Cascata de disponibilidade: o que é, como funciona e efeitos

18 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 3 seg


A cascata de disponibilidade é um fenômeno psicológico. Em resumo, quanto mais vezes somos expostos a uma certa ideia, mais abertos estamos para aceitá-la como verdade.

Em outras palavras, quando ouvimos repetidamente algo, tendemos a acreditar que aquilo seja verdade, mesmo que não seja. Na prática, a cascata da disponibilidade é irmã da heurística da disponibilidade.

Em resumo, de acordo com essa heurística, o ser humano tende a determinar a probabilidade de algo ocorrer de acordo com a facilidade com que lembra de um evento parecido que ocorreu no passado.

Portanto, essa heurística e a cascata da disponibilidade se retroalimentam.

Isso porque, enquanto a heurística da disponibilidade usa a cascata para executar essa conta mental, a cascata se manifesta por meio da heurística. Sendo assim, uma precisa da outra para existir.

Sendo que a cascata da disponibilidade é o cerne da discussão sobre as distorções das notícias na internet. Isso porque, por meio da internet nós temos acesso a tantas informações e nem todas são verdadeiras.

Cascata de disponibilidade na prática e exemplos

Podemos perceber a cascata de disponibilidade no mercado financeiro quando os produtos são oferecidos para os clientes.

Por exemplo, certo produto financeiro pode ser bem atrativo e oferecer bons retornos. No entanto, toda aplicação tem um risco.

A questão é que, ao oferecer esses produtos, pode ser que a empresa não destaque quais são os riscos, preferindo evidenciar apenas as possibilidades de ganho.

Por exemplo, o COE – Certificado de Operação Estrutural é um produto financeiro feito por bancos e corretoras. Em resumo, ao investir em um COE você pode ter um retorno acima da Selic.

Contudo, assim como outros ativos, existem riscos. Mas na hora de oferecer esse produto para os clientes, os bancos e corretoras muitas vezes falam que os COEs são:

  • Ativos sem perda

  • Podem gerar retornos acima da média

Essas duas afirmações não são exatamente mentiras, mas não correspondem totalmente à verdade.

Efeitos da cascata de disponibilidade

A cascata de disponibilidade faz com que as pessoas acreditem em coisas que nem sempre são verdadeiras.

Por exemplo, a pessoa que passa anos ouvindo que a poupança é um bom investimento, passa a realmente acreditar nisso. Dessa forma, quando pensam em investir, essa pessoa pensa na poupança. 

Além disso, a cascata de disponibilidade também afeta o consumo das pessoas.

Por exemplo, as propagandas e comerciais repetem a anos que a comemoração de datas como aniversário, dia dos namorados, natal e afins, exige um presente.

Ou seja, é como se não houvesse comemoração, a não ser que haja a compra de presentes. Sendo assim, somos instigados a consumir em todas as datas comemorativas.

É claro que não há problema nenhum em presentear quem você ama, se você tiver dinheiro para isso.

O problema é que existe praticamente uma obrigação de comprar presentes em todas as datas comemorativas. Isso faz com que muitas pessoas gastem mais do que têm.

Sendo que, na verdade, não é obrigatório dar um presente para que uma data comemorativa seja aproveitada!

Como se evitar?

Como a cascata de disponibilidade consiste em acreditar em algo que não é exatamente verdade, ele pode afetar a vida pessoal, profissional e financeira.

Portanto, é essencial tentar evitar a cascata de disponibilidade.

Uma das formas de fazer isso, é procurar por informações em locais de confiança. Em outras palavras, evite as informações de sites, vídeos e redes sociais suspeitas.

Além disso, você deve verificar com outras fontes confiáveis se a informação está correta. Isso porque, até mesmo a forma de passar a informação pode causar a cascata de disponibilidade.

Por exemplo, a poupança é vista como um ótimo investimento. Em certas situações, ela realmente é uma boa opção. Mas no geral, o rendimento é muito baixo, então como investimento ela não é uma boa opção.

Perceba que não é mentira que a poupança é uma boa opção de aplicação. Mas ela não é boa em todas as situações. De fato, existem opções muito melhores.

LEIA MAIS

Efeito holofote: aprenda o que é e como funciona!

Efeito backfire: descubra o que é e como funciona

Viés do otimismo: entenda o que é, como surge e seus efeitos

Efeito IKEA: o que é e como afeta as suas finanças?

Efeito de enquadramento: saiba o que é e como te afeta

O que são os efeitos placebo e nocebo?

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Fontes: Mais retorno, Rd news e The cap.