Entrevista de emprego – Como se sair bem, perguntas comuns e respostas


A entrevista de emprego é um momento de expectativa tanto para o entrevistado, quanto para o recrutador. Afinal de contas, é por meio da entrevista que uma pessoa pode conseguir a vaga desejada, e é também através dela que a empresa pode conseguir um funcionário que irá contribuir com o seu crescimento.

Por se tratar de uma das etapas mais importantes do processo seletivo, normalmente os candidatos ficam bastante nervosos e sem saber como agir. Por isso, algumas atitudes como, por exemplo, pesquisar sobre a empresa, podem te ajudar a manter a calma e ter um bom desempenho.

Portanto, é importante ter em mente que não basta ter um bom currículo para conseguir a tão desejada vaga de emprego. É preciso também se sair bem na entrevista e demonstrar que você se enquadra na vaga e irá agregar valor para a empresa.

Dicas para se sair bem na entrevista de emprego

Um bom desempenho na entrevista de emprego é essencial para conseguir a vaga desejada. Ou seja, não basta ter um currículo exemplar, é preciso também saber se portar e comunicar corretamente na entrevista. Algumas dicas podem te ajudar:

1- Conhecimento: Pesquise sobre a empresa e sobre a vaga desejada. Também é importante conhecer-se a si mesmo e entender de que forma suas experiências poderão contribuir com a empresa.

Tenha em mente que ao procurar por uma pessoa, a companhia deseja encontrar alguém com as competências necessárias para contribuir com o seu crescimento. Por isso, é essencial conhecer a empresa, a vaga e entender como você se encaixa nesse contexto.

2- Comportamento: Esteja atento ao seu comportamento na entrevista de emprego. Sendo assim, seja educado com as pessoas, com o ambiente, com o recrutador e use um tom de voz agradável. Cuidado para não ficar rígido e formal demais, um pouco de espontaneidade é fundamental.

Entrevista de emprego - Como se sair bem, perguntas comuns e respostas

Ciee

3- Roupas: Uma boa maneira de identificar as roupas adequadas para se usar na entrevista, é pesquisar sobre a empresa nas redes sociais. Você pode procurar pelas fotos que aparecem os funcionários e analisar a maneira que eles se vestem. Por meio dessa análise, é possível identificar a cultura da organização em relação às vestimentas.

Caso você não consiga fazer essa análise, opte por roupas confortáveis e discretas. Para as mulheres, o calçado deve ser confortável e mais formal. Se você não estiver acostumada a usar salto, esse não é um bom dia pra começar. Já para os homens, é interessante usar um sapato social ou que pareça social.

4- Mantenha a calma: Por fim, procure por técnicas para manter a calma na entrevista. Algumas dicas são: respire fundo, pense antes de falar, não interrompa o recrutador e fale de maneira pausada.

Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

Na entrevista de emprego, o recrutador geralmente faz diversas perguntas que podem pegar o candidato de surpresa. Para não ser surpreendido, confira quais são as perguntas mais comuns e o como responder:

1- Por que você quer essa vaga de emprego?

Ao responder essa pergunta, é importante ser sincero e demonstrar interesse genuíno em conseguir a vaga. No entanto, não é recomendado responder que você deseja a vaga porque precisa de dinheiro para pagar as contas.

Se você se candidatou à vaga, então provavelmente tem algum aspecto dela que te chamou a atenção e que corresponda às suas habilidades. Por isso, faça uma relação entre as características da vaga e suas aptidões.

Entrevista de emprego - Como se sair bem, perguntas comuns e respostas

Upis

2- Quais são seus pontos fortes?

Autoconhecimento é fundamental para responder essa pergunta. Além disso, tome cuidado para não parecer pretensioso ou presunçoso. Sendo assim, é preciso vender seu peixe e falar das suas habilidades, de maneira confiante e sincera.

Por exemplo, no lugar de dizer “sou bom com vendas e a empresa precisa de alguém como eu”, você pode dizer “Tenho a habilidade de superar objeções e acredito que essa é uma vantagem para o cargo”.

3- Quais são seus pontos fracos?

Liste seus pontos fracos de maneira simples e aponte como você está tentando lidar com eles. Tente não vender qualidade como defeito e nem aumente os defeitos de maneira que eles possam depor contra você.

4- O que você sabe sobre a empresa?

Essa pergunta é uma forma do recrutador identificar se você realmente possui interesse na empresa e se está alinhado com ela. Dessa forma, não repita apenas o que está na página “sobre nós” da empresa, vá além e demonstre que você entendeu os objetivos da companhia.

Entrevista de emprego - Como se sair bem, perguntas comuns e respostas

G1

5- Qual o emprego dos seus sonhos?

Cuidado com a resposta dada nessa pergunta. Se você responder que o emprego dos seus sonhos é muito diferente da vaga que você deseja, pode parecer que você não está interessado de fato na vaga de emprego em questão.

Por isso, busque destacar as qualidades dessa vaga em paralelo com seus próprios objetivos profissionais, demonstrando que esse emprego é importante para alcançar seus sonhos.

6- Como você ficou sabendo dessa vaga de emprego?

Essa pergunta é fácil de responder, porém, você pode aproveitar ela para ganhar um pontos a mais. Para isso, descreva um pouco dos sentimentos ao saber daquela vaga, como por exemplo: Vi o anúncio na internet e quando li que vocês procuravam alguém com perfil de liderança, eu senti que deveria tentar. A identificação foi imediata”.

Entrevista de emprego - Como se sair bem, perguntas comuns e respostas

Catraca livre

7- Você está se candidatando a vagas de emprego em outras organizações?

Com essa pergunta, o recrutador consegue identificar se você está sendo sincero em seu interesse por determinado setor de atuação. Uma boa maneira de responder, é apontar as características em comum que essas vagas possuem e que se encaixam com suas competências e habilidades.

8- Por que você está deixando o seu emprego atual?

Ao responder essa pergunta na entrevista de emprego, não fale mal do seu trabalho atual. Ao invés disso, destaque como você se sente animado em aproveitar novas oportunidades. Por outro lado, se você tiver sido demitido, é melhor responder que “Infelizmente, fui dispensado”.

Se o recrutador perguntar o motivo da dispensa, você não precisa entrar em detalhes, mas é importante ser honesto. Além disso, diga o que você aprendeu com a dispensa e como vai aplicar isso no próximo trabalho que conseguir.

Fia

9- Onde você se vê daqui a cinco anos?

Essa pergunta tem por objetivo identificar se o candidato tem ambições e consegue se planejar. Sendo que, de acordo com a resposta, é possível identificar se o candidato consegue ser realista em suas metas e objetivos.

Dessa maneira, ao responder essa pergunta, seja pé no chão e doze às suas ambições. Também tenha o cuidado de indicar que suas metas pessoais estão alinhadas com os planos da empresa. Em contrapartida, se você não souber onde deseja estar em cinco anos, é melhor ser sincero.

10- Você pode falar um pouco sobre você?

Como essa pergunta é bastante abrangente, o candidato pode acabar falando coisas pessoais demais ou dar uma resposta vaga. O recomendado é que você fale um pouco sobre suas experiências e suas conquistas. Ou seja, a intenção é demonstrar que você é a pessoa ideal para o cargo.

Solides

11- Você pode falar um pouco sobre um desafio ou conflito que enfrentou no trabalho e como lidou com isso?

Essa pergunta serve para que o recrutador analise se você realmente possui as competências listadas no currículo e como você exerce a liderança.

Ao relatar uma situação, lembre-se de descrever: o cenário desfavorável, o cargo que você ocupava, as atitudes tomadas para a resolução do conflito e os resultados obtidos.

12- Qual a sua maior conquista profissional?

A maneira de responder essa pergunta é similar à anterior. Desse modo, você deve descrever qual foi o cenário da conquista, o cargo que você ocupava, as atitudes tomadas e os resultados conquistados.

13- Como você lida com pressões e situações estressantes?

Para responder essa pergunta, você pode recorrer a exemplos que demonstrem como você se organiza para se manter focado e produtivo mesmo sendo pressionado ou estando em situações estressantes.

Rh portal

14- Como seu chefe e seus colegas diriam quem você é?

Ao responder essa pergunta na entrevista de emprego, seja sincero. Portanto, não exagere nas suas qualidades nem nos defeitos.

15- O que você está procurando em um novo emprego?

Em síntese, destaque as características da vaga que você está concorrendo e como elas se encaixam com suas habilidades.

16- Que tipo de ambiente de trabalho você prefere?

O objetivo do recrutador com essa pergunta, é identificar se você se encaixa com a cultura da empresa. Dessa forma, pesquisar sobre a empresa pode te ajudar a responder a este questionamento, já que você consegue destacar as características que você gosta em um ambiente de trabalho e que se encaixa com a cultura da empresa.

Toda carreira

17- Em algum momento você discordou de uma decisão de trabalho? Como foi isso?

Essa pergunta serve para analisar se você consegue discordar do seu chefe de uma maneira que seja produtiva e que resulte em resultados melhores. Além disso, ela serve como uma maneira de averiguar como você lida com situações estressantes no trabalho.

18- Por que devemos contratar você para essa vaga de emprego?

Ao responder, lembre-se de fazer uma ligação entre suas competências e as necessidades da empresa. Dessa maneira, você consegue demonstrar como você pode contribuir com a companhia.

19 – Você tem alguma pergunta sobre a vaga de emprego?

Normalmente essa pergunta é feita no final da entrevista, e ela é uma oportunidade para você demonstrar que realmente tem interesse na vaga e que pesquisou sobre a empresa antes de se candidatar.

Entrevista de emprego - Como se sair bem, perguntas comuns e respostas

Stautrh

Enfim, agora que você conhece as principais perguntas feitas em entrevistas de emprego e como respondê-las, aproveite para aprender como ter um controle financeiro.

Desse modo, ao receber seu salário, você consegue organizar seus gastos fixos, variáveis e até mesmo investir com foco em ficar milionário. Portanto, aprenda agora mesmo como fazer o seu Controle financeiro, o que é? Conceito, como fazer e dicas para alcançar.

Fontes: FiaVagas

Imagens: Ciee, Reachr, Upis, G1, Catraca livre, Fia, Solides, Rh portal, Toda carreira e Stautrh

Conte-nos a sua opinião...