Book de ofertas: o que é e como é usado por traders

6 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 16 seg


O book de ofertas é uma ferramenta onde os investidores podem analisar os preços de compra e venda de determinado ativo no home broker da corretora e se situar em relação à cotação do ativo naquele momento. 

Desse modo, o book de ofertas serve para que os investidores possam se orientar em relação às movimentações de determinado ativo naquele dia. Ele serve também para analisar como está a oferta e demanda por uma ação, o que pode indicar se ela irá se valorizar ou desvalorizar. 

Em determinadas estratégias de investimentos, principalmente do tipo trader, as cotações do book de ofertas são muito importantes. Entretanto, o mais recomendado é investir no longo prazo e, neste caso, as oscilações de curto prazo não são tão relevantes. 

O que é book de ofertas?

O book de ofertas, ou livro de ofertas, é uma ferramenta disponível dentro do home broker. O home broker, por sua vez, é o ambiente onde são negociados os ativos na bolsa de valores.

Logo, o home broker funciona como um intermediador entre os papéis das empresas listadas na bolsa e os investidores que acessam a plataforma através de uma corretora de valores. 

Book de ofertas, o que é? Como funciona, pra que serve e cuidados

Nelogica

No book de ofertas ficam registradas todas as intenções de compra ou venda de ações. Ou seja, ele funciona como uma lista das ordens de compra e venda de determinado ativo.

Dessa forma, o livro de ofertas é composto por duas partes complementares: os valores que os compradores estão dispostos a pagar e os preços que dos vendedores.

Suponhamos que um investidor deseje comprar ações da empresa X. Neste caso, ele acessa o book de ofertas e verifica que de um lado estão os valores de venda e do outro estão os valores de compra.

Sendo assim, todas as pessoas que estiverem interessadas naquela ação, podem verificar os valores que os demais investidores estão colocando na ordem de compra e venda e se orientar em relação às condições de cotação do ativo. 

Uma curiosidade é que os books de ofertas funcionam desde a época em que os ativos não eram negociados online, somente por meio do pregão viva voz.

Naquela época, os investidores informavam os valores de venda ou de compra dos ativos e um funcionário escrevia em um caderno. Posteriormente, os valores eram passados para uma lousa. Portanto, todos os que estavam presentes podiam verificar os preços e realizar as negociações.

Como funciona?

O funcionamento do book de ofertas é bem simples. Imagine que você abriu um livro qualquer. De ambos os lados, você terá informações que fazem parte da história contida no livro.

O funcionamento de um book de ofertas é similar,  sendo que, do lado esquerdo, estão as ordens de venda e, do lado direito, estão listadas as ordens de compra. 

As ordens de compra são listadas em ordem decrescente de valores, com a ordem mais alta no topo. Se os valores forem iguais, então as ordens são listadas de maneira cronológica, da mais antiga para a mais atual. 

Já as ordens de venda, são listadas em ordem crescente, com os valores menores no topo e, se forem iguais, são listadas de forma cronológica.

Book de ofertas, o que é? Como funciona, pra que serve e cuidados

Investidor 10

A lógica é que os valores lançados por aqueles que querem comprar são menores do que os valores dos que querem vender. Logo, se você lançar uma ordem de compra que seja por um valor alto, a sua ordem irá para o topo da lista, já que você está disposto a pagar mais do que os demais investidores.

Em contrapartida, se você estiver disposto a vender um ativo por um preço menor do que os outros investidores, a sua ordem de venda vai para o topo da lista. Além disso, as ordens mais próximas do preço de mercado possuem maior prioridade e uma ordem é executada apenas quando uma ordem de venda e uma ordem de compra possuem o mesmo preço.

Pra que serve?

A função principal do book de ofertas é servir como um norte para os investidores, sobretudo de curto prazo. Dessa maneira, fica fácil verificar como o mercado está precificando determinado ativo e mandar sua própria ordem de compra ou venda. 

Nas operações de curtíssimo prazo, o livro de ofertas funciona como um instrumento para acompanhar as movimentações, identificar tendências e contribuir para a montagem de estratégia das operações.

YouTube

O livro de ofertas pode ser útil também para averiguar as perspectivas de valorização e liquidez de um ativo. Por exemplo, se poucos investidores tiverem lançado ordem de venda da empresa X e muitos tiverem lançado ordem de compra, então, segundo a lei da oferta e demanda, pode ser que as ações se valorizem.

Cuidados com o book de ofertas

Quando a intenção é realizar operações de curtíssimo prazo, a análise do livro de ofertas, juntamente com outras formas de análise, serve para amparar as operações. No entanto, as operações de curto prazo são mais arriscadas e a análise do book de ofertas não garante o seu sucesso. 

Ao usar o book de ofertas para se situar sobre o mercado, é preciso tomar cuidado com os blefes. Em resumo, alguns investidores lançam ordens de compra ou venda por determinado valor e, em seguida, cancela a ordem. A intenção é confundir o mercado ou ver como ele reage à oferta lançada.

Estadão

Os investidores de longo prazo não usam muito essa ferramenta. Isso porque, nessa estratégia, a ideia não é ficar acompanhando as cotações e procurando pontos de entrada e saída. Na verdade, o objetivo é analisar profundamente a empresa, comprar seus ativos e manter em carteira por muitos anos. 

Enfim, por meio do book de ofertas é possível verificar também o Spread, o que é? Como funciona no mercado financeiro e nos bancos

FontesMais retorno, André bona, Suno e  Bussola do investidor

Imagens: Nelogica, Rico, Investidor 10, Estadão e YouTube