Flipagem, vale a pena? Como funciona, riscos e aspectos analisados

23 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 0 seg


A flipagem é uma manobra de curtíssimo prazo realizada por investidores que pretendem lucrar no dia de estreia das ações na bolsa. Dessa maneira, os investidores reservam ações na IPO e no primeiro dia de pregão se aproveitam da valorização para lucrarem.

Para realizar suas operações, o flipper fica de olho nas empresas que estão planejando abrir o capital. Sendo assim, ele estuda o mercado e prevê se as ações daquela empresa irão se valorizar ou não no dia de estreia na bolsa de valores

Apesar de parecer uma forma de ganhar dinheiro fácil e rápido, a flipagem é considerada uma manobra extremamente arriscada. Isso porque as previsões de valorização do investidor podem não se concretizar. 

O que é flipagem

A flipagem é um tipo de operação na qual o investidor compra ações na IPO para vender na abertura. Em outras palavras, quando uma empresa vai abrir o capital, o investidor participa da sua IPO reservando ações.

Posteriormente, no primeiro dia de estreia da empresa na bolsa, ele se aproveita da valorização dos ativos para vender essas ações por um valor acima do que ele comprou. 

Flipagem, vale a pena? Como funciona, riscos e aspectos analisados

Eduardo moreira

O termo flipagem vem do inglês to flip, que traduzindo significa “virar algo”. Os investidores que praticam esta estratégia de curtíssimo prazo, são conhecidos como flippers.

No entanto, é importante não confundir o flipper com o Fliper app. Afinal, o Fliper app é uma ferramenta de autogestão financeira.

Como funciona

Quando uma empresa vai abrir o seu capital na bolsa de valores, ela passa por um processo chamado de IPO – Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial. Sendo assim, as empresas abrem seu capital como uma forma de arrecadar recursos, geralmente destinados para o seu crescimento. 

Por ser um momento muito aguardado pela empresa e pelo mercado, normalmente existe uma alta expectativa por parte dos investidores. Esta expectativa pode resultar na alta do valor dos papéis no primeiro dia, e é aí que o flipper entra. 

Cultura mix

Acontece que, antes que as ações sejam vendidas para os investidores em geral, a empresa abre um prazo onde os investidores podem reservar ações. O valor das ações e a quantidade é determinada pela empresa.

Desse modo, os flippers reservam ações com a expectativa de que no primeiro dia de negociações dos ativos na bolsa, eles irão se valorizar. Com a valorização, os flippers vendem as ações por um preço maior do que o pago ao reservá-las. 

A flipagem também pode ser feita na emissão de cotas de fundos de investimento. Por exemplo, quando um fundo imobiliário (FII) emitir novas cotas, o investidor pode optar por negociá-las na abertura do mercado no dia em que elas estiverem integralizadas. 

Aspectos analisados na flipagem

Para realizar as operações de flipagem, o flipper fica atento ao mercado e as empresas que pretendem abrir o capital.

Dessa forma, ele verifica se existe expectativa de valorização dos ativos de determinada empresa. Se tiver, então existe potencial de lucro. Alguns dos aspectos analisados pelos flippers são:

Book de ofertas: Se um book de ofertas tiver um volume menor do que o book de compras, então existe potencial para valorização dos ativos.

Flipagem, vale a pena? Como funciona, riscos e aspectos analisados

Notícias ao minuto

Prazo de liquidação: Após a abertura, o investidor possui um prazo para fazer o pagamento das ações que ele reservou. Desse modo, quanto maior for este prazo, mais vantajosa é a flipagem, pois o investidor tem mais tempo para vender os papéis ou se organizar para pagar as ações caso não ocorra a valorização esperada. 

Setor: Um fator determinante na expectativa de valorização de um ativo, é o setor que a empresa pertence. Os setores que apresentarem maior solidez e tiverem boas projeções, possuem maior possibilidade de valorização. 

Volume de ofertas: Para os flippers, quanto mais papéis a empresa emitir melhor. Isso porque as IPOs grandes chamam mais a atenção do mercado, o que, consequentemente, impacta na expectativa de valorização dos ativos. 

Riscos

Por basear suas operações em previsões que podem não se concretizar, a flipagem é considerada uma manobra arriscada. Afinal, ao invés de se valorizarem, os ativos podem despencar e o investidor não conseguir alcançar seus objetivos. 

Flipagem, vale a pena? Como funciona, riscos e aspectos analisados

Euroinvest

Logo, para que a flipagem dê certo, o flipper tem que acertar na sua previsão de valorização do ativo.

É por isso que ele deve analisar detidamente os diversos aspectos que influenciam na sua valorização, como o setor de atuação da empresa, o volume da oferta e a expectativa do mercado. 

Vale a pena fazer flipagem?

Primeiramente, é preciso que você tenha consciência de que esta operação é de alto risco. Geralmente, ela não é realizada por investidores de perfil conversador. Além disso, investidores pouco experientes devem evitar esta manobra. 

Em segundo lugar, você precisa possuir um bom conhecimento do mercado e ser um bom analista de empresas. Um pouco de sangue frio também pode te ajudar, já que as operações costumam ser com valores elevados.

Por fim, apesar de parecer uma estratégia de ganho fácil, vale ressaltar que esta operação é bastante arriscada.

The cap

O mais recomendado é investir em ações de empresas sólidas, visando a construção do patrimônio a longo prazo. Afinal, de nada adianta ganhar muito em uma operação rápida e na próxima amargar prejuízos ainda maiores.

Descubra como analisar as empresas e escolher bons ativos com a Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Capital research, Rodrigo colombo e Mais retorno

Imagens: Notícias ao minuto, Eduardo moreira, Trader milionário, Cultura mix, Euroinvest e The cap