um evento onde as noivas podiam experimentar diferentes rótulos de champanhe e escolher um para o casamento.

Outro exemplo de evento criado pela Tati Mendes nessa época, é o Bride Food and Drinks, o maior evento de alimentos e bebidas para o segmento de casamento no Brasil.

Carreira na internet de Tati Mendes

A Tati começou a fazer dinheiro na internet com gastronomia em 2011. Mas foi em 2017 que ela criou o seu primeiro infoproduto, um curso de carnes, onde ensinava os alunos a fazer diversos tipos de carnes em casa.

No ano seguinte, ela criou a primeira disciplina de Gastronomia e Redes Sociais para pós-graduação e viajou o Brasil com este curso.

Já em 2019 ela teve o seu primeiro programa de televisão ao vivo. Fazer programas ao vivo não é fácil e não são todos os apresentadores que se adaptam.

No entanto, a Tati adorou o ambiente e se saiu muito bem com o programa que era apresentado de segunda a sexta feira, na Tv Pai Eterno.

Com a pandemia da Covid-19 o programa teve que parar e por 3 meses a TV passou reprises dos programas anteriores.

Quando o programa voltou ao ar, houve o escândalo do Padre Robson e as coisas foram mudadas na TV. Em resumo, a nova direção da TV mudou o formato do programa e as pessoas que antes trabalhavam nele saíram.

Por fim, em 2021 a Tati passou a viver 100% da internet. Dessa maneira, atualmente ela se dedica a:

1- Receitas Fora da Caixa

É um curso online que tem como objetivo mostrar para os chefs de cozinha que eles possuem outros ativos dentro deles. Ou seja, um chef de cozinha não precisa abrir um restaurante e ter apenas essa fonte de renda.

Na verdade, ele pode usar as redes sociais para fazer dinheiro. Portanto, o curso apresenta ferramentas para que esses profissionais possam ganhar dinheiro com internet.

2- Influenciador da Própria Marca

É uma mentoria onde a Tati ensina as pessoas a falarem e se posicionarem em relação aos seus próprios produtos, se tornando de fato influenciadores da própria marca.

3- Close Friends – Perigosamente Útil

O Close Friends – Perigosamente Útil é um tipo de assinatura, onde a Tati disponibiliza 4 pílulas semanais de conteúdo.

Em síntese, as pílulas de conteúdos são sobre assuntos atuais, puxando para a gastronomia. Por exemplo, como a gastronomia pode usar uma nova atualização no Instagram.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre a carreira de sucesso da Tati Mendes? Então assista ao iSardinha Podcast onde ela foi convidada por Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Agora que você conhece a biografia da Tati Mendes, não deixe de conferir também alguns outros perfis: Luiza Helena Trajano; Cristiana Arcangeli; Lara Brenner; Marcela FernandesNathalia ArcuriDuda VieiraCamila Farani, quem é? Vida e carreira da cofundadora do G2 Capital