Alta da Selic: consequências e impacto nos seus investimentos

19 de maio de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 44 seg


A alta da Selic, com o intuito de conter a inflação, causa vários impactos nos investimentos. Por exemplo, os títulos de renda fixa estão oferecendo um retorno mais alto.

Por que a Selic está alta?

Primeiramente, a Selic é a taxa básica de juros da economia. Isso significa que ela afeta todas as demais taxas de juros praticadas no mercado.

A taxa Selic não é uma taxa fixa. Na verdade, ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Sendo que o Banco Central do Brasil (Bacen) é responsável por avaliar o cenário econômico e decidir se a Selic vai subir, descer ou ficar no mesmo nível.

A Selic está alta pois ela é o principal instrumento contra a inflação alta. Ou seja, a alta da Selic tem como motivação a tentativa de controle da inflação que não para de subir.

Na prática, a Selic mais alta faz com que as demais taxas de juros também subam. Com isso, o acesso ao crédito se torna mais caro e o consumo é desestimulado.

Com a queda do consumo, a tendência é que os preços de bens e serviços parem de subir. Por outro lado, quando a intenção é estimular a economia, a Selic é reduzida.

Neste caso, o acesso ao crédito se torna mais barato e mais dinheiro é injetado na economia. Com o aumento da demanda frente à oferta, a velha lei da oferta e demanda entra em ação e os preços sobem.

Consequências da alta da Selic

Algumas consequências da alta da Selic são:

1- Queda do dólar

A taxa de juros mais alta atrai investidores estrangeiros para o Brasil.

Isso porque, em países emergentes, quando cresce a relação entre risco e retorno, a aplicação fica mais interessante. Com a entrada de capital estrangeiro, pode ocorrer a queda do dólar.

2- Redução do PIB

Com o acesso ao crédito mais caro e o aumento da inflação, a tendência é que as empresas invistam menos. Isso impacta de forma negativa o Produto Interno Bruto (PIB), o emprego e a renda.

3- Dívida pública

Por fim, o aumento da Selic causa uma despesa adicional com juros da dívida pública. Sendo que as despesas com juros afetam a dívida pública, indicador que os investidores internacionais olham para analisar a confiança no país.

Quais são os impactos da alta da Selic nos investimentos?

A Selic impacta diretamente nos investimentos. Isso porque ela afeta não apenas a rentabilidade dos títulos de renda fixa, como também influencia nas decisões de investimentos dos investidores na bolsa.

1- Títulos de renda fixa

A renda fixa é composta por vários tipos de títulos. Dentre eles, temos os títulos públicos, isto é, os títulos do tesouro direto.

Como esses títulos contam com a garantia do governo, eles são tidos como os ativos mais seguros do mercado. Entre as opções de Tesouro Direto, existe o Tesouro Selic, que remunera de acordo com a taxa Selic.

Como este título remunera a Selic e é o título mais seguro do mercado, ele serve como base de rentabilidade.

Em outras palavras, só vale a pena investir em outro título de renda fixa se ele oferecer um retorno mais alto do que a Selic, afinal de contas, o Tesouro Selic é o mais seguro e remunera de acordo com a Selic.

Isso ocorre pois existe uma relação entre risco e retorno no mundo dos investimentos. Portanto, quando a Selic sobe, todos os demais títulos de renda fixa também elevam a sua taxa de juros.

Afinal de contas, se isso não ocorresse, as pessoas não teriam motivos para investir em outros títulos que são mais arriscados.

É por isso que com a alta da Selic, todos os títulos de renda fixa passam a oferecer um retorno mais alto.

2- Bolsa de valores

Com os títulos de renda fixa oferecendo retornos mais altos, muitos investidores optam por sair da renda variável e aplicar apenas na renda fixa.

Isso ocorre justamente porque essas pessoas acreditam que correr o risco na renda variável não compensa, já que a renda fixa tem um risco bem menor e está oferecendo um retorno mais alto.

Esse movimento de saída da renda variável para a renda fixa faz com que a bolsa passe por uma desvalorização. É compreensível que as pessoas queiram ir para a renda fixa.

No entanto, é preciso considerar alguns fatores. Primeiramente, investir em ações deve ser uma atitude para o longo prazo. Desse modo, não faz sentido mudar de aplicação de acordo com a variação da Selic.

Além disso, é preciso considerar que no longo prazo, a renda variável, geralmente, proporciona ganhos mais altos. No fim das contas, o ideal é ter um carteira de investimentos bem diversificada.

Com isso, você consegue aproveitar as oportunidades de renda fixa com a alta da Selic, sem ter que vender as suas ações para isso.

Se você não sabe como fazer uma boa diversificação, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, gostou de conhecer as consequências e impactos nos investimentos causados pela alta da Selic? Então não deixe de conferir como proteger seu patrimônio contra a inflação alta.

Fontes: Rico e G1.