Stop loss, o que é? Como funciona, riscos e diferenças entre stop gain

8 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 32 seg


O stop loss é um tipo de ordem de venda, onde os ativos que estão se desvalorizando são colocados à venda automaticamente quando atingem um preço previamente estabelecido pelo investidor. Sendo assim, o stop loss é um mecanismo usado para evitar grandes prejuízos. 

Como os preços dos ativos de renda variável oscilam constantemente, por vezes o investidor aplica em um ativo acreditando que ele irá se valorizar, mas seu preço cai. Nesse contexto, o investidor pode definir o limite de perda aceito por ele. 

As oscilações de preços são normais na renda variável e isso não faz muita diferença para os investidores adeptos do Buy and Hold, já que eles pensam no longo prazo. Já para quem investe a curto e médio prazo, as oscilações podem trazer grandes prejuízos e, por isso, eles podem ter que recorrer ao stop loss.

O que é stop loss?

O termo stop loss significa parar a perda e é utilizado para evitar que o investidor perca muito dinheiro com a desvalorização de suas ações. Dessa maneira, o stop loss é uma ordem de venda efetuada automaticamente, quando o ativo atinge o valor previamente definido pelo investidor. 

stop loss

Trader Brasil

Considerado como um mecanismo de proteção contra perdas resultantes das oscilações de preços dos ativos de renda variável, o stop loss é usado sobretudo por investidores de curto e médio prazo. Isso porque as oscilações de preços não são tão importantes para os investidores de longo prazo, como os holders. 

Como funciona?

Para registrar um stop loss, o investidor precisa determinar qual o limite de perda que ele está disposto a sofrer com determinado ativo. Feito isso, basta lançar uma ordem de venda no home broker e colocar o prejuízo máximo anteriormente definido.

Desse modo, se a ação atingir o preço estabelecido, o limite de perda se torna uma ordem de mercado, logo a ação é vendida pelo preço de mercado.

Ou seja, a ação é vendida automaticamente pelo melhor preço encontrado no mercado naquele momento, mesmo que seja um pouco mais baixo do que o preço limite estabelecido.

Vamos para um exemplo prático. Suponhamos que você comprou as ações da empresa X por R$ 50,00 e definiu que aceita uma perda máxima de 10%. Esse limite de perda varia de acordo com o investidor, não existe um consenso em relação ao valor ideal.

stop loss

Canal de alta

Dessa forma, você programou o stop loss para R$ 45,00. Se as ações subirem, seus lucros aumentam, mas se elas baixarem, sua perda máxima será os 10% estipulados. Como os papéis poderiam continuar caindo, o stop loss impede um prejuízo maior.

Além do preço limite, é preciso que você informe também o valor de disparo. Em síntese, o valor de disparo funciona como um gatilho para que a ação seja posta à venda e seja vendida pelo preço limite estabelecido.

O valor de disparo é necessário, pois, em momentos de forte oscilação, até a ação ser vendida, pode ser que ela tenha se desvalorizado mais do que o preço limite. Portanto, se o valor de disparo for maior do que o preço limite, a probabilidade da ação ser vendida pelo preço limite é maior.

Stop loss, gain e móvel

Como dito anteriormente, o stop loss serve para determinar o limite de perda aceito pelo investidor. Por outro lado, o stop gain serve para estabelecer a venda de uma ação quando ela se valorizar. O objetivo é vender a ação antes que seu preço baixe e o investidor perca a valorização obtida até então.

Ambas as estratégias são usadas, principalmente, por investidores de curto e médio prazo. Sendo que o funcionamento dos dois mecanismos é similar, só que um limita a perda e o outro limita os ganhos. 

Eu sem fronteiras

Por fim, a ordem de stop móvel, também chamado de trailing stop, é o ajuste do stop loss de acordo com a valorização do ativo. Ou seja, a diferença entre o stop loss normal e o móvel, é que  o stop loss normal é fixo.

Já no stop móvel, a pessoa consegue mudar o stop loss enquanto o preço das ações oscilam para cima. Sendo assim, é possível aumentar ainda mais os lucros e minimizar os prejuízos. 

Riscos

Ao utilizar o stop loss, o investidor corre o risco de vender uma ação antes do momento e ter perdas desnecessárias. Por isso, o mais recomendado ao se investir em ações é o foco no longo prazo. 

Trade smart online

Com essa estratégia, você não vai precisar se preocupar com as constantes oscilações, pois ao investir em empresas com bons fundamentos, a tendência é que elas se valorizem ao longo dos anos. Para investir com foco no longo prazo, é essencial realizar uma análise fundamentalista.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Rico, Clear e Toro radar

Imagens: Trader Brasil, Bull market brokers, Canal de alta, Trade smart online e Eu sem fronteiras