Bull Trap: o que é, características e como identificar

11 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 30 seg


Bull Trap é uma expressão comumente usada no mundo dos investimentos, e sinaliza quando vários especuladores acreditam que o mercado está entrando no Bull Market. Porém, a tendência que está sendo demonstrada não condiz realmente com a realidade futura. Por isso o nome, que traduzindo para o português seria algo como a armadilha do touro.

Tem esse nome, pois pega investidores desprevenidos com posições compradas após uma forte alta e recuperação do mercado. Apesar disso, se mostra um alarme falso e logo volta depois a cair, com um movimento também conhecido pelos investidores, chamado bearish ou bear market.

O Bull Market, ou Bullish, é o termo usado para especular que o mercado irá começar a valorizar, o que é uma ótima oportunidade. Apesar disso, o investidor que decidiu acreditar na tendência, caso aconteça a Bull Trap, pode obter grandes prejuízos financeiros. Por isso, a importância de se entender e identificar uma Bull Trap e os riscos associados a isso na bolsa de valores.

Como funciona a Bull Trap?

Acionista

Primeiramente, é preciso ter em mente que para identificar uma bull trap, é necessário estar minimamente familiarizado com análises técnicas de ações. Por consequência, o investidor que atua na bolsa precisa ser capaz de observar topos e fundos de gráficos, de cotação de ações ou variação de índices. Assim também, deve saber como identificar os níveis de resistência.

Identificar esse momento é uma tarefa difícil, ainda mais para os investidores que se restringem exclusivamente a utilização de análise de gráficos. É um fato que, após o nível de resistência ser atingido, o ativo tende sim, a valorizar. Porém, não é possível desassociar completamente os ativos do que eles realmente são, ainda mais em caso de ações de empresas.

Sobretudo, para operar no Bull Trap é necessário estar em eventos importantes relacionados ao ativo que está sendo analisado. Além disso, também é interessante analisar se o ativo está sendo sobrecomprado ou sobrevendido.

Caso seja a primeira opção, é muito provável que aconteça uma reversão da baixa. Mas, se estiver em sobrevenda, há possibilidade que a tendência de alta continue mesmo após atingir o nível de resistência.

Sinais comuns

Legacy Planning Law Group

Primeiramente, é importante ressaltar que identificar uma Bull Trap nunca vai ser completamente seguro. Esses são apenas indicadores de que existe uma possível bull trap vindo. Isso porque suas causas são variadas. Mesmo que a crença dos investidores seja de que um período de queda se finalizou.

Esses são os quatro sinais mais comuns de que uma Bull Trap está por vir:

  • Mercado testando nível de resistência constantemente: quando isso ocorre várias vezes sem ter um rompimento pode indicar uma pressão fraca de alta;
  • Longo candle verde antes da mudança de direção do mercado: um candle verde muito longo no final de uma alta em um mercado de baixa também pode ser um indicador de maior número de compradores;
  • Gráfico forma um intervalo: quando um intervalo forma-se quando o preço sobre e desce no nível de suporte e resistência;
  • Ativo em sobrecompra: como já citado anteriormente, se o ativo estiver em sobrecompra, há possibilidade que ocorra uma reversão de baixa pouco depois do rompimento.

Riscos do Bull Trap

bull trap

Whio

Antes de mais nada, é preciso saber que as operações fundamentadas apenas na análise gráfica possuem risco acima da média, pelo motivo de que em grande parte das vezes negligenciam os eventos reais por trás da precificação dos ativos. Os principais riscos dessa armadilha são:

  • Perdas elevadas, afinal as tendências previstas não se confirmaram;
  • Ter de manter ativos comprados de forma ineficiente para não ter prejuízo;
  • Quem está investindo pode ter a percepção errada de um nível de resistência.

Como evitar essa armadilha?

ABC News

Primeiro, o investidor não pode ser refém das emoções, nesse caso, especialmente a euforia. Sempre observar qual será o comportamento do gráfico após o rompimento do nível em busca de uma confirmação de alta. Caso se mantenha acima do topo de resistência por um período de tempo após a alta, é o sinal de que a tendência é mesmo de alta e não uma bull trap.

Por fim, é preciso ter em mente que as coisas não são tão simples, na prática. Por exemplo, a análise técnica envolve diversas técnicas de leitura e interpretação não apenas de gráficos, mas também de outros dados relevantes. Dessa forma, pode-se afirmar que o ideal é acompanhar o histórico dos índices e ações para ter conhecimento necessário para escapar de tais armadilhas.

Agora que já sabe como funciona a Bull Trap, aprenda mais sobre o Bear Market e como investir com segurança nesse momento: Bearish, o que é? Significado e principais características.

Fontes: Mais Retorno; Suno e Como Investir.

Imagens: Flickr; Acionista; Legacy Planning Law Group; Whio e ABC News.