Frases sobre investimentos para inspirar e motivar

30 de março de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 15 min, 2 seg


Existem muitas frases sobre investimentos e dinheiro em geral que podem te ajudar a lidar melhor com suas economias, a planejar seus investimentos e mudar a sua perspectiva sobre sua vida financeira.

Essas frases são de pessoas renomadas no mundo das investimentos e das finanças e funcionam como verdadeiros ensinamentos, caso você as aplique em sua vida.

Quer conhecer frases que possam te ajudar na tua jornada como investidor? Confira abaixo algumas das frases:

45 frases sobre investimentos para inspirar e motivar

1) “Desenvolva o sucesso a partir do fracasso. Desencorajamento e fracasso são dois dos mais importantes degraus na escada do sucesso.”

Essa frase é de Dale Carnegie, autor de livros de sucesso como, por exemplo, “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Carnegie defende a ideia de que ter uma reação positiva frente ao fracasso e ao desencorajamento é uma forma de se desenvolver.

2) “Fracasso não é o resultado – fracassar é não tentar. Não tenha medo de falhar.”

A frase acima é de Sara Blakely, CEO da Spanx. Para ela, o fato de não tentar algo é que caracteriza o fracasso, já que o resultado da tentativa pode te ajudar a se desenvolver como ser humano. Ou seja, é melhor tentar e aprender qual o resultado, do que ter medo de falhar e continuar na mesma.

3) “O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

O empresário Vidal Sassoon defende a ideia de que sem trabalho não é possível conquistar o sucesso. Isso porque o sucesso é fruto do trabalho. Não adianta ter a ilusão de que o sucesso irá cair do céu, é preciso correr atrás, se esforçar e lutar para conquistar o que você deseja.

4) “Cuidado com as pequenas despesas, pois um pequeno vazamento pode afundar um grande navio.”

A frase de Benjamin Franklin alerta para o fato de que os pequenos gastos, quando somados, podem representar uma grande despesa. É preciso ter uma administração financeira que englobe todos os tipos de gastos e ficar atento para não perder o controle.

5) “O mercado de ações foi feito para transferir dinheiro dos investidores ativos para os pacientes.”

Essa frase pertence a um dos maiores investidores do mundo: Warren Buffett, investidor e diretor executivo da Berkshire Hathaway.

Buffett é um exemplo vivo de que investir é algo para o longo prazo e essa frase exemplifica bem o seu pensamento: enquanto os investidores ativos realizam várias operações e, por vezes perdem dinheiro, os investidores pacientes lucram no longo prazo.

6) “Se você almeja ser rico, pense em poupar assim como você pensa em ganhar (dinheiro).”

Essa frase de Benjamin Franklin expressa uma verdade que muitos preferem ignorar: não adianta apenas desejar ser rico, é preciso agir para isso. A maior parte das pessoas almejam a riqueza, mas poucas realmente se esforçam para enriquecer.

É muito fácil pensar em ficar rico e desejar tudo o que a riqueza proporciona. Mas poupar e se organizar financeiramente não é tão fácil. Sendo assim, se você realmente quer ficar rico, é preciso não apenas pensar em dinheiro, mas se organizar e poupar e fazer o seu dinheiro render por meio de bons investimentos.

7) “Quando você acredita em algo, acredita até o fim. Não dê margem para nenhum tipo de dúvida.”

A frase acima é um verdadeiro ensinamento de Walt Disney. Somos assolados pela dúvida em vários momentos de nossa vida, mas em certas situações, não podemos dar espaço para a dúvida, é preciso acreditar até o fim.

8) “Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização.”

Essa é uma frase do empresário e filantropo William Clement Stone. Muitas pessoas possuem apenas sonhos, mas não objetivos. A diferença entre eles é que os sonhos ficam apenas no imaginário, já ao definir um objetivo, você estabelece um plano para que ele se torne real.

9) “Eu não estaria onde estou se eu não tivesse falhado – e muito. O bom e o ruim fazem parte da equação do sucesso.”

O ensinamento do empreendedor Mark Cuban ressalta a importância de saber como lidar com os erros. É normal sentir medo de errar, mas o fato é que aprendemos muito quando cometemos erros e o caminho para o sucesso é cheio de erros que contribuem para que o sucesso seja alcançado.

10) Frases sobre investimentos: A maioria das pessoas desiste quando elas estão próximas de alcançar o sucesso. Elas desistem a um passo da linha de chegada.”

A frase do empresário H. Ross Perot lembra a velha premissa do nadar, nadar e morrer na praia. Depois de muito baralhar por algo, a maior parte das pessoas acaba desistindo justamente quando seus esforços seriam recompensados. Não seja uma dessas pessoas.

11) “Ganhar não é tudo, mas querer ganhar é.”

A frase acima é de Vince Lombardi, primeiro treinador campeão do Super Bowl. O ensinamento contido nessa afirmação é que a vontade de ganhar é mais importante do que ganhar, pois a ausência dessa vontade, significa que as chances de você conseguir alcançar o que deseja são mínimas.

12) “Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido.”

Essa frase é da escritora Mary Ann Evans, conhecia pelo pseudônimo de George Eliot. A reflexão contida nessa frase é muito importante, principalmente para as pessoas que se acham velhas demais para correr atrás de novos objetivos. Se você ainda está vivo, então ainda existe tempo para se tornar o que poderia ter sido!

13) “Um plano razoável executado hoje é melhor que um plano perfeito que sempre fica para a semana que vem.”

O ensinamento do militar norte-americano George Patton é muito importante para quem acha que perfeição é tudo na vida, mas fica postergando. Fazer de forma razoável e colher os resultado disso é muito mais proveitoso do que não fazer nada, só ficar adiando.

14) “Eu não sou um produto de minhas circunstâncias. Eu sou um produto de minhas decisões.”

O autor da frase acima é o escritor Stephen Covey e defende a ideia de que as pessoas são resultado de suas decisões e não das circunstâncias. É muito fácil culpar as circunstâncias, por exemplo, pelo seu fracasso em algo. Mas você vai evoluir muito mais se assumir que foram suas decisões que te levaram até ali e aprender com o que ocorreu.

15) “Duas estradas divergiam em uma bifurcação, e eu peguei a menos percorrida. E isso fez toda a diferença.”

O poeta Robert Frost, defende a ideia de que ao escolher um caminho pouco explorado, as suas chances de se destacar são muito maiores do que se escolher o mesmo caminho que os demais.

16) “Se você faz o que sempre fez, vai ter o que sempre teve.”

Essa frase do estrategista e escritor Tony Robbins pode ser aplicada em vários aspectos de nossas vidas. Por exemplo, se você continua sem ir para a academia e comendo besteiras, então vai continuar com o corpo que tem, não vai acordar milagrosamente com músculos por todo o corpo.

A mesma premissa se aplica no mercado financeiro: se você nunca investe e gasta mais do que ganha, a sua situação financeira vai continuar a mesma, você não vai acordar milionário da noite para o dia.

17) “Eu acredito muito na sorte, e descobri que, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho.”

Thomas Jefferson, ex-presidente dos EUA, fala sobre a relação entre trabalho e sorte. Dificilmente a sorte vai chegar até você se passar o dia todo no sofá vendo televisão. É preciso trabalhar, correr atrás do que quer para que a sorte apareça.

18) “A vida não é sobre ter, é sobre dar e ser.”

De acordo com o escritor e empresário Kevin Kruse, para ter uma vida bem sucedida, você deve focar em dar e ser e não em apenas possuir coisas. O que você é e como você contribui para a vida de outras pessoas é mais importante do que as coisas que você compra.

19) “A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.”

A frase do inventor e empresário Steve Jobs não poderia ser mais verdadeira! Se você não ama o que faz, fica difícil se dedicar a fazer um excelente trabalho. Por isso, descubra quais são as coisas que você gosta e encontre meios de trabalhar com elas.

20) “Você pode ficar desapontado se falhar, mas você está condenado se não tentar.”

A frase da soprano norte-americana Beverly Sills salienta a ideia de que tentar e falhar é muito melhor do que nem tentar. Você pode aprender com as falhas, mas se nem tentar, vai só continuar na mesma.

21) “Há apenas uma maneira de evitar críticas: não faça nada, não diga nada, e não seja nada.”

A frase de Aristóteles fala sobre a importância de saber lidar com as críticas. É claro que muitas vezes, as críticas são cruéis e injustas, mas saber lidar com elas é essencial para o seu desenvolvimento como ser humano.

22) “Mais importante do que quanto você ganha, é como você gasta”

Essa frase do empreendedor e investidor Conrado Navarro fala sobre o fato de que a forma com que você lida com as suas finanças é mais importante do que o seu salário.

Por exemplo, uma pessoa que ganha 3 mil reais por mês pode ser mais rica do que uma pessoa que ganha 8 mil reais por mês. Não adianta nada ter um salário mais alto se estiver todo endividado, enquanto uma pessoa com salário menor consegue economizar e investir mensalmente.

23) “Risco vem de você não saber o que está fazendo. Controle o seu dinheiro.”

Para o Warren Buffett, o maior risco no mercado financeiro é não saber o que está fazendo com o dinheiro. É preciso ir atrás de conhecimento e tomar decisões bem fundamentadas.

24) “Não há problema em celebrar o sucesso, mas é mais importante considerar as lições que podem ser aprendidas com o fracasso.”

Bill Gates reforça a importância de aprender com os fracassos. É claro que o sucesso deve ser celebrado, afinal de contas, você se esforçou para conquistá-lo. Mas é essencial se atentar para as lições que os fracassos podem ensinar.

25- Frases sobre investimentos: “Só sou rico porque sei quando estou errado. Basicamente eu sobrevivi por conseguir reconhecer os meus erros.”

A frase acima é do investidor George Soros e defende a ideia de que a capacidade de reconhecer os erros é essencial para a caminhada rumo ao sucesso.

26) “Líderes pensam e falam sobre soluções. Seguidores pensam e falam sobre problemas.”

De acordo com o empreendedor, Brian Tracy, de nada adianta só ficar reclamando dos seus problemas. Quem é líder de verdade, inclusive líder da própria vida, foca nas soluções. O fato é que o tempo que você leva reclamando dos seus problemas, poderia ser usado para encontrar soluções.

27) “Se você quer ser bem-sucedido, você precisa apostar em novos caminhos em vez de seguir pelos quais já conhece”

Este ensinamento é do magnata de negócios John Rockefeller. Encontrar o seu próprio caminho e experimentar coisas novas é essencial para quem deseja ser bem sucedido.

28) “Se você trabalhar duro e for determinado, você alcançará seus objetivos. Eu não acredito em atalhos.”

A empresária Isabel dos Santos defende a ideia de que a determinação e o trabalho duro são as chaves para alcançar seus objetivos, atalhos não existem. Esse ensinamento é muito útil para os investidores, já que no mercado financeiro existem vários atalhos que podem levar a grandes prejuízos.

29) “A razão número um para a maioria das pessoas não conseguirem o que querem é não saberem o que querem. Os ricos sabem claramente que querem dinheiro.”

T. Harv Eker autor do famoso livro Os segredos da Mente Milionária, fala sobre a importância de saber o que você quer. Inclusive, o seu livro é cheio de ensinamentos importantes, fica a dica de leitura!

30) “A maneira mais rápida de ganhar dinheiro é resolver um problema. Quanto maior for o problema a resolver, mais dinheiro você vai ganhar.”

As empresas resolvem problemas, é por isso que empreender é uma das melhores formas de enriquecer. Encontre um problema, crie uma solução e ganhe muito dinheiro vendendo essa solução para as pessoas. Esse é o ensinamento do escritor e palestrante motivacional, Steve Siebold.

31) “Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros.”

Este ensinamento de Benjamin Franklin é voltado para as pessoas que não entendem o valor de investir em conhecimento.

32) “A educação formal vai fazer você ganhar a vida. A autoeducação vai fazer você alcançar uma fortuna.”

A frase acima é do empreendedor e palestrante norte americano, Jim Rohn. A educação formal é importante, mas ela tem limitações. É preciso ir atrás de conhecimento por si mesmo e aprender com seus próprios erros para alcançar uma fortuna.

33) “Jamais gaste seu dinheiro antes de você possuí-lo.”

Este é mais um ensinamento importante de Thomas Jefferson. Com a facilidade do acesso ao crédito, é muito tentador sair comprando tudo o que der vontade. No entanto, esse comportamento pode resultar no acúmulo de vidas e no fim da sua saúde financeira.

34) “Em média, os milionários investem 20% de seu rendimento a cada ano. Suas fortunas não são medidas pela quantidade que ganham todos os anos, mas pela forma como eles poupam e investem ao longo do tempo.”

A frase do empreendedor e consultor financeiro Ramit Sethi destaca a importância de investir com foco no longo prazo, construindo um patrimônio aos poucos de forma constante.

35) “Sem sabedoria, o ouro pode ser rapidamente perdido por aqueles que o possuem, mas, com sabedoria, o ouro pode ser garantido por aqueles que não o têm.”

O escritor George S. Clason defende a importância de ter sabedoria na hora de lidar com o próprio dinheiro para que ele possa se multiplicar.

36) “É muito fácil ficar bem de vida lentamente. Mas não é fácil se tornar rico rapidamente.”

Mais um ensinamento do grande investidor Warren Buffett. De fato, ficar rico lentamente é fácil: basta poupar e investir todos os meses com foco no longo prazo. No entanto, ficar rico da noite para o dia não é fácil e pode ser bem desgastante mensal e fisicamente.

37) “Encontre líderes notáveis e uma missão para o longo da vida.”

Essa frase de Tom Gardner, da Motley Fool, é um ótimo ensinamento para empresários, pois ter líderes na sua empresa é essencial para o sucesso da companhia.

38) “A maioria das pessoas não consegue perceber que, na vida, não se trata de quanto dinheiro você ganha. Trata-se de quanto dinheiro você guarda.”

O empresário e investidor Robert Kiyosaki, fala sobre a importância de saber gerir o seu dinheiro, de poupar e investir bem. De nada adianta ganhar uma fortuna se você não souber administrar esse dinheiro.

39) “Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos”

A frase de Robert Brokamp, da Motley Fool, traz um ensinamento muito conhecido no mercado, mas que é sempre bom relembrar: diversifique a sua carteira de investimentos.

40) “Uma pessoa que nunca cometeu um erro, nunca tentou nada de novo.”

A frase acima é de Albert Einstein e assim como algumas outras frases acima, ressalta a importância que os erros têm em uma jornada. Os erros fazem parte da jornada de quem está tentando algo novo.

41) “Nós nos tornamos aquilo que pensamos.”

A frase do locutor e autor de rádio americano, Earl Nightingale é a pura verdade. O seu pensamento conduz as suas atitudes e as suas atitudes é que irão determinar quem você é. Portanto, cuidado com os seus pensamentos e com premissas que podem te atrapalhar.

42) “Não importa se você vai devagar, desde que não pare.”

De acordo com Confúcio, você deve seguir o seu próprio ritmo, o importante é não parar. Esse é um ensinamento muito valioso para a atualidade, onde estamos sempre comparando o nosso ritmo com o das outras pessoas e tentando seguir no mesmo ritmo do que os outros.

43) “Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.”

Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street, salienta a importância de ser paciente e não se deixar levar pelo efeito manada. Esse ensinamento é muito importante quando falamos sobre investimentos, pois o valor das ações que você tem em carteira e a paciência são mais importantes do que os modismos.

44)”Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado”

Por fim, para encerrar nossa lista, temos a frase do conselheiro financeiro, Michael Kitces, que defende a ideia de que investir é algo para o longo prazo. De fato, para construir um patrimônio sólido é essencial focar no longo prazo e não fazer especulações.

45) “Investir deve ser mais como ver a tinta secar ou assistir a grama crescer. Se você quer adrenalina, pegue $800 e vá para Las Vegas.”

Essa citação de Paul Samuelson sugere que investir no mercado financeiro deve ser uma atividade tranquila e paciente, comparável a observar processos lentos como a secagem da tinta ou o crescimento da grama. Por outro lado, se alguém busca emoção e adrenalina, a sugestão é que essa pessoa deveria pegar $800 e ir para Las Vegas, implicando que a cidade oferece experiências emocionantes e cheias de adrenalina.

Fontes: Renova Invest, Mais Retorno, iDinheiro