Oferta secundária de ações: o que é e como funciona?

28 de junho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 7 min, 27 seg


Primeiramente, é importante saber que podemos dividir o mercado de ações em primário e secundário. Sobretudo, é importante saber o que é oferta primária para entender a oferta secundária de ações, afinal, uma depende da outra. 

Resumidamente, a oferta primária acontece quando a empresa vende as suas ações e o dinheiro vai diretamente para o seu caixa. Já a oferta secundária de ações é quando essas ações são vendidas para outros acionistas, fazendo com que o dinheiro circule entre os investidores.

Oferta Primária

A oferta primária acontece quando existe uma abertura de capital de uma empresa, ou seja, quando a empresa vende as ações para o público.

Geralmente, a decisão de abrir o capital é para captar recursos para o seu crescimento. Essa oferta primária também é conhecida como Initial Public Offering, a IPO, que em português se traduz para Oferta Pública Inicial. Com esse tipo de oferta, a empresa recebe o dinheiro da venda das ações direto no caixa.

Nelogica

A oferta primária também pode acontecer depois do IPO, pelo processo conhecido como follow-on, contudo, não deve ser confundido com a oferta secundária.

O follow-on acontece quando após fazer o IPO a empresa emite mais títulos na bolsa a fim de aumentar o capital. Ou seja, a própria empresa que detém os novos ativos que foram lançados no mercado. Além disso, o follow-on não precisa necessariamente ser público, isso acontece na chamada oferta restrita. 

Em seguida, começa a oferta secundária, que resumidamente é a compra e venda de ações entre os próprios acionistas. Desta forma, o dinheiro circula entre os investidores e não vai mais para o caixa da empresa. É geralmente nesse mercado que a maioria dos investidores faz as suas negociações.

Oferta Pública Secundária

Logo, a oferta secundária é quando as ações já se encontram disponíveis no mercado, ou seja, os títulos são emitidos anteriormente e, logo após, as ações são ofertadas. Então, o investidor faz uma aplicação nas ações da empresa e passa a ser sócio minoritário.

Guia Bolso

O mercado secundário acontece quando esse sócio decide diminuir sua participação e vender as suas ações. Como resultado, o dinheiro circula entre os investidores. E por ser uma oferta pública, todo o procedimento precisa ser regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários, o CVM, cuja finalidade é disciplinar e fiscalizar esse mercado de valores.

Depois que é feito o anúncio e o registro, a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, anuncia então o cronograma de atividades relacionadas. Também há necessidade de informações importantes como um prospecto, com a participação a ser vendida e o valor dos ativos, por exemplo.

Em suma, isso gera o principal benefício da oferta pública secundária que é o aumento de liquidez dos ativos. Resumidamente, isso acontece porque um grande investidor oferece a sua participação para outras pessoas. Dessa forma, há um número de papéis maior em livre negociação, facilitando a venda.

Como funciona a regulamentação

Investidor Independente

Como já dito anteriormente, o órgão responsável por regulamentar tanto a oferta pública secundária como a oferta primária, é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Sobretudo, seu objetivo principal é garantir um ambiente que seja justo e democrático, para que assim todos os investidores possam participar da compra e venda de ativos.

Para isso acontecer, a CVM precisa tomar uma série de medidas, como, por exemplo, a garantia de acesso às informações sobre as empresas e exige o registro de quase todas as empresas na Comissão.

Entram nas exceções ao registro as empresas de características específicas, por exemplo, a oferta pública de valores mobiliários de empresas de pequeno porte ou micro empresas.

Oferta Pública x Oferta Restrita

Oferta secundária de ações: o que é e como funciona?

The Capital Advisor

Como já foi explicado, a IPO é a Oferta Pública Inicial, ou seja, em seu próprio nome diz que a oferta é pública, sem restrições. O follow-on pode ser tanto uma oferta pública como uma oferta restrita.

Oferta Pública

Primeiramente, é preciso saber o que é um home broker. Resumidamente, é um sistema de negociação de ativos, onde os investidores podem vender e comprar ativos, que não se resume apenas em ações. Com o acesso ao home broker de alguma corretora de sua preferência é possível fazer a reserva das ações e participar da compra. 

Como é pública, a oferta precisa ser registrada no CVM e na B3. Posteriormente, a empresa tem que emitir o prospecto, avisos ao mercado, ter o banco coordenando a oferta além de detalhar o número de ações, preços e objetivo dessa emissão. Como se mostra necessário na Instrução CVM 400, de 29 de dezembro de 2003.

Oferta Restrita

Essa modalidade também é conhecida como distribuição com esforços restritos. Nesse caso, a empresa pode decidir vender os papéis a apenas um grupo seleto de investidores.

Desta forma, só quem pode participar desta oferta são os acionistas da empresa ou um investidor qualificado, ou seja, aquele que já tem R$ 1 milhão investido.

Além disso, ela só pode ser oferecida para 75 investidores e apenas 50 podem de fato adquirir os papéis. Esse é um dos casos em que a empresa não tem obrigação em apresentar publicamente os detalhes da operação.

Principais vantagens da oferta secundária de ações

Oferta secundária de ações: o que é e como funciona?

Target Invest

Liquidez

Sem dúvidas, o aumento de liquidez é uma das principais vantagens dessa oferta. Nesse sentido, um acionista oferta suas ações para o público geral de investidores, tornando os papéis mais líquidos. Dessa forma, o número de ações em negociação aumenta, gerando o free float.

Mudança na composição acionária

Isso acontece quando o governo faz parte da composição acionária e decide vender sua participação, como resultado de um possível conflito de interesses entre a função social do governo e a função de lucro da empresa. E é visto com bons olhos pelo mercado.

Transformando ações em dinheiro

A vantagem para o investidor que está vendendo as ações é conseguir transformá-las em dinheiro, sendo o que ele almeja com a venda das ações. Essa é uma grande vantagem para os investidores que estão negociando, para a empresa não há necessariamente uma grande vantagem além da própria liquidez.

Como investir na oferta secundária de ações?

Oferta secundária de ações: o que é e como funciona?

Folha de Boa Vista

É no mercado de ofertas secundárias que acontecem a maioria das negociações. Primeiramente, porque a IPO acontece apenas uma vez e mesmo quando a empresa emite mais ações, mas não acontece com recorrência. Outro motivo é a liquidez dos ativos, ou seja, a facilidade e velocidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro novamente.

Para começar a investir em ações no mercado secundário é recomendado conhecer o seu perfil de investidor. Isso irá te auxiliar como um indicativo sobre o quanto de risco você está disposto a correr nos seus investimentos.

Logo depois, é hora de definir seus objetivos com o investimento. Isso serve para você analisar melhor e escolher dentre as tantas opções de investimento diferentes. Fazendo isso já com o objetivo em mente sem dúvida te ajuda a encontrar a aplicação ideal.

Qual é a oferta secundária de ações para você?

Então, chegou a hora de pesquisar bastante as empresas para poder escolher em quais ativos investir e depois é a hora de escolher a corretora em que vai abrir a sua conta.

Na hora de escolher a sua compra é importante sempre ler o prospecto da oferta de modo a verificar, por exemplo, como funciona a empresa ou Fundo de Investimento. Também é importante saber informações como em qual área atua, como esses valores captados vão ser utilizados e últimos resultados.

Além disso, também é possível achar informativos sobre a oferta feitos por profissionais do mercado, como analistas. Depois disso você começa suas negociações por meio do home broker, que faz a ponte entre a bolsa de valores e a sua carteira na corretora.

Agora que já sabe mais um pouco sobre a oferta secundária de ações confira esse post com dicas para investir bem: Regras para investidores: o que seguir para investir bem

Fontes: Investidor Sardinha; Eu Quero Investir; Investidor.gov; Renova Invest e Suno.

Imagem: Exame; Nelogica; The Capital Advisor; Target Invest e Folha de Boa Vista.