Melhores ações para holders: Dez opções de investimento


As melhores ações para holders são caracterizadas por pertencerem a empresas sólidas e que, consequentemente,  pagam bons dividendos. Como a principal característica dos holders é o investimento a longo prazo, as pequenas oscilações do mercado não os fazem vender suas ações.

Dessa maneira, a maioria das empresas aqui listadas como melhores ações para holders, são boas pagadoras de dividendos e os pagam constantemente. Ou seja, se é para fazer parte da turma dos holders e manter uma empresa por anos, é melhor que ela pague dividendos sempre.

Vale lembrar que essa lista de melhores ações para holders não é uma recomendação de compra. Afinal, o ideal antes de investir é que, primeiramente, você descubra qual o seu perfil de investidor e, caso você faça parte dos holders, se essas ações podem te interessar. Sendo assim, primeiro, avalie seus objetivos e metas antes de investir. 

Estratégia Buy and Hold

O nome Buy and Hold significa comprar e esperar. Em síntese, a estratégia de Buy and Hold consiste em comprar ações de empresas com bons fundamentos e permanecer com elas durante anos e anos. De forma geral, as melhores ações para holders se caracterizam por serem pertencentes a setores menos voláteis e são de empresas que pagam bons dividendos.

Essas duas características são importantes pois a intenção é permanecer com a ação por muitos anos. Desse modo, os setores mais perenes e que passam por menos oscilações possuem maiores probabilidades de continuarem sólidos no longo prazo.

Melhores ações para holders investirem a longo prazo

Moving

Já os dividendos são importantes pois a intenção é lucrar com os proventos, já que a ideia é não vender as ações. Um detalhe importante sobre essa estratégia, é que a intenção não é investir na empresa e simplesmente esquecer as ações na carteira.

Na verdade, um holder avalia periodicamente as ações que estão na sua carteira e pode optar por vender os ativos. Ou seja, apesar da ideia central da estratégia Buy and Hold ser permanecer com as ações e não vendê-las, em algumas situações o investidor pode sim vender os ativos.

Venda de ações

Existem três motivos principais que podem levar à venda de ações de um holder:

Mudanças nos fundamentos: A mudança nos fundamentos das empresas é um dos principais motivos que faz com que um investidor decida vender as ações. Isso porque, essas mudanças podem impactar negativamente no futuro da empresa e consequentemente na performance da carteira do investidor.

Melhores ações para holders - 10 opções de investimento a longo prazo

Investidor lucrativo

Oportunidades: Outro motivo que pode levar o investidor de longo prazo a vender suas ações, são as melhores oportunidades de aplicação do seu dinheiro. Entretanto, antes de vender suas ações, ele analisa se essa nova oportunidade vale mais a pena do que permanecer com o capital alocado nas ações anteriormente escolhidas.

Retorno esperado: Por fim, um holder pode decidir vender suas ações quando ele já conseguiu o retorno esperado com aquele investimento.

Dez melhores ações para holders

Confira a lista que preparamos com as 10 melhores opções de investimentos em longo prazo.

1- A primeira das melhores ações para holders é a Energias do Brasil, ou EDP Brasil (ENBR3)

A primeira entre as melhores ações para holders é a Edp. A EDP é uma small cap e líder em seu setor de atuação. Ela foi fundada no ano 2000 e, atualmente, é uma das maiores empresas privadas do setor de energia elétrica. Além disso, ela distribui dividendos periodicamente desde 2005, mesmo ano em que abriu o capital e, consequentemente, colocou suas ações à venda. 

melhores ações para holders

A empresa não é muito endividada e trabalha no ramo de geração, distribuição e transmissão de energia. A companhia comercializa, também, energia elétrica através de contratos fechados. Dessa forma, a EDP é caracterizada como uma das melhores ações para holders.

Indicadores: IPO em 2005, Div Líq / EBIT = 2,54. PL: 8,13, PVP: 1,14.

2- A segunda na lista de melhores ações para holders a B3 (B3SA3)

Outra queridinha dos holders e, portanto, uma das melhores ações para holders, é a B3, empresa responsável pela administração da bolsa de valores, sendo um ótimo investimento de longo prazo. Em síntese, a empresa foi criada em 2017, após a fusão da Bolsa de Valores, Mercado e Futuros de São Paulo (BM&F) e a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). 

Dessa forma, a B3 é uma Blue chip responsável pela liquidação, transferência e administração de títulos e valores mobiliários. Além disso, ela distribui dividendos consecutivamente desde 2008, o que agrada aos holders, ou seja, mais um motivo para a empresa estar na lista de melhores ações para holders. Sendo que, a B3 é uma das empresas mais lucrativas da bolsa.

logodownload

Para finalizar, é a B3 quem controla todo o mercado de ações brasileiro. Desse modo, a empresa realiza, principalmente, os seguintes serviços:

  • Prestação de serviços de registro, compensação e liquidação;
  • Suporte em operações de financiamento;
  • Administração dos mercados organizados de títulos e valores mobiliários.

Indicadores: IPO em 2009, Div Líq / EBIT = -1,71. PL: 37, PVP: 4,88.

3- Outra ação para os holders é a Ambev (ABEV3)

A Ambev é uma empresa do ramo de bebidas, com amplo portfólio de produtos, de água e cerveja, passando por isotônicos e energéticos. Além disso, a atuação da empresa é global, com grande representatividade no mercado de cervejas, tanto brasileiro quanto internacional.

Essa amplitude de atendimento, portanto, agrada aos holders. Outra vantagem que chama a atenção dos holders, é o fato de que a Ambev distribui dividendos periodicamente, desde 2006.

Os produtos da empresa são divididos em: Cervejas, chopes, refrigerantes, sucos entre outros. Enfim, ao todo, são mais de 30 marcas que compõem o portfólio da empresa:

melhores ações para holders

Atuação global

A companhia está presente em 18 países e as regiões foco da empresa são: Brasil e Canadá, além de:

  • América Latina do Sul (LAS): Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Chile.
  • América Central e Caribe (CAC): El Salvador, Guatemala, Nicarágua, República Dominicana, São Vicente e Granadinas, Dominica, Antígua e Barbuda, Cuba, Barbados, Panamá e Honduras.

Indicadores: Div Líq / EBIT = -0,80. PL: 23,40, PVP: 3,82.

4- A querida dos holders, o Ítau (ITUB3)

A quarta opção entre ações para investir em longo prazo, é o Itaú. Fundado em 1924, por Alfredo Egydio de Souza Aranha e João Moreira Salle, o banco Itaú, na época, se chamava Banco Central de Crédito. Em contrapartida, existia outro banco, chamado Casa Moreira Salles, posteriormente chamado Unibanco.

Enfim, atualmente o Itaú é o maior Banco Privado do Brasil, sendo que o atual Itaú é resultado da fusão entre Itaú e Unibanco. Dessa forma, a empresa está presente em 21 países e é responsável por cerca de 60 milhões de contas-correntes. Por fim, praticamente todos os meses, desde 2009, o Itaú paga dividendos, o que faz dela uma das melhores ações para holders.

Melhores ações para holders investirem a longo prazo

Sindicato dos bancários

Assim como todos os bancos, o Itaú oferece diversos serviços, nas áreas de:

  • Seguros;
  • Crédito;
  • Cartões.

Indicadores: IPO: 1944, PL: 11,52. PVP: 1,81, Basileia: 13,3%.

5- A Odontoprev (ODPV3) faz parte das melhores ações para holders

A Odontoprev é uma empresa do ramo de planos odontológicos, com mais de 5 milhões de beneficiários. Desse modo, a empresa é responsável por administrar e negociar planos odontológicos e fornecer serviços especializados no segmento odontológico. Sendo assim, é uma das boas ações para investir a longo prazo.

Logos PNG

Em resumo, a empresa foi fundada em 1987 por um grupo de profissionais da área de odontologia e, em 2006, abriu o capital, colocando suas ações a venda na bolsa de valores. Posteriormente, em 2009, se associou ao Bradesco.

Atualmente, a OdontoPrev é líder no mercado brasileiro de odontologia, estando presente em mais de 2,5 mil municípios no Brasil. Portanto, a sua abrangência, faz da empresa uma das melhores ações para holders

Indicadores: IPO: 2006, PL: 22,39. PVP: 5,83, Div. Líq/ EBIT: – 1,77.

6- Porto Seguro PSSA é uma boa ação para holders

No sexto lugar de melhores ações para holders está a Porto Seguro, uma empresa do ramo de seguros. O setor de seguros, por ser uma das áreas mais perenes do setor financeiro, agrada em cheio aos holders. A atuação da empresa se dá por meio dos seguintes produtos:

  • Seguro para veículos;
  • Móveis;
  • Pessoa Física e Pessoa jurídica
  • Previdência.

Em números gerais, a empresa é umas das 20 marcas mais valiosa do Brasil. Dona de 27,6% do market share de seguros veiculares o que, claro, agrada os holders.

melhores ações para holders

melhores ações para holders

Indicadores: IPO: 1945, PL: 11,63. PVP: 2,17, Div Liq/ EBIT: -9,93.

7- Bradesco (BBDC) uma ação para investir a longo prazo

Entre as melhores ações para holders, o Bradesco está no sétimo lugar. O Bradesco é o segundo maior banco brasileiro e conta com mais de 4 mil agências, tendo, portanto, uma das melhores ações para holders.

Dessa forma, a empresa é queridinha dos holders, já que, desde 2017, paga dividendos periodicamente. Os seus serviços incluem: câmbio, cartões, consócios entre outros serviços. Uma coisa que chama atenção dos holders em relação as ações do Bradesco é a sua expansão:

melhores ações para holders

Enfim, os holders amam o Bradesco pois, assim como no caso de Itaú, a empresa também paga dividendos todo mês, desde 2007.

Indicadores: IPO: 1977, PL: 9,91. PVP: 1,29

8- A antepenúltima do ranking de melhores ações para holders é a Raia Drogasil (RADL3)

A oitava entre as melhores ações para holders, é a Raia Drogasil. A Raia Drogasil é uma empresa do varejo farmacêutico, distribuição e comercialização de medicamentos em geral. Para resumir, a companhia é o resultado da fusão de duas empresas de peso do setor farmacêutico, sendo elas a Drogasil e a Droga Raia.

Dessa maneira, a empresa se destaca no segmento tecnológico, sendo uma das únicas a implementar o sistema omnichannel em suas operações no varejo farmacêutico, o que a torna uma das melhores ações para holders, que sempre acreditaram no potencial das ações da empresa.

melhores ações para holders

Enfim, agora ela está na lista de melhores ações para holders, contudo, em 2012 poucas pessoas acreditavam nela, somente os holders. As ações eram vendidas por um preço bem baixo, cerca de 12 reais. 

Indicadores: IPO: 1977, PL: 53,22. PVP: 9,19, Div / EBIT: 1,34.

9- A penúltima das ações para investir em longo prazo é o Banco do Brasil (BBAS3)

Uma das melhores ações para holders é o Banco do Brasil. O Banco do Brasil foi o primeiro banco brasileiro, fundado em 1808. Ele foi ainda a primeira empresa da bolsa de valores, e hoje é um dos maiores bancos da América Latina.  

Bancários DF

Dessa maneira, o banco está presente em 3.550 municípios do Brasil, tendo ainda a maior rede de agências no país. A sede da empresa é em Brasília, mas o banco possui ainda presença física em 23 países.

Sendo assim, suas ações são as melhores ações para holders. Assim como outros bancos, ele oferece diversos serviços, como por exemplo: conta bancárias, financiamento e empréstimos, cartões, seguros e previdência.

Indicadores: IPO: 1808, PL: 5,90, PVP: 0,91.

10- Finalmente, para encerrar a lista de melhores ações para holders a WEG (WEGE3)

Por fim, a ultima das melhores ações para holders é as ações da Weg. A Weg é uma das empresas líderes na fabricação de equipamentos elétricos no mundo e amada pelos holders. Em resumo, a empresa foi fundada em 1961, em Santa Catarina. Inicialmente, se chamava Eletromotores Jaraguá e produzia apenas motores elétricos. Entretanto, com o passar do tempo, ampliou a gama de produtos oferecidos.

logo download

A empresa possui atuação global, com unidades na China, Coreia, EUA, Europa, totalizando 40 países. Conta, ainda, com mais de 20 mil colaboradores. Portanto, é uma das melhores ações para holders, já que a empresa paga dividendos consecutivamente desde 1996.

Indicadores: IPO: 1971. PL: 77,50. PVP: 14,01, Div Liq / EBIT: – 0,33.

Outras ações para holder

As ações listadas acima são as melhores ações para holder segundo Matheus Rau. No entanto, de acordo com Raul Sena, existem mais algumas boas ações que todo holder precisa ter. São elas:

  • Itaúsa (ITSA3): Considerada pelos investidores como uma das melhores pagadoras de dividendos, a Itaúsa distribui proventos de maneira consecutiva desde 1998.
  • Visa: A Visa é considerada como uma empresa perene, nunca apresentou prejuízos e é uma companhia resiliente, essas características fazem dela uma das favoritas dos investidores.
  • BB Seguridade (BBSE3): Assim como Matheus Rau, Raul Sena acredita que o BB Seguridade é uma das empresas que não pode faltar na carteira dos holders, já que a empresa tem lucros consistentes, payout alto e é uma boa pagadora de dividendos. 
  • WEG (WEGE3): Por fim, temos novamente a WEG, uma empresa que investe muito no próprio negócio e possui uma grande diversificação de produtos.

Nocre

Mais algumas opções

Achou que as alternativas de ações para holder tinham acabado? Na verdade alguns investidores e analistas, acreditam que existe algumas outras ações para investir com foco no longo prazo:

  • Engie (EGIE3): A Engie distribui dividendos consecutivamente desde 2016. Sendo assim, o seu payout está em 55%.
  • Taesa (TAEE3): Apesar de ser uma small cap, a Taesa distribui dividendos constantes desde 2007.
  • Vale (VALE3): A Vale pode ser uma boa opção para o longo prazo e distribui proventos de consecutivamente desde 1999.
  • Suzano (SUZB3): A Suzano trabalha com commodities. Apesar disso, alguns investidores a consideram como uma boa opção para investimentos de longo prazo. A Suzano distribui dividendos de forma consecutiva desde 2000, exceto nos anos 2008 e 2012.
  • Petro Rio (PRIO3): O segmento de atuação da Petro Rio é tido como pouco arriscado, por isso, alguns analistas consideram suas ações como boa alternativa para investir em longo prazo.

Enfim, agora que você conhece um pouco sobre as empresas do ranking de melhores ações para holders e algumas outras alternativas, assista ao vídeo de Matheus Rau e descubra um pouco mais sobre essas ações.

Agora que você descobriu quais são as melhores ações para holders investirem a longo prazo descubra ainda Empresas de tecnologia da Bolsa de valores – Quais são e como investir

Fontes: EDP, Toro investimentos, Domine criptomoedas, Canaltech, Odontoprev, bb, Weg, Janus investimentos, Investing, Investidor Sardinha e Infomoney

Imagens: Conexão Fintech, logodownload, Sindicato dos bancários, Logos PNG, Bancários DF, logo download, Moving, Investidor lucrativo e Nocre

Conte-nos a sua opinião...