Swing trade, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

25 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 38 seg


As operações de swing trade são realizadas no curto ou médio prazo por investidores que buscam lucrar com a valorização dos papéis. Para isso, eles se baseiam principalmente na análise técnica

Uma das principais diferenças entre swing trade e day trade, é a duração das operações. Enquanto o trader compra e vende as ações no mesmo dia, quem faz swing trade compra os ativos e vende depois de alguns dias ou semanas. 

Apesar de ser mais vantajoso do que as operações de day trade, o swing trade é desvantajoso se comparado aos investimentos de longo prazo. Isso porque o swing trade possui mais custos e é mais arriscado. 

O que é swing trade?

Swing trade são as operações de curto ou médio prazo na bolsa de valores. Os investidores que realizam essas operações estão no meio termo entre os especuladores e os investidores de longo prazo, apesar de estarem mais próximos da especulação. Geralmente, as operações de swing trade duram alguns dias ou semanas. 

Swing trade, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

Economia sem segredos

O objetivo é comprar as ações e vender quando elas se valorizarem. Sendo assim, o investidor analisa as ações sobretudo por meio da análise técnica e compra os papéis que ele acredita que irão se valorizar no curto ou médio prazo. Depois disso, ele acompanha as cotações e vende os ativos quando se valorizarem.

Apesar do swing trade ser muito utilizado na bolsa de valores, ele não é a estratégia de investimentos mais recomendada. O ideal para quem deseja construir um patrimônio, é investir com foco no longo prazo.

Entretanto, se você quer fazer operações de swing trade, é preciso estar disposto a perder. Isso porque, como o swing trade é realizado com ativos de renda variável, ele pode proporcionar grandes lucros ou altos prejuízos.

Como funciona?

Nas operações de swing trade, o investidor se baseia na análise técnica para encontrar tendências de valorização de ações. Dessa forma, ele compra ações no lote padrão de 100 ou então compra quantidades menores no mercado fracionário. Depois disso, ele acompanha o mercado e espera pela valorização dos ativos. 

Capital research

Assim como as demais operações na bolsa, o swing trade também possui alguns custos. O primeiro deles é a taxa de corretagem, cobrada a cada compra ou venda de ações.

O valor cobrado varia de acordo com a corretora e algumas já zeraram essa taxa. Outro custo ao investir, é a taxa de custódia, um valor cobrado pelas corretoras pela guarda das ações. Existe ainda a alíquota de 15% de Imposto de Renda nas operações acima de R$ 20 mil por mês.

Como são operações mais arriscadas do que investir para o longo prazo, o swing trade não é voltado para todos os perfis de investidores. Dessa maneira, geralmente quem realiza esse tipo de operação, possui um perfil mais arrojado, que aceita correr grandes riscos em troca do potencial de altos retornos financeiros.

Diferenças entre swing, day e position trade

Os objetivos das operações de swing trade são os mesmos que as operações de day trade. Desse modo, ambas as operações visam ganhos altos em pouco tempo, com a valorização de ativos na bolsa. Além disso, os dois tipos de operações se fundamentam na análise técnica para identificar tendências no mercado.

A diferença principal entre as duas operações, é que no day trade as operações possuem durabilidade de apenas um dia. Ou seja, o trader compra um ativo e o vende alguns minutos ou horas depois.

Devido à duração das operações, o trader precisa estar sempre alerta às variações constantes do mercado. Em contrapartida, as operações de swing trade duram dias ou semanas e o investidor foca mais nas tendências do mercado de maneira geral. 

Saúde mais ação

Outra diferença entre eles, é o uso da análise técnica. Ambos usam gráficos para fundamentar suas decisões. Porém, o trader usa gráficos intradiários, onde as oscilações de preços são representadas em intervalos curtíssimos. Por outro lado, quem faz swing trade normalmente usa gráficos com espaçamentos mais longos.

Por fim, temos ainda o position trade, que possui os mesmos objetivos que o swing trade e o day trade. A diferença é que as operações possuem uma durabilidade de semanas ou meses. Isso significa que as chances de acertar podem ser maiores do que o day trade e swing trade.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do swing trade em comparação com o day trade é a duração da operação, que resulta em maiores chances de acertar na valorização de um ativo. Em resumo, como o trader realiza operações de um único dia, existe uma certa ansiedade para entrar ou sair de uma posição no momento certo.

No swing trade, o investidor tem mais tempo para realizar a sua compra ou venda e não precisa acertar o movimento do ativo em um dia.

Outra vantagem em comparação com o day trade, é que as operações de swing trade exigem menos dedicação. Como o trader compra e vende no mesmo dia, o investidor precisa estar constantemente atento às negociações.

Já no swing trade, o investidor não precisa ficar o tempo todo olhando o home broker. Por outro lado, em comparação com investimentos de longo prazo, as operações de swing trade possuem diversas desvantagens. Primeiramente, temos as questões dos custos.

Swing trade, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

The cap

Ao realizar diversas operações por mês, o investidor precisa pagar mais taxas de corretagem e emolumentos do que os investidores de longo prazo. Afinal de contas, a intenção dos investidores de longo prazo é comprar ações e ficar com elas durante muitos anos.

Outra desvantagem é o risco de ter prejuízos. Como trata-se de operações de curto ou médio prazo, as chances do investidor sair no momento errado das operações ou não acertar na previsão de ganhos, é grande. Por isso, investir no longo prazo é mais recomendado e lucrativo.

Agora que você sabe as vantagens e desvantagens dessas operações de curto ou médio prazo, aprenda sobre a estratégia de Buy and Hold – O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Fontes: Clear, Btg pactual digital e Infomoney 

Imagens: The cap, Modal mais, Capital research, Economia sem segredos e Saúde mais ação