Bolsas europeias – Quais são, principais características e como investir

20 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 56 seg


Conhecer as bolsas europeias é fundamental para os investidores que pretendem diversificar a carteira de investimentos com ativos do exterior

Além disso, como a Europa exerce forte influência na economia internacional, é sempre importante estar de olho nas suas bolsas de valores e nas empresas que fazem parte delas. 

Portanto, apesar de ser um pouco mais difícil investir nas bolsas de valores europeias do que na bolsa de valores brasileira, aplicar no exterior é uma forma de proteção de capital.

Principais bolsas europeias

As bolsas europeias que compõe essa lista foram selecionadas com base nos critérios de liquidez e valor de mercado. Dessa maneira, temos:

1- LSE

A primeira da lista é a LSE – London Stock Exchange. A LSE é a bolsa de valores de Londres, sendo a principal da Inglaterra. Em suma, esta bolsa europeia surgiu em 1801, sendo a primeira no Reino Unido e uma das primeiras bolsas europeias.

Ela se fundiu em 1973 com a Bolsa de Valores da Grã-Bretanha e da Irlanda, mas manteve o seu nome original. Anos depois, já em 2007, ocorreu uma nova fusão, desta vez com a Bolsa de Valores de Milão, o que resultou no Grupo da Bolsa de Valores de Londres. 

Um dos principais índices dessa bolsa europeia é o FTSE 100, que leva em consideração as 100 maiores empresas que tiverem ações na Bolsa de Londres, mesmo que as empresas não sejam britânicas.   

2- Frankfurt

Juntamente com a LSE, outra bolsa bastante antiga é a Bolsa de Valores de Frankfurt. Esta bolsa europeia é a maior da Alemanha, sendo que ela foi criada em 1585. Além disso, a Bolsa de Valores de Frankfurt é considera como uma das mais eficientes do mundo. 

Em síntese, atualmente ela conta com cerca de US$ 2 trilhões de capitalização de mercado e em torno de 700 empresas listadas. 

3- Euronext

O nome Euronext vem de European New Exchange Technology. A sede da Euronext é em Amsterdã, na Holanda. No entanto, mesmo com a sede dessa bolsa europeia sendo em Amsterdã, ela também tem escritórios em outros locais, como Paris, Dublin e Londres. 

Dessa maneira, ela é uma das maiores bolsas da Europa e conta com cerca de 1.500 empresas listadas. O seu valor de mercado gira em torno de US$ 4,6 trilhões. Enfim, a atual Euronext é o resultado da fusão das bolsas de Bruxelas, Paris e Amsterdã, no ano de 2000. 

Posteriormente, ela também comprou a bolsa de valores de Portugal e a Bolsa Internacional de Futuros Financeiros e Opções (LIFFE), de Londres.

Após a compra da LIFFE, a bolsa europeia passou a negociar diversos ativos como fundos de índices, derivados, commodities e títulos de renda fixa

Como investir por meio de bolsas europeias

Como você pode imaginar, investir nas bolsas europeias não é tão fácil quanto investir na Bolsa de Valores Brasileira, mas é perfeitamente possível. O único impasse é um a burocracia. 

O primeiro passo é pesquisar sobre o mercado europeu e quais os ativos você quer investir. Para essa etapa, a contratação de uma empresa especializada pode te ajudar.

Dessa forma, essa empresa vai te explicar todo o processo para investir, analisar qual país melhor se enquadra nos seus objetivos e te auxiliar com todo o trâmite de transferência. 

Um detalhe importante é que, para investimentos no exterior que sejam superiores ao valor de $100 mil, é preciso informar ao Banco Central do Brasil. 

Vantagens e desvantagens de investir com bolsas europeias

Algumas das vantagens de se investir na Europa são:

Diversificação: Investir através das bolsas europeias, é certamente uma boa forma de diversificar a carteira de investimentos. Desse modo, a diversificação é uma maneira de proteger sua carteira de ativos contra as oscilações do mercado.

Proteção de capital: Alocando parte do seu dinheiro em investimentos no exterior você está protegendo seu capital de possíveis crises financeiras no Brasil.  

Por outro lado, podemos citar como desvantagem:

Burocracia: Abrir uma conta no exterior não é tão fácil quanto abrir uma conta no Brasil e exige mais pesquisas e dedicação por parte do investidor. Além disso, diversos documentos podem ser solicitados durante o processo de abertura de conta. 

Enfim, agora que você conhece quais são as principais bolsas europeias, veja o vídeo de Raul Sena e descubra quatro formas de investir no exterior com pouco dinheiro:

E aí, gostou de aprender sobre as bolsas europeias? Aproveite também para aprender sobre o funcionamento dos ETFs, o que são? Conceito, características e como investir

Fontes: Suno, Bússola do investidor, Remessa online e Euro dicas