Fundos de hospitais, o que são? Como funcionam, vantagens e riscos

18 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 31 seg


Os fundos de hospitais são fundos de investimentos imobiliários focados em alugar hospitais, através de contratos de longo prazo, podendo chegar até 20 anos. 

Como os contratos de aluguel de hospitais são de longo prazo e contam com uma multa pesada de rescisão, esses fundos são tidos como mais seguros. No entanto, em caso de vacância o fundo pode ficar seriamente prejudicado. 

Geralmente, a gestão desse tipo de fundo imobiliário é do tipo passiva e os retornos costumam se manter estáveis. Porém, no Brasil este tipo de fundo ainda não é muito popular, existindo poucas opções para os investidores. 

O que são fundos de hospitais

De maneira geral, os fundos de investimentos são uma reunião de investidores com o objetivo em comum de investir em determinado ativo. Sendo assim, os fundos investimento imobiliários aplicam em papéis no setor imobiliário, seja para lucrar com o aluguel ou com a venda do imóvel. 

Fundos de hospitais, o que são? Como funcionam, vantagens e riscos

Medicalway

Dentre os fundos imobiliários é comum haver uma segmentação. Existem fundos, por exemplo, que investem somente em projetos de imóveis e, por isso, são chamados de fundos de desenvolvimento.

Já os fundos que são focados no segmento hospitalar, são chamados de fundos de hospitais, FIIs de hospitais ou fundos imobiliários de hospitais. 

Como os fundos de hospitais funcionam

Todos os fundos de investimentos funcionam através da aplicação do patrimônio do fundo em determinado tipo de ativo. Essas aplicações são realizadas pelos gestores dos fundos, que analisam o mercado e escolhem os melhores ativos. Os investidores são chamados de cotistas e não possuem nenhum poder de decisão em relação às aplicações.

Os FIIs de hospitais foram criados como uma maneira de levar capital para o segmento da saúde. Entretanto, esse tipo de fundo de investimento ainda não se popularizou, logo, existem poucos fundos de hospitais disponíveis. De maneira geral, os fundos de investimentos conseguem lucros por duas vias:

  • Valorização do imóvel: Neste caso, o fundo espera a valorização do imóvel e então faz a sua venda. 
  • Geração de renda: A geração de renda ocorre por meio do aluguel cobrado pelos imóveis. 
Fundos de hospitais, o que são? Como funcionam, vantagens e riscos

Planície

Normalmente, os fundos de hospitais optam pela geração de renda para os cotistas. Desse modo, raramente ocorre a venda de um imóvel e a renda derivada de aluguéis pode ocorrer de duas maneiras distintas:

  • Aluguel mínimo: A cobrança de aluguel mínimo ocorre por meio de um valor fixo em contrato e reajuste anual. 
  • Aluguel percentual: Neste caso, um percentual é cobrado em cima do faturamento do hospital. 

Geralmente, como os contratos possuem prazos longos, em torno de 10 anos ou mais, e contam com uma multa pesada de rescisão, existe uma certa segurança dos FIIs de hospital. Afinal de contas, se comparados a outros tipos de fundos, os FIIs de hospital possuem menos chances de ficar em vacância. 

Outro detalhe importante sobre o funcionamento dos fundos de hospital é que eles são obrigados por lei a compartilhar 95% dos seus lucros mensais com os cotistas. Ou seja, os investidores estão sempre recebendo uma parte dos lucros de maneira proporcional à quantidade de cotas adquiridas.

Vantagens

A primeira vantagem dos fundos de hospitais é a possibilidade do investidor se tornar um dos donos de um hospital, por meio de investimentos muito mais baixos do que comprar sozinho um hospital. 

A segunda vantagem é que o segmento de saúde sempre tem demanda. Ou seja, mesmo em momentos de crise econômica, o segmento de saúde sempre será necessário. Afinal de contas, as doenças não se importam com o momento econômico, elas simplesmente aparecem e precisam ser tratadas. 

Fundos de hospitais, o que são? Como funcionam, vantagens e riscos

Equipacare

Outra vantagem é que este tipo de fundo possui uma certa segurança, já que os contratos são de longo prazo. Além disso, eles proporcionam a diversificação da carteira de investimentos por um valor considerado baixo, já que as cotas, normalmente, não custam caro. 

Riscos

O primeiro risco dos FIIs de hospitais se refere às variações nos preços das cotas. Acontece que os fundos de investimentos em hospitais fazem parte da categoria de renda variável, o que significa dizer que os valores oscilam de acordo com o mercado.

Portanto, caso opte por vender suas cotas, pode ser que o investidor tenha prejuízos. Contudo, este risco existe em todos os ativos de renda variável, não somente os FIIs de hospitais. 

Cm tecnologia

Outro risco é o de vacância. Como dito anteriormente, os contratos são longos, o que trás uma certa estabilidade. Entretanto, quando um contrato vence, o locatário pode optar pela saída do imóvel. Neste caso, o fundo terá que lidar com o tempo em que o imóvel fica vago até ser novamente ocupado. 

Por fim, temos ainda o risco de inadimplência, ou seja, existe a possibilidade do locatário parar de pagar o aluguel. Esse risco é agravado pelo fato de que os hospitais exercem uma importante função social. Desse modo, o despejo do locatário é dificultado pela justiça que, na maior parte dos casos, fica do lado dos locatários. 

Como investir

O primeiro passo para investir em FIIs de hospitais é conhecer o seu perfil de investidor. A maior parte dos investidores que optam por aplicar em fundos de hospitais são os conservadores e moderados.

Isso porque os fundos possuem gestão passiva e, apesar de contar com uma certa dose de risco, ainda são menos arriscados do que outros fundos, como por exemplo, os fundos de ações

Credijustra

Apesar de escolhido principalmente por investidores conservadores e moderados, esse tipo de fundo pode ser uma boa opção também para os investidores arrojados como uma maneira de rebalancear a carteira. 

O próximo passo antes de investir é analisar os fundos disponíveis. Como no Brasil esse segmento de fundo ainda não é muito popular, existem poucas opções. Porém, é preciso analisar o histórico do fundo e as taxas cobradas. Por fim, basta investir. 

Agora que você conheceu os fundos imobiliários de hospitais, aproveite para descobrir quais são os outros Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam.

Fontes: Eu quero investir e Mais retorno

Imagens: Equipacare, Medicalway, Planície, Kevinmd, Cm tecnologia e Credijustra