2 de julho de 2021 - por Bárbara Ackerman
Bullish, em poucas palavras, seria o termo que indica contexto financeiro favorável, ou seja, uma indicação otimista para investimentos advindos de tendência de alta no mercado ou em ativos específicos. Ou seja, virou um termo comum no mundo dos investimentos para indicar quando o mercado de ativos está negociando em alta.
Bullish nada mais é do que o movimento de alta antecedido por um de baixa. Uma ação de baixo para cima, caracterizada pelo movimento usado pelo touro com os chifres, o que explica a expressão. Já que em tradução livre, bull corresponde a touro. Além disso, existe também o Charging Bull, famosa escultura de um touro feita de bronze na Wall Street.
A estátua foi esculpida pelo artista italiano Arturo di Modica, que fez a peça com o intuito de dar força à cidade depois da traumática queda das bolsas de valores no ano de 1987, a segunda-feira negra. A escultura foi instalada no ano de 1989 sem autorização prévia, que consequentemente desencadeou em seu recolhimento pela polícia.
Apesar disso, o símbolo havia ganhado muito destaque e notoriedade, fazendo com que fosse novamente instalada, agora em outro ponto, ainda mais próximo da Wall Street. A obra se tornou então um forte símbolo da força financeira que permanece até os dias atuais.
Bull Market
Também dentro do conceito bull market, quando o mercado entra nessa definição, significa que anteriormente veio um momento de baixa e um ciclo de maus resultados. Por conta disso, o valor das ações cai e diversos acionistas se desfazem de suas ações por preços baixos por medo delas se desvalorizarem.
Por esse motivo, muitos investidores mais experientes tiram proveito nesse momento, por saberem que o mercado de ações irá aquecer logo em seguida. Como resultado, as ações compradas em baixa vão ser valorizadas quando começar o bull market.
Como identificar a chegada e a saída do bull market?
Como já citado, esse mercado é precedido de um mercado em baixa. Dessa forma, as ações caem e geram grande pessimismo. Sendo assim, o seu potencial de valorização se torna cada vez maior. Antes da chegada do bullish, podemos observar pessimismo com a economia e ciclo prolongado de baixa, além de empresas negociando com indicadores baixos de mercado.
Também é possível saber indicações de que o bullish market está chegando ao fim. Comumente acontece depois de um ciclo de alta de ações. Dessa forma, as empresas passam a negociar com múltiplos de mercado bastante elevados e, em consequência, a economia se torna mais otimista. É quase certo que grandes quedas dos índices de ações aconteçam.
Podemos resumir em três fases principais, a de acumulação, a de participação pública e a de excedente. A acumulação vem após a fase de pessimismo, do qual investidores se aproveitam da oportunidade fazendo com que o mercado volte a aquecer.
A participação pública começa com os preços subindo, onde o pessimismo decai por conta das melhorias de índices econômicos. É nesse momento que muitos investidores retomam suas negociações. Por fim, o excedente é quando o mercado já está em alta e os investidores no início do bullish passam a reduzir suas posições, indicando proximidade ao pico do bullish.
Como funciona?
Como já vimos, o bullish acontece com as indicações de tendência de alta, seja ele um ativo ou até mesmo uma bolsa geral. De forma mais técnica, o Bullish seria considerado um ciclo, de curta ou longa duração, com valorização de, no mínimo, 20% em principais índices de mercado ou ativo.
Com esse clima muito mais positivo e otimista, a tendência é que o ciclo se alimente com a alta das ações e rendimentos acima do previsto. Apesar de não ter uma única causa, o início de um Bull Market está diretamente ligado ao sentimento de otimismo dos investidores com o futuro do mercado.
Por esta razão, diversos fatores podem relacionar com a chegada ou não do bullish, como, por exemplo, aumento do PIB, baixa inflação, queda na taxa de desemprego entre outros. Como resultado, caso um governo anuncie um pacote de medidas econômicas vistas como positivas, o sentimento de otimismo se alastra por todo mercado financeiro.
Gostou da matéria? Então, aproveite para conferir também: Análise gráfica, o que é? Como funciona, tipos de gráficos e riscos
Fonte: Capital Research; Suno; Como Investir e Investificar.
Imagens: Investificar; Como Investir; Info Money e Sungarden Investment.