Bearish, o que é? Significado e principais características

1 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 36 seg


À primeira vista, o termo bearish pode soar estranho. Contudo, ele é muito importante para os investidores iniciantes aprenderem a lidar com o mercado. O termo em inglês refere-se a um momento em que o mercado de ações está em baixa. Desta forma, para os investidores, representa expectativas ruins para o mercado.

Este conceito é importante tanto para investidores, como para especuladores, porque representa um momento de tomada de decisões. A palavra surgiu do termo Bear Market, que representa um mercado em queda constante. Desse modo, a expressão surgiu, em analogia ao movimento de caça dos ursos (bear, em inglês), feito com movimentos de cima para baixo.

Quando um mercado entra em bearish, significa que as ações estão em queda ou operando em baixa por tempo prolongado. Dessa maneira, é preciso haver uma base de comparação para determinar como vai o mercado. Por isso, utiliza-se um outro termo também referente a um animal, o bullish.

O que é bearish?

Bearish ou Bear Market

Onze

Primeiramente, o termo bearish não representa apenas uma constante das ações em queda, mas também um padrão no comportamento dos investidores e especuladores. Isso porque, nestes casos, é muito comum que o pessimismo tome conta, fazendo com que os investidores vendam seus investimentos.

De fato, vender os ativos em baixa pode ser uma boa opção. Entretanto, em casos de comportamento de manada, em que muitos investidores vendem suas ações de uma só vez, há ainda mais desvalorização do mercado. Dessa forma, surge um desequilíbrio entre oferta e demanda que afeta tanto o mercado financeiro, como a economia do país.

Dessa maneira, em casos de bear market, pode haver retração do PIB e maior inflação. Contudo, nem todos os investidores se desesperam e vendem as ações. Alguns deles aproveitam os baixos preços e compram novos ativos para suas carteiras. Dessa maneira, se houver uma tendência maior em comprar ativos, o mercado pode começar a apresentar melhora.

Contudo, antes de optar por comprar ou não novos ativos, o investidor precisa estar atento às movimentações do mercado. Isso porque pode acontecer o Bear Market Rally, momento em que as ações sobem um pouco depois da queda, mas logo voltam a cair e podem enganar quem não estiver acompanhando as oscilações. Caracteriza-se pelo momento em que de 10% a 20% do mercado apresentam uma melhora.

Origem do termo

Como Investir

Como dito anteriormente, o termo bearish é uma adaptação para o mundo dos investimentos do movimento que o urso faz ao caçar. Isso porque, quando está diante de uma presa, o animal ataca de cima para baixo, realizando um movimento de descida. Essa é uma analogia muito útil para compreender essa expressão.

Além disso, pode ser que a origem do termo também esteja associada ao mercado de venda de peles de urso. Isso porque muitos caçadores vendiam a pele do animal antes mesmo de caçar. Sendo assim, não havia garantia de que realmente conseguiria fechar o negócio, o que poderia acabar em prejuízo.

No entanto, há ainda uma outra lenda utilizada para explicar a expressão. Nesta teoria, imigrantes que chegavam aos Estados Unidos tinham como prática realizar duelos entre ursos e touros. Dessa forma, perceberam que enquanto os ursos atacavam de cima para baixo, os touros faziam movimentos de baixo para cima. Sendo assim, bearish tornou-se sinônimo de queda e bullish de ascensão, tendo sentidos opostos no mercado.

Características e consequências

Bearish vs Bullish

Onze

Conforme exposto, torna-se importante perceber as características do mercado para saber tomar decisões assertivas sobre suas ações e ativos. Sendo assim, vale pontuar os principais elementos que compõe o bearish:

  • comumente, acontece depois de um período de bullish, ou seja, de mercado em alta e bons resultados;
  • desvalorização de ativos;
  • ciclo de baixas nas ações;
  • indicadores de desempenho negativos;
  • período de Bear Market Rally;
  • pessimismo entre acionistas e especuladores;

Além disso, é importante compreender as consequências do bearmarket, pois podem afetar os mercados e a economia de um país, de modo geral elas são:

  • venda generalizada de ações;
  • crescimento do desemprego;
  • aumento do endividamento;
  • maior inflação;
  • crise de abastecimento.

Casos de bearish

Forbes

Ao contrário do que possa parecer, casos de bearish são bastante comuns em mercados de todo o mundo. Atualmente, vivemos um exemplo disso, devido à crise causada pela pandemia. Muitos especialistas apontam que as consequências financeiras não apareceram, pois os governos continuam injetando dinheiro na economia.

Além disso, logo no início da pandemia, em 2020, foi possível observar um caso de Bear Market Rally. Isso porque as ações caíram, em seguida voltaram a subir, mas a tendência é que voltem a cair. Um outro exemplo foi a crise econômica de 2007-2008, conhecida como crise dos subprimes.

Esse e outros casos ajudaram os especialistas a chegar à estimativa de que o bearish demora de 1 a 3 anos. O consenso é que o bearish é inevitável, mas é possível encontrar novas alternativas de se lidar com o período.

Saiba mais sobre o mercado de ações lendo também esta matéria: Melhores ações para holders: Dez opções de investimento

Fontes: Capital Now, The Capital Advisor, Andre Bona

Imagens: Capital Research; Onze; Como Investir e Forbes.