Como comprar ações online? Passo a passo e dúvidas frequentes

11 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 42 seg


As pessoas que estão começando a investir em títulos de renda fixa ou os investidores que ainda não possuem nenhum tipo de aplicação, podem ter dúvidas sobre como comprar ações online.

O processo de compra de ações é bastante simples. No entanto, o mundo dos investimentos é repleto de termos que devem ser compreendidos pelo investidor antes de começar a comprar ações.

Além disso, é importante determinar os objetivos ao investir de acordo com o perfil de investidor. Dessa maneira, o investidor pode estabelecer uma estratégia de investimentos, que servirá como guia.

O que saber antes de comprar ações online?

Antes de começar a investir em ações, é importante que você conheça o significado de alguns termos comumente utilizados ao investir em ações.

1- Ações: As ações são pequenas frações de uma empresa negociadas na bolsa de valores. Ao adquirir ações, o investidor se torna sócio da companhia e possui alguns direitos de acordo com o tipo de ação comprada. Sendo que, as ações podem ser ordinárias ou preferenciais. Em síntese, as ações ordinárias dão direito ao voto, enquanto as ações preferenciais dão prioridade no recebimento de dividendos

2- Bolsa de valores: A bolsa de valores é onde as ações das empresas estão listadas. Para que uma empresa seja listada na bolsa, ela deve cumprir diversos critérios e realizar a Initial Public Offering (IPO). Geralmente as companhias abrem capital como uma forma de arrecadar recursos para o crescimento da empresa.

Como comprar ações online? Passo a passo e dúvidas frequentes

Exame

3- Corretora de valores: As ações ficam disponíveis na bolsa de valores. Contudo, o investidor não pode negociar diretamente na bolsa, ele precisa da intermediação de uma corretora de valores.

Sendo assim, se você pretende investir pela primeira vez, você deve abrir uma conta em uma corretora, como, por exemplo, a iSaEx e fazer uma transferência. Com o dinheiro na conta, você poderá acessar o home broker e comprar as ações. 

4- Home broker: O home broker é o ambiente online dentro da corretora, que conecta o investidor com as ações listadas na bolsa de valores. Dentro do home broker você pode visualizar as ordens de compra e venda de determinado ativo, verificar as oscilações de preços e comprar ações online.

Como comprar ações – passo a passo

Agora que você conhece alguns termos importantes relacionados ao mundo dos investimentos, siga o passo a passo para comprar ações online:

1- Objetivos ao investir em ações

O primeiro passo para comprar ações é definir seus objetivos. Para isso, leve em consideração seu perfil de investidor e suas prioridades financeiras no momento.

Como comprar ações online? Passo a passo e dúvidas frequentes

The cap

A definição de objetivos que respeite o seu perfil de investidor é essencial, pois irá indicar quais são os melhores ativos para você. Com a definição dos objetivos, você pode estabelecer uma estratégia de investimentos.

2- Análise de ações

O segundo passo é fazer uma análise das ações disponíveis no mercado para que você possa determinar quais se encaixam com seus objetivos. Uma boa forma de começar essa análise é escolhendo um setor que você tem familiaridade. Depois disso, você pode usar a análise fundamentalista nas empresas desse setor para escolher as melhores ações.

3- Compre ações online

Quando você tiver escolhido as ações que você pretende comprar online, está na hora de abrir uma conta em uma corretora. Para isso, entre no site ou aplicativo da iSaEx e preencha os dados solicitados. A abertura de conta é rápida e gratuita. Depois de abrir a conta, faça uma transferência e invista nas ações anteriormente escolhidas.

4- Siga a sua estratégia de investimentos

Depois que você comprar ações, permaneça fiel a sua estratégia de investimentos. Isso porque o mercado passa por constantes altas e baixas.

Como comprar ações online? Passo a passo e dúvidas frequentes

Space money

Logo, é possível que você fique tentado a vender as ações no momento errado somente por causa de alguma oscilação do mercado. Portanto, siga sua estratégia e lembre-se de investir com no longo prazodiversificar sua carteira.

Dúvidas frequentes

Existem algumas dúvidas frequentes entre os investidores iniciantes, verifique se você também possui essas dúvidas:

1- Investir em ações é arriscado?

Sim. Quando falamos em investir em ações, estamos nos referindo a um ativo de renda variável. Isso significa que ele passa por constantes oscilações e se o investidor decidir vender as ações no momento errado ele pode ter prejuízos.

Entretanto, é possível diluir o risco de prejuízo ao definir uma estratégia de investimentos e ser fiel a ela independente das oscilações do mercado. Além disso, o recomendado é investir com foco no longo prazo, investir em empresas com bons fundamentos e diversificar a carteira de investimentos.

2- Qual a melhor ação?

Depende. A melhor ação irá depender dos seus objetivos, perfil de investidor e estratégia de investimento. Por exemplo, se você é um investidor conservador e tem uma estratégia voltada para o longo prazo, provavelmente as ações mais seguras são uma boa opção.

Valor investe

3- Quando comprar ações?

Depende. Como a bolsa passa por constantes oscilações, o momento ideal para comprar ações vai variar. Se você vai investir um pouco todos os meses visando a construção do seu patrimônio ao longo dos anos, uma dica é investir assim que você receber. Dessa forma, você passa a priorizar os investimentos e evita o risco de faltar dinheiro no final do mês para investir.

4- Dá para investir em ações com pouco dinheiro?

Sim. Existem ações de todos os preços na bolsa de valores, e desde que você tenha dinheiro para comprar apenas uma unidade, você já pode investir.

Normalmente as ações são negociadas em lotes de 100 unidades, mas se você tiver pouco dinheiro, basta inserir o ticker da ação e acrescentar um F. Desse modo, você consegue comprar quantas ações desejar entre 1 e 99 no mercado fracionário.

Veja

5- O que não fazer ao começar a investir?

Não invista de maneira aleatória e não siga a manada. Ao invés disso, seja fiel a sua estratégia de investimentos e analise profundamente uma empresa antes de investir nela. Uma boa maneira de fazer isso é por meio da Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Onze e Capital research

Imagens: Exame, The cap, Space money, Guia bolso, Veja e Valor investe