Armadilha de liquidez: o que é e como ela afeta a economia

16 de maio de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


A armadilha de liquidez surge quando a taxa de juros nominal chega a zero ou a próximo dele, e a política monetária perde tração.

Como funciona a armadilha de liquidez

A armadilha de liquidez, ou liquidity trap, é um termo da economia monetária. Ele é usado quando a taxa de juros nominal chega a zero ou bem perto disso. Com isso, a política monetária acaba perdendo tração.

Desse modo, as ações da política monetária com o intuito de injetar recursos na economia não conseguem os resultados esperados. É por isso que essa situação é chamada de armadilha.

Caso você não saiba o que é política monetária, eu vou te explicar rapidamente. A política monetária é o nome dado às ações que o governo faz com o intuito de controlar a inflação e a moeda.

Sendo que a taxa de juros é a principal ferramenta para o controle da inflação. Sendo assim, quando a inflação sobe, a tendência é que a taxa de juros também suba e vice-versa.

Vale destacar que o conceito de armadilha de liquidez foi apontado pela 1º vez pelo economista britânico John Maynard Keynes.

No entanto, existe muita discussão sobre este conceito. Isso porque alguns economistas defendem que a armadilha de liquidez funciona, enquanto outros dizem que não.

Apesar disso, existem indícios de que a armadilha de liquidez realmente existe. Por exemplo, desde o final dos anos 80, o Japão está com taxa de juros nominal negativa e nada que se faça parece reavivar a economia.

Outro exemplo foi a crise de 2008, onde os bancos centrais das economias desenvolvidas quase zeraram as taxas de juros, o que gerou grandes distorções na economia mundial.

O que é preferência pela liquidez

Uma das pressuposições explicadas por Keynes é que as pessoas têm uma preferência natural pela liquidez nos investimentos.

Em resumo, a liquidez é a facilidade com que você consegue converter uma aplicação em dinheiro. Sendo que a moeda é o ativo mais líquido da economia.

Por causa da preferência, ao escolher entre ativos com os mesmos riscos e taxa de juros, as pessoas escolhem o mais líquido.

Em outras palavras, entre dois ativos com risco e retorno similares, as pessoas irão optar pelo que tiver a maior liquidez.

Inclusive, as pessoas só decidem investir, ao invés de ficar com o dinheiro, se forem ter ganhos com isso. Isso porque os ganhos compensam a menor liquidez do investimento em comparação com o papel-moeda.

Relação entre taxa de juros e investimentos

Um ponto importante sobre a armadilha de liquidez é que o aumento dos juros diminui o valor presente dos títulos. Por exemplo, vamos imaginar que você quer investir para ter mil reais daqui a 5 anos.

Se a taxa de juros for de 10% ao ano, você terá que investir R$ 620 no valor presente para ter os mil reais em 5 anos.

Contudo, se a taxa de juros for de 20% ao ano, você precisaria investir apenas R$ 401 para ter os mesmos mil reais em 5 anos.

Portanto, o aumento da taxa de juros torna o título menos atrativo do que o primeiro título, que foi comprado por uma taxa mais barata.

Quando a taxa de juros está muito baixa e as pessoas acreditam que ele subirá, logo, elas optam por não investir seus recursos.

Isso porque existe o receio de que o aumento da taxa de juros diminua o valor presente do investimento. Neste cenário, até mesmo os bancos ficam com receio de conceder crédito.

Dessa forma, mesmo o Banco Central disponibilizando mais recursos para os bancos comerciais, eles podem acabar acumulando esses recursos, ao invés de passar para os clientes.

Com isso, todo o esforço da política monetária para subir a liquidez faz com que as pessoas retenham mais moeda. 

Efeitos da armadilha de liquidez

Alguns efeitos da armadilha de liquidez são:

1- Política monetária

Um dos principais efeitos da armadilha de liquidez é que as ações de política monetária não surtem efeitos. Sendo assim, as medidas não conseguem fazer com que a economia reaja.

2- Efeitos da armadilha de liquidez nos investimentos

Com a taxa de juros perto do zero, os investidores são menos incentivados a investir em títulos de renda fixa. Desse modo, os investidores optam por não investir ou por alocar em outros tipos de ativos.

3- Bancos

Por fim, existe ainda a questão dos bancos. Com os juros baixos, o crédito fica mais acessível. Ou seja, os bancos passam a emprestar mais dinheiro.

O problema é que se as taxas estiverem muito baixas, o risco de emprestar o dinheiro aos clientes não compensa. Afinal de contas, o banco também quer ganhar. 

Enfim, gostou de aprender sobre a armadilha de liquidez? Então aproveite para conferir como funciona a ilusão monetária.

Fontes: Suno e André Massaro.