Fundos temáticos: o que são, características, tipos e riscos

17 de abril de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 51 seg


Os fundos temáticos são fundos de investimento que aplicam em um tema específico. Sendo assim, eles são caracterizados por aplicar em um único tipo de ativo.

Assim como os outros tipos de investimento, os fundos temáticos têm suas vantagens e riscos. Dentre as vantagens, temos o fato de que, por meio desses fundos, é mais fácil e prático investir em algum setor ou ativo que você goste como, por exemplo, em criptomoedas.

Por outro lado, um dos riscos desse tipo de fundo é que eles costumam investir em ações e mercados alternativos, que são ativos que podem passar por oscilações ou não trazer os resultados desejados.

O que são fundos temáticos?

Os fundos de investimento, de modo geral, funcionam como uma reunião de investidores com foco em investir em um setor ou ativo em específico. Sendo assim, existem vários tipos de fundos de investimento, de acordo com o setor ou ativo que eles investem.

Os fundos temáticos, em específico, são fundos de investimento que investem com foco em certo tema. Ou seja, o fundo irá aplicar em empresas focadas em certa tendência. Esse é um tipo de fundo com certo nível de risco, pois as tendências em foco não são totalmente consolidadas.

Por exemplo, um fundo pode investir apenas em empresas focadas na tendência X. Acontece que essa tendência pode ou não se concretizar no futuro. Nesse caso, a performance do fundo é impactada pelo desempenho das empresas que fazem parte do seu portfólio.

Tipos de fundos temáticos

Os fundos temáticos podem ter como foco as mais diferentes tendências e temáticas. Por exemplo, uma das principais tendências atuais são os investimentos em ESG (Environment, Social and Governance, ou, em português: ambiental, social e governança).

Esses três pontos, ambiental, social e governança, são basicamente os fatores analisados para definir se uma empresa tem ESG. Portanto, fundos temáticos focados em ESG, investem apenas em empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Este é apenas um exemplo, mas os fundos temáticos podem investir nos mais variados temas. Por exemplo, existem fundos que investem apenas em criptomoedas. Sendo que os expoentes desse tipo de investimento são os ETFs – Exchange Traded Funds.

Quais são as vantagens de investir em fundos temáticos?

Uma das vantagens dos fundos temáticos é que eles são fundos fáceis de entender. Sendo assim, você sabe exatamente como será aplicado o patrimônio do fundo: no tema estabelecido por ele. Por exemplo, se o fundo tiver como tema criptomoedas, então ele vai investir apenas nisso.

Outra vantagem é que esse tipo de fundo costuma ser menos volátil. Isso ocorre pois trata-se de fundos com horizonte de longo prazo. Ou seja, as pessoas que investem neles têm o longo prazo como foco, então tendem a não fazer tantas operações com as cotas, o que pode impactar os preços.

Por fim, esses fundos podem ser uma boa forma de você investir em um setor que gosta, sem aplicar diretamente. Por exemplo, investir diretamente em criptomoeda causa medo em muitas pessoas. Mas investir em um fundo que aplica em criptos é mais fácil.

Leia também: Nomes dos fundos de investimento – Quais são e características

E os riscos?

Todos os investimentos têm algum grau de risco e com os fundos temáticos não é diferente.

O maior risco desses fundos é de acordo com os ativos que eles investem, ou seja, ações e mercados alternativos. Por exemplo, o fundo pode investir em ações e depois a empresa não ter o desempenho esperado, impactando os resultados do fundo.

Outro risco é o de concentração. Se o fundo tiver como tema algo muito restrito, ele pode acabar concentrando muito o patrimônio do fundo em poucos ativos. Com isso o risco do fundo aumenta. O ideal é que o fundo consiga uma boa diversificação, diluindo os riscos de um mercado que, por si só, já é arriscado.

Enfim, gostou de aprender sobre os fundos de investimento temáticos? Pois saiba que existem vários outros tipos de fundos disponíveis no mercado, com objetivos e níveis de risco diferentes. Confira quais são os Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam

Fontes: Valor investe, Levante e Funds people.