Como sair da pobreza e enriquecer

4 de maio de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 27 seg


Quase todo mundo sonha em sair da pobreza e ficar rico. Mas, pouca gente sabe como chegar lá. Neste artigo, eu vou te mostrar o que fazer para deixar de ser pobre e enriquecer. Você vai aprender que existem algumas formas de ganhar dinheiro e os investimentos são apenas um dos caminhos.

Pode até parecer papinho de autoajuda sobre ficar rico. Mas, acredite: são dicas valiosas que eu mesmo tenho aplicado na minha vida e que me ajudaram a ficar milionário, mesmo ainda sendo jovem.

Como ficar rico?

Sempre que falo sobre este tipo de assunto, eu alerto que ficar fico não é para qualquer pessoa. Quem ainda tem necessidades básicas, como, por exemplo, fazer 3 refeições decentes no dia, não tem nenhuma condição de enriquecer. Pelo menos, não por enquanto.

Então, não é a esse público que este artigo se destina. Estamos falando, aqui, de quem já tem o mínimo para viver, vestir, morar e se alimentar. E, para estas pessoas, eu vou me basear em alguns ensinamentos do Livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker.

1- Dinheiro não é para gastar!

A primeira grande lição, para quem quer ficar rico, é compreender que o dinheiro NÃO é feito para gastar. Ou seja, você não deve gastar TODO o dinheiro que ganha. Ao contrário, um dos caminhos da riqueza está em separar, todos os meses, um valor certo para investir. E isso precisa ser feito mensal e religiosamente.

2- Mude seu padrão de vida para ficar rico

Alinhado à primeira dica, está a necessidade de mudança do seu padrão de vida. Se, hoje, seu salário não está dando para investir, pagar todas as contas e ter seus momentos de lazer, você precisa, urgentemente, mudar o padrão. Ele está muito acima da sua realidade!

Esse é um dos processos mais doloroso de todos. Mas, não tem outro jeito. Você precisa fazer alguns cortes para que sua vida, de fato, “caiba” na sua renda.

3- O que os ricos fazem?

Outro ensinamento importante do “Os Segredos da Mente Milionária” diz respeito a você analisar o que os ricos fazem. Não o que falam, mas o que fazem. Se você começar a espelhar as atitudes e os comportamentos dos ricos, logo se verá caminhando em direção à riqueza.

Na maioria das vezes, os ricos fazem coisas parecidas, que colocam cada vez mais dinheiro no bolso deles. Fazendo essas mesmas coisas, você vai ter muito mais chance de enriquecer.

4- Se comprometa com a riqueza!

Antes de deixar de ser pobre e passar a ganhar muito dinheiro, você precisa tomar uma decisão. Você precisa se COMPROMETER com a riqueza! Isso significa que o desejo de sair da pobreza e enriquecer deve ser muito maior que qualquer obstáculo que você vai enfrentar.

Aliás, outro diferencial dos ricos é que eles sempre estão focados em encontrar soluções, ao invés de enxergar apenas os problemas. Comece a ver as coisas dessa forma e você vai estar mais perto da riqueza.

5- Cresça e se desenvolva

Além de tudo que já falamos, as pessoas ricas têm outra coisa em comum. Elas sempre estão procurando se desenvolver, por meios próprios, sem depender de terceiros. Então, se você quer enriquecer, não fique esperando que alguém pegue sua mãozinha e te conduza.

Seja um constante curioso, questione, pesquise, adquira conhecimento e se desenvolva. Isso vai fazer você ganhar mais dinheiro, crescer e enriquecer.

Leia também: Frases sobre investimentos para inspirar e motivar

6- Seja persistente e generoso para sair da pobreza e enriquecer

Por fim, uma dica pessoal é que você seja SEMPRE persistente. Eu não conheço nenhuma pessoa bem sucedida que cresceu e enriqueceu sem persistência.

Para qualquer coisa que se propuser a fazer, você precisa lidar com a frustração. Isso faz parte do crescimento. Se não deu certo na primeira, tente de novo. E de novo, e de novo, e de novo… uma hora você vai vencer, nem que seja pelo cansaço.

E, tenha uma coisa em mente: você não vai chegar muito longe se não for generoso. Isso parece bobagem, mas é uma grande verdade. E falo por experiência própria. Na minha jornada de diretor de empresa e empresário, eu sempre tive essa mentalidade. Eu ajudei muita gente, fiz várias pessoas enriquecerem e, também, fui muito ajudado por pessoas generosas.

No longo prazo, você vai colher muitos frutos se agir dessa forma com as pessoas que estiverem ao seu redor. E isso pode ser a diferença entre enriquecer ou viver uma vida inteira de pobreza e limitações. Pense nisso.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) para entender melhor sobre como sair da pobreza e enriquecer.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: “Princípios”: ensinamentos de Ray Dalio para alcançar o sucesso