Mercado primário e secundário: quais as diferenças entre eles

1 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 10 seg


O mercado primário e secundário possuem características diferentes e são utilizados com objetivos diversos. Contudo, os dois são complementares.

O mercado primário é onde ocorre a emissão do ativo por parte da empresa, banco ou governo. Neste caso, o ativo é negociado entre a empresa e os investidores. 

No mercado secundário, são negociados os ativos que já foram oferecidos no mercado primário. Neste mercado não ocorre a intervenção da empresa emissora e o dinheiro circula entre os investidores.

Mercado primário

O mercado primário é onde ocorre a negociação direta entre o emissor e o investidor. Desse modo, é neste ambiente que uma empresa ou governo oferece ativos para os investidores. Nesse sentido, o nome mercado primário deriva justamente do fato de que este é o primeiro lugar onde os ativos serão negociados. 

O mercado primário tem como objetivo permitir que os emissores captem dinheiro no mercado. Sendo assim, os emissores criam os ativos e negociam com os investidores, com o intuito de levantar recursos a serem utilizados em seus projetos. Alguns exemplos de ativos negociados no mercado primário são:

Mercado primário e secundário: quais as diferenças entre eles

Suno

1- Ações

Para uma empresa entrar no mercado de ações, ela deve fazer uma Oferta Pública Inicial (IPO). Dessa maneira, a empresa emite ações e negocia diretamente com os investidores. Depois que a empresa emite seus primeiros lotes de ações, é difícil que ela volte a emitir novamente. 

Como a negociação ocorre entre a empresa emissora e os investidores, o dinheiro arrecadado vai para o caixa da empresa. A necessidade de obter recursos para investir em projetos e expansões é um dos principais motivos pelos quais as empresas abrem o capital.

2- CDBs e debêntures

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e as debêntures, são títulos de renda fixa. Os CDBs são emitidos por bancos com a intenção de obter recursos para financiar suas atividades. A vantagem dos CDBs é que, além de proporcionar retornos mais altos do que a poupança, eles contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Por outro lado, as debêntures são títulos emitidos por empresas que desejam captar recursos. A vantagem das debêntures é que elas podem proporcionar um bom retorno. Porém, elas possuem uma dose de risco considerável, pois não possuem proteção do FGC.

Valor investe

3- Tesouro Direto

O governo participa do mercado primário por meio da emissão de títulos do Tesouro Direto. Basicamente, ao investir nesses títulos, o investidor está emprestando o seu dinheiro para o governo. Sendo que o valor mínimo para investir nesses títulos é bem baixo.

Apesar de não possuírem a proteção do FGC, os títulos do Tesouro Direto são considerados os ativos mais seguros do mercado, pois contam com a garantia do governo. Esses títulos podem ter rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida. 

Mercado secundário

O mercado secundário é onde ocorrem as negociações entre investidores. Sendo assim, o emissor do ativo não interfere nas negociações e não existem garantias de rendimento ou proteção. Como os emissores não interferem, o dinheiro circula entre os próprios investidores, que podem ter lucros ou prejuízos ao comprar, ou vender os ativos.

Um detalhe importante é que os preços dos ativos no mercado secundário variam segundo a lei da oferta e demanda. Portanto, se a demanda por determinado ativo for alta, a tendência é que o seu preço suba e vice-versa. No mercado secundário nós temos as negociações de:

Finanças pessoais

1- Ações: No mercado primário, a empresa emite as ações e vende para os investidores. Depois disso, as ações passam a ser negociadas entre os investidores no mercado secundário.

Por exemplo, se você enviar uma ordem de compra de uma ação da Itaúsa neste momento, você estará comprando uma ação no mercado secundário. Isso porque, a empresa já abriu o capital há muito tempo e suas ações estão disponíveis apenas no mercado secundário.

2- Fundos imobiliários: As cotas dos fundos imobiliários podem ser negociadas no mercado primário e secundário. A compra no mercado primário ocorre quando o investidor compra a cota diretamente do fundo. Já a compra no mercado secundário é feita quando o investidor compra a cota de um investidor do fundo.

3- Títulos de dívida: Por fim, também ocorre a negociação de títulos de dívidas no mercado secundário como, por exemplo, títulos do Tesouro Direto. A negociação de títulos de dívida ocorre quando o investidor opta por vender um título antes do vencimento.

Diferenças entre o mercado primário e secundário

Uma das principais diferenças entre o mercado primário e secundário, é a função dos dois. A função do primário é servir como um local onde as empresas, bancos e governo podem captar recursos. Sendo que eles fazem isso por meio da emissão de ativos que são vendidos diretamente para os investidores. 

Mercado primário e secundário: quais as diferenças entre eles

Uol

Em contrapartida, o mercado secundário funciona como um local de liquidez para os investidores. Dessa forma, é nele que as pessoas podem comprar e vender ativos, o que garante a liquidez necessária para que os investimentos sejam estimulados.

Essa liquidez é muito importante, pois torna o mercado mais atrativo. Basicamente, as ações e títulos com prazos de vencimento longo poderiam não atrair os investidores, se não existisse a liquidez do mercado secundário, que funciona como uma forma de se livrar de um ativo, caso queira.

Os dois tipos de mercados são importantes. Isso porque, no primário, as empresas conseguem captar recursos para investir em seu crescimento e expansão. Já no secundário os investidores podem comprar e vender ativos, visando a obtenção de lucros.

Como o mercado primário e secundário se complementam?

O mercado primário e secundário são complementares em diversos pontos. O primeiro está na relação entre emissão de ativos e liquidez. Neste caso, o mercado primário possibilita a captação de recursos pelas empresas e o mercado secundário injeta liquidez nos ativos.

Mercado primário e secundário: quais as diferenças entre eles

Investimentos e notícias

Além disso, os dois se complementam ao fazer com que as ações das empresas sejam acessíveis. Por exemplo, não são todos os investidores que conseguem participar de uma IPO. Porém, o mercado secundário é facilmente acessado por qualquer investidor.

Por fim, o secundário complementa o primário ao realizar a amplificação dos investimentos realizados no primário. Por exemplo, uma pessoa que compra ações em um IPO, pode esperar que as ações se valorizem para vendê-las no secundário.

Agora que você sabe como funciona o mercado primário e secundário, aproveite para aprender também Como ganhar R$ 499 de renda passiva todos os meses

Imagens: Uol, Suno, Finanças pessoais, Valor investe, Investimentos e notícias e JJ