Como os Estados Unidos é uma potência mundial, consequentemente, as bolsas americanas estão entre as maiores bolsas de valores do mundo. Dessa maneira, devido à influência econômica dos EUA, é fundamental que os investidores brasileiros conheçam as bolsas norte-americanas.
Além disso, os brasileiros podem optar por investir nas bolsas norte-americanas como uma forma de proteção de capital, contra as oscilações no mercado nacional.
Investir no exterior pode também ser uma boa maneira de diversificar a carteira de investimentos. Afinal, a diversificação de ativos é tida como uma das melhores formas de se proteger contra as variações do mercado.
Principais bolsas americanas
Dentre as principais bolsas americanas, temos:
1- NYSE
A New York Stock Exchange – NYSE, é a maior bolsa de valores do mundo. Além disso, é a bolsa mais antiga dos Estados Unidos, já que foi criada em 1792.
O seu primeiro índice foi o NYSE Composite, no ano de 1966. Em resumo, a NYSE está localizada na Wall Street, em New York e, desde o ano de 2006, é administrada pela NYSE Euronext, um conglomerado de bolsas de valores da Europa.
A importância da bolsa americana pode ser sentida ao considerarmos que o seu market share chega próximo a US$ 20 trilhões. Desse modo, a NYSE possui mais de 2. 700 empresas listadas, o que resulta no volume de negociações de cerca de US$ 170 bilhões.
Algumas companhias gigantes como a Coca-Cola, Disney, Boeing e Walmart estão entre as empresas listadas na NYSE. Exatamente por contar com empresas enormes, a NYSE serve como um termômetro do desenvolvimento econômico e influencia as demais bolsas americanas.
2- NASDAQ
A National Association of Securities Dealers Automated Quotations ou simplesmente NASDAQ, é a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos. A NASDAQ foi criada em 1971 e atualmente pertence ao NASDAQ OMX Group, responsável por controlar outras bolsas de valores na Europa.
Em síntese, a NASDAQ possui um grande volume financeiro diário e as principais empresas-norte americanas das áreas tecnologia, telecomunicações e eletrônica estão listadas nela. Alguns exemplos são a Amazon, Facebook e Apple.
Enfim, a NASDAQ usa o índice NASDAQ Composite e o NASDAQ 100. Sendo que, o NASDAQ Composite reflete o desempenho das empresas de tecnologia, ao passo em que, o NASDAQ 100 reflete a performance de apenas 100 empresas.
Uma diferença marcante entre as duas bolsas norte americanas, é que a NYSE possui mais empresas tradicionais e serve de parâmetro para esse setor.
Já a NASDAQ é tida como a bolsa da nova economia, justamente por possuir ações de empresas tecnológicas. No entanto, a NYSE vem buscando meios de aumentar as empresas de tecnologia, entretanto, a NASDAQ ainda domina o setor.
Por que investir nas bolsas americanas
O primeiro bom motivo para se investir nas bolsas norte-americanas, são as empresas de peso listadas. Gigantes em seus setores, como a Amazon e a Disney, têm menos probabilidades de passarem por baixas permanentes. Ou seja, as ações dessas empresas possuem uma certa segurança.
Além disso, investir em bolsas americanas é uma maneira de diversificar a carteira de investimentos. Essa diversificação pode ser feita também com ações de bolsas europeias ou asiáticas, por exemplo.
Por fim, existe ainda a proteção de capital. Desse modo, alocando parte do seu capital no exterior, ao ocorrer oscilações econômicas no Brasil, o dinheiro que está investido no exterior estará protegido.
Como investir nas bolsas norte americanas
Para investir nas bolsas americanas existem alguns caminhos:
1- Corretora internacional
A primeira maneira de investir nas bolsas americanas é abrindo uma conta em uma corretora nos Estados Unidos. Não se preocupe, isso não é ilegal, mas é um pouco burocrático.
Primeiramente, é preciso analisar detidamente as corretoras e escolher uma confiável. Depois disso, é só criar uma conta. Nessa abertura de conta, podem ser solicitados o envio de alguns documentos.
Depois de finalizar a abertura de conta, é preciso fazer uma transferência internacional. Por fim, basta entrar na sua conta na corretora e ter acesso a diversos ativos como ações e títulos de renda fixa.
2- ETFs
Os Exchange Traded Funds (ETF), são uma maneira simples de investir no exterior através da bolsa de valores brasileira. Em resumo, ETFs são fundos de índices, ou seja, eles replicam algum índice em específico.
Alguns ETFs seguem índices norte-americanos, portanto, ao investir nesses ETFs, o investidor estará aplicando no mercado norte-americano indiretamente.
3- BDR
Os Brazilian Depositary Receipts (BDR), são espécies de certificados que representam ações de empresas internacionais. Dessa maneira, as ações não são de fato negociadas na B3, mas são representadas pelos BRDs.
Através dos BDRs, o investidor pode alocar parte do seu capital em investimentos nos Estados Unidos, sem precisar passar pela burocracia de abrir uma conta no exterior.
E aí, curtiu aprender sobre as bolsas americanas? Então, aproveite para descobrir algumas boas ações americanas para iniciantes:
Enfim, agora que você já sabe como funciona as maiores bolsas de valores norte americanas, aproveite para aprender como Investir no exterior – Como funciona, vantagens e formas de investir
Fontes: Suno, Capital research, Nelogica e Remessa online