Econometria, o que é? Definição, como funciona, premissas e cálculos

23 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 56 seg


Econometria é o uso da matemática aplicada à economia. Por exemplo, usando a econometria, é possível testar hipóteses e, até mesmo, prever fenômenos econômicos.

Devido ao seu poder de correlacionar os dados, a econometria é usada como uma ferramenta na definição de políticas econômicas. Em síntese, entender sobre econometria é importante para todas as pessoas, inclusive os investidores.

Isso porque, como as políticas econômicas adotadas pelo governo impactam diretamente o mercado financeiro, a rentabilidade de um investimento também pode ser afetada.

Saiba mais sobre econometria, continue a leitura.

O que é econometria?

A econometria é a utilização de leis matemáticas nos modelos econômicos. Ou seja, é o uso da matemática na economia. O termo vem da junção das palavras gregas oikonomía e métron, que significam, respectivamente, economia e medição.

A utilização da econometria pode ser percebida no uso de estatísticas e equações em análises econômicas, que visam refletir as reais condições do mercado.

Portanto, a econometria pode ser vista como uma ferramenta que objetiva melhorar os modelos econômicos. Sendo assim, é usada para averiguar as relações econômicas na microeconomia e na macroeconomia.

Um nome importante da econometria é o de Trygve Haavelmo, ganhador do Nobel de Economia, de 1989. O economista norueguês aplicava em suas pesquisas a econometria para testar teorias econômicas e explicar como algumas delas, na realidade, são enganosas.

Como funciona a econometria?

A econometria é usada para encontrar soluções para os dilemas sociais. Dessa maneira, ela é uma ferramenta usada no desenvolvimento de políticas públicas. O seu uso se dá por meio de testes de hipóteses e simulações para, assim, encontrar uma solução aceitável.

O uso da econometria se baseia na coleta e na mensuração das variações que são testadas. Ocorre também o estabelecimento dos parâmetros que são usados.

Posteriormente, são feitos os testes das hipóteses e, por fim, chega-se ao resultado. Seguindo essa ordem, a econometria consegue verificar as validades das teorias econômicas e, ainda, prever quais serão as tendências futuras.

Por fim, a econometria pode ser separada nas vertentes:

  • Teórica: Responsável pela definição de como vai ser construído o modelo econométrico.
  • Aplicada: Já a vertente aplicada visa a aplicação prática da econometria, como, por exemplo, para prever o PIB ou a inflação.

Um dos exemplos mais célebres do uso da econometria, são os estudos que resultaram na Lei de Okun. Arthur Okun foi um economista que estudou a relação entre o aumento do PIB e a diminuição da taxa de desemprego.

O que são os modelos econométricos?

Os modelos econométricos são modelos estatísticos que utilizam dados históricos para prever tendências econômicas futuras. Isso permite aos economistas prever mudanças no produto interno bruto (PIB), taxas de inflação, níveis de emprego, entre outros indicadores econômicos.

Além disso, esses modelos ajudam a identificar relações causais entre variáveis econômicas, auxiliando na compreensão de como mudanças em uma variável afetam outra. Os modelos econométricos são essenciais para analisar e prever fenômenos econômicos, sendo uma ferramenta crucial para economistas, formuladores de políticas e analistas de negócios.

Quais são as premissas da econometria?

A premissa fundamental da econometria é a de que os dados sejam confiáveis. Afinal, somente com dados que representem a realidade é que os resultados serão coerentes.

Com dados confiáveis, a econometria é capaz de indicar a relação de dependência e causalidade entre as variáveis. Dessa forma, a relação entre essas variáveis é chamada de correlação.

A econometria pode ser usada em inúmeras situações, desde que as variáveis possam ser representadas numericamente. Para isso, temos a seguinte relação numérica:

  • 1: É quando as variáveis estão agindo na mesma direção e com a mesma intensidade;
  • 0: Ocorre quando as variáveis não exercem poder entre si;
  • -1: Por fim, o -1 representa as variáveis que agem em direções opostas, porém, com a mesma intensidade.

Regressão linear

Dentro da econometria, existem vários modelos diferentes, mas o principal é o de regressão linear. No modelo de regressão linear, temos o X que representa a variável explicativa independente. Além das letras E o Y, que representam a variável explicativa dependente.

Dessa maneira, temos a seguinte equação: Y = ax + b

O modelo de regressão linear também pode ser representado por uma linha reta por meio de pontos de dados. Sendo que, os pontos servem para representar os valores pareados das variáveis dependentes e independentes.

Quais são as limitações da econometria?

As limitações dos modelos econométricos incluem:

  • a qualidade dos dados coletados
  • a necessidade de confrontar dados qualitativos com dados numéricos ou monetários
  • a falta de respaldo dos resultados gerados pelas teorias econômicas amplamente aceitas
  • as próprias limitações da regressão linear
  • a dependência de dados históricos para fazer previsões futuras
  • a possibilidade de manipulação para apoiar uma agenda política específica
  • a autocorrelação dos resíduos
  • a heterocedasticidade e a multicolinearidade.

Essas limitações podem afetar as conclusões das análises econômicas, exigindo dos pesquisadores conhecimento detalhado para solucionar eventuais problemas e minimizar riscos de interpretações equivocadas durante o processo de estudo econométrico.

Fontes: Suno, Mais retorno