Ações exponenciais: o que são e como identificar esse tipo de ação?


Você deve saber que as ações são frações de uma empresa. Mas você sabe o que são ações exponenciais?

Esse tipo de ação é muito procurada por pessoas que querem altos retornos. Isso porque elas têm o potencial de aumentar o capital investido de forma exponencial.

Sendo assim, se você procura um retorno acima da média, esse tipo de ação pode ser uma boa. Dessa forma, neste texto você vai aprender como identificar esse tipo de ação.

O que são ações exponenciais?

As ações exponenciais são as ações com potencial de multiplicar o capital investido de forma exponencial. Ou seja, são as ações que podem ter um retorno bem maior do que a média.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo que esse retorno se refere a valorização dos papéis na bolsa. Já o aumento do valor das ações, é resultado da lei da oferta e demanda.

Em resumo, essa lei diz que o aumento da demanda frente a oferta tende a elevar os preços, e vice-versa.

Nesse sentido, a cotação de uma ação tende a subir quando a procura por uma ação cresce, ao passo em que os donos dessas ações, não querem vendê-las.

No caso desse tipo de ação, a cotação sobe porque muitas pessoas querem comprar, mas poucas querem vender.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Logo, o preço dessas ações fica bem alto e as pessoas que compraram por preços baixos, se aproveitam da valorização. É por isso que muitos investidores estão em busca de ações com potencial exponencial.

Ações exponenciais: o que é e como identificar esse tipo de ação?

Afinal de contas, se você encontrar uma ação com esse potencial, quando ela se valorizar, você poderá ter retornos altos de 100%, 300%, 500% ou mais.

Apesar de ser bastante atrativo investir nesse tipo de ação, é preciso ter cuidado. Algumas ações podem parecer exponenciais, mas não são.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com isso, você pode acabar investindo em ações que irão se desvalorizar ao invés de trazer altos retornos.

É por isso que se você quer encontrar ações exponenciais, você precisa prestar atenção na empresa e não apenas na cotação das ações.

De maneira geral, esse tipo de ação são de empresas com grande potencial de crescimento. Isso porque, ao crescerem, elas vão aumentar os lucros e atrair mais investidores. Com isso, a cotação sobe.

Alguns exemplos de ações exponenciais que já tiveram uma grande alta foram:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como identificar as ações exponenciais?

Você já sabe que uma ação exponencial pode trazer um grande retorno. Sabe também que é preciso tomar cuidado para não comprar gato por lebre. Mas como identificar esse tipo de ação?

Não existe uma fórmula mágica para encontrar essas ações. Porém, existem alguns fatores que podem te ajudar a encontrá-las:

1- Potencial de crescimento

Verificar se uma empresa tem potencial de crescimento é um dos pontos principais para encontrar as ações exponenciais. A lógica é que com o crescimento da empresa, o número de interessados sobe e o preço se eleva.

Ações exponenciais: o que é e como identificar esse tipo de ação?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se levarmos em conta o curto prazo, vários fatores podem impactar as cotações das ações. Mas no médio e longo prazo, são os resultados apresentados que mais influenciam nos preços.

É por este motivo que muitos investidores procuram este tipo de ação entre os papéis das small caps. Afinal, essas empresas com baixo market share podem apresentar um grande crescimento.

Enfim, para que você possa encontrar as empresas com potencial de crescimento, você pode analisar três vias de crescimento que as empresas têm:

  • Crescimento do setor;
  • Aumento do PIB;
  • Ganho de market share.

2- Valuation

Além do potencial de crescimento, também vale a pena analisar o valuation da empresa. Por meio dele, você consegue comparar o preço de mercado com o valor da empresa. O preço de mercado é a cotação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o valor é o quanto a empresa deveria valer, tendo como base os seus fundamentos. Dessa maneira, é possível verificar se ela tem espaço para que a cotação suba.

Logo, você pode comparar o preço com o valor e identificar as empresas que podem passar por valorização.

Além disso, com o valuation você pode evitar armadilhas, já que algumas empresas já estão precificadas pelo crescimento esperado, o que faz com que o potencial de ganho do investidor diminua.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- Características

Por fim, para identificar as ações exponenciais, você deve ficar atendo as características que esse tipo de ação costuma apresentar.

  1. Inovação: Uma empresa que não inova dificilmente terá retornos acima da média. A lógica é que uma empresa que não faz nada de diferente em relação às concorrentes, não terá um resultado diferente.
  2. Longo prazo: As empresas com ações exponenciais tem um grande potencial de crescimento. Mas esse crescimento não precisa ser rápido. Na verdade, é melhor que seja um crescimento constante e que se mantenha. 
  3. Lucros: Normalmente, as empresas não estão muito preocupadas com a distribuição de lucros. Ao invés disso, elas focam em inovar e aumentar sua participação no mercado.
  4. Ramo de atuação: O ramo de atuação é importante. Isso porque, ele está ligado com o horizonte de crescimento de uma empresa. Existem alguns ramos que possuem maior potencial de expansão do que outros.
  5. Propósito: De maneira geral, as ações exponenciais são de empresas com grandes propósitos. Por exemplo, a Amazon foi fundada com o propósito de vender mais barato e entregar mais rápido para os clientes.

Outras características

  1. Fundadores: Quando os fundadores e principais executivos têm uma grande quantidade de ações é um bom sinal. Isso demonstra comprometimento com a empresa e interesse em seu crescimento. 
  2. Destaque dos fundadores: Ainda em relação aos fundadores, você deve observar se eles se destacam. Isso é importante pois fundadores que enxergam além, podem contribuir com o crescimento futuro do negócio. Alguns exemplos de fundadores que se destacam são: Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos.
  3. Marca forte: Uma empresa com marca forte se destaca no mercado. Com isso, ela pode apresentar um alto crescimento e, consequentemente, aumentar o valor da cotação das ações.
  4. Crescimento: As empresas costumam apresentar resultados acima das expectativas. Ou seja, elas costumam ter um resultado mais alto do que as projeções.

E aí, gostou de aprender sobre as ações exponenciais? Então aprenda também; Ações PN e ON, entenda as diferenças e a rentabilidade

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...