4 ações que todo holder precisa ter em carteira

1 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 39 seg


As ações que todo holder precisa ter são de empresas de setores perenes. Isso porque a estratégia de investimento Buy and Hold consiste em aplicar em empresas com bons fundamentos e ficar com suas ações em carteira por muitos anos.

As ações que os holders gostam são de empresas consolidadas, perenes e que, no geral, pagam bons dividendos. Dessa maneira, dentre as ações nós temos Itaúsa, BB Seguridade, Visa e WEG.

Lembrando que, apesar de falarmos de 4 ações que os holders gostam, esse texto não deve ser considerado como uma indicação de investimentos.

Qual tipo de ações os holders gostam?

A estratégia de investimentos Buy and Hold consiste em comprar ações de empresas com bons fundamentos, que possuam potencial de crescimento e manter essa ação na carteira por muitos e muitos anos. O objetivo ao comprar e segurar as ações, é esperar pela valorização dos papéis ao longo prazo.

Portanto, ao optar por essa estratégia, o investidor passa a analisar alguns critérios específicos, como por exemplo, a perenidade, resiliência e distribuição de dividendos. A perenidade é extremamente importante, já que a intenção é manter as ações por muitos anos.

A resiliência se refere à capacidade da empresa em sobreviver a diversos cenários econômicos, e serve como indicador para o tempo de vida que a empresa ainda terá. Por exemplo, uma empresa que tem 100 anos, foi mais testada pelo tempo do que uma empresa de 5 anos.

Por fim, temos os dividendos, que estão diretamente atrelados a lucratividade da empresa, pois só distribui muitos dividendos as empresas com alta lucratividade.

O recebimento de dividendos é muito importante para quem não pretende vender os papéis, pois os dividendos são uma forma de lucrar com as ações. Se você já estiver vivendo de renda, você pode usar os dividendos para manter seu padrão de vida.

Por outro lado, se você estiver na fase de construção de patrimônio, o ideal é reinvestir os dividendos para aumentar sua participação e usufruir da mágica dos juros compostos no longo prazo.

Ações que todo holder precisa ter

Confira quais são as ações que todo holder precisa ter em carteira:

1- Itaúsa (ITSA3 e ITSA4)

A primeira dentre as ações que todo holder precisa ter é a Itaúsa. A Itaúsa é a holding controladora do maior banco privado do Brasil, o Itaú Unibanco. Em síntese, uma holding é uma empresa que possui participação e controle de diversas outras empresas.

Sendo assim, além do Itaú, a Itaúsa também controla outras grandes companhias, como Alpargatas, Duratex e Nova Transportadora do Sudeste. Em cada uma dessas empresas, ela possui participação relevante, confira:

ações que todo holder precisa ter

As ações da Itaúsa são uma boa opção para os holders porque, geralmente, este tipo de investidor opta por ações seguras visando o longo prazo. Em outras palavras, os holders gostam da Itaúsa porque ela controla um banco, e o setor bancário no Brasil é considerado extremamente seguro e lucrativo.

Além disso, a Itaúsa diversifica em outros segmentos e apresenta lucros consistentes há mais de uma década. Ou seja, essa empresa tem várias das características valorizadas pelos holders: segurança, setor perene, diversificação e lucros há muitos anos.

2- BB Seguridade (BBSE3)

A segunda dentre as ações que os holders mais gostam é o BB Seguridade. O BB Seguridade é uma holding que possui participação em outras empresas no mercado de seguros. Desse modo, a estrutura de participações da empresa é a seguinte:

ações que todo holder precisa ter

A atuação do BB Seguridade se dá acima de tudo por meio dos canais de distribuição do Banco do Brasil, um dos maiores bancos brasileiros, presente em mais de 98% dos municípios brasileiros. As principais linhas de atuação da empresa são: seguros, capitalização, previdências e planos odontológicos. 

O setor de seguros é um dos mais perenes e lucrativos da nossa economia. Só isso já coloca o BB Seguridade acima de diversas empresas segundo o critério dos holders. Outro ponto a se observar é que, além de ser do setor de seguros, essa empresa oferece diversificação, já que ela diversifica suas linhas de negócios. 

3- Visa (Stock NYSE V)

A terceira dentre as ações que todo holder precisa ter é a empresa norte-americana Visa.

Em resumo, Visa é líder no mercado de pagamentos digitais mundial e que tem como objetivo assegurar transações e pagamentos. Portanto, seu negócio consiste em monitorar e viabilizar transações no formato de débito, crédito ou transferências bancárias.

A empresa atua conjuntamente com: comerciante, adquirente, emissora e portadora de cartão. Além de viabilizar pagamentos, a empresa atua por meio de serviços adicionais, como por exemplo, soluções em dados, análise de dados, soluções comerciais, entre outros, por meio da Visa Consulting & Analytics.

A atuação da empresa envolve diversas linhas de negócio como:

  • P2P (pessoa pra pessoa);
  • B2C (negócio para consumidor);
  • B2B (negócio para negócio);
  • B2b (negócios para pequenos negócios);
  • G2C (governo para consumidor).

Todo Holder considera a data da abertura de capital e a lucratividade do negócio ao longo dos anos como fator primordial na hora de escolher uma empresa. Olhando para a data do IPO, a Visa realizou seu IPO em 2008, e foi um dos maiores da bolsa norte-americana, e de lá pra cá nunca apresentou prejuízos.

Ao analisarmos a perenidade da Visa, concluímos que dificilmente os pagamentos na forma como conhecemos atualmente irão desaparecer.

Apesar de ter sofrido diversas alterações no decorrer das décadas, a Visa se mostrou extremamente resiliente e atualmente está presente de maneira estratégica na adquirência e na intermediação de pagamentos de maneira online.

4- WEG (WEGE3)

Para finalizar nossa lista de ações que todo holder precisa ter, vamos falar da WEG.

Em síntese, a WEG é uma empresa de motores elétricos e de eficiência energética, que atua por meio da produção e comercialização de vários produtos, dentre eles: motores elétricos, painéis elétricos, automação e controle industrial, motorredutores e partes e peças. Além dos produtos, a companhia atua por meio dos serviços de:

  1. Automação;
  2. Manutenção de motores e geradores;
  3. Reforma e repotenciação de transformadores.

Em termos de estrutura, a empresa tem atuação global em mais de 40 países. Conta com unidades na China, EUA, Europa e Coreia. Ao todo, são mais de 20 mil colaboradores distribuídos em todas as unidades da WEG.  

A WEG abriu capital em 1971 e, de lá pra cá, faz parte do grupo de empresas que nunca tiveram prejuízos. Ao contrário, a empresa apresentou consistente crescimento nos lucros. Outro ponto que chama a atenção dos holders é a diversificação dos produtos e dos setores atendidos pela empresa, o que faz com que, ao longo prazo, ela se torne perene. 

A empresa não é uma grande pagadora de dividendos, mas ela investe bastante no próprio negócio, principalmente em tecnologia e inovação. Isso faz com que a WEG tenha cerca de metade da sua receita atrelada a produtos criados nos últimos 5 anos.

Agora que você conhece as quatro ações que todo holder precisa ter, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para aprender mais sobre essas empresas:

Enfim, gostou de aprender sobre as empresas que todo holder deve investir? Então não deixe de conferir também quais são os 6 principais erros cometidos no buy and hold

Fontes: Investidor Sardinha e Capital research