Setup trader: o que é e como criar uma estratégia efetiva?

26 de setembro de 2022 - por Jaíne Jehniffer


O setup trader é uma série de regras que o trader usa com o intuito de orientar as suas tomadas de decisão nas operações.

Sendo assim, o setup trader serve para que você possa embasar melhor as suas decisões e, com isso, reduzir os riscos de tomar decisões erradas.

Portanto, a vantagem de usar o setup trader é que você pode tomar decisões com base em certos critérios e ter um controle emocional maior.

Importância

O setup trader serve como um guia para que o trader possa tomar as suas decisões. Nesse sentido, ele é importante para diminuir os erros e ajudar no controle emocional do especulador.

A renda variável passa por constantes mudanças, sendo assim, existem vários caminhos que o trader pode tomar. Para auxiliar nessa tomada de decisão, ele pode recorrer ao setup trader.

Portanto, o setup trader é importante para que o trader possa embasar melhor as suas decisões e diminua os riscos de fazer escolhas erradas.

Estratégias para a aplicação do setup trader

O setup depende do que o trader pretende alcançar. Sendo assim, ele é bem personalizado e existem muitas estratégias que podem ser usadas.

Seja como for, alguns aspectos devem ser levados em conta para que a estratégia funcione melhor. São eles:

1- Estude Análise Técnica

O setup trader é usado por quem faz especulações no mercado. Portanto, a análise técnica pode ser útil. Lembrando que você pode usar a análise técnica como base, mas não é possível prever o futuro por meio dela.

2- Faça gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos inclui o planejamento, a análise, o monitoramento e o controle dos resultados. Sendo que gerenciar os riscos é importante em todos os tipos de aplicações e não apenas em operações de trade.

4- Acompanhe o mercado

Acompanhar o mercado é essencial para todos que fazem algum tipo de operação. Ou seja, tanto traders quanto investidores de longo prazo devem ficar atentos aos acontecimentos do mercado.

Isso porque, oportunidades podem surgir ou ajustes nas estratégias podem ser necessárias.

5- Escolha uma boa plataforma

Escolher uma boa plataforma é essencial para todos que desejam fazer algum tipo de operação.

Portanto, confira quais plataformas oferecem os serviços e produtos que você precisa. Além disso, não deixe de levar em conta a qualidade no atendimento e do suporte.

6- Faça backtests

Por fim, fazer backtests é uma forma de verificar se o setup trader que você montou funciona de acordo com o que você deseja.

No entanto, mesmo fazendo testes na prática os resultados podem ser outros. Afinal de contas, estamos falando sobre um mercado que muda constantemente.

Como saber se o setup trader funcionou?

Você pode testar vários tipos de setups traders e analisar qual funciona melhor para os seus objetivos. Desse modo, você pode verificar qual é a efetividade de vários tipos de setups e escolher um.

Vale destacar que é preciso analisar não apenas a assertividade como também a lucratividade do setup.

Isso porque, não adianta nada ele acertar, por exemplo 90% das vezes mas, quando errar, gerar uma perda maior do que os  ganhos anteriores.

Quando mudar de setup trader?

Se você encontrou o setup ideal, não faz sentido mudar. Caso contrário, se você ficar mudando, você não terá uma consistência nos resultados.

Tenha disciplina. Ou seja, testes os setups e depois que encontrar o com os melhores resultados, passe a usar este setup.

Como operar na bolsa com setup trader?

Se você vai usar o setup trader para operar ativos na bolsa de valores, não deixe de estudar muito para não acabar com altos prejuízos.

É claro que, ao fazer especulação na bolsa, os riscos de perdas sempre existem.

Mas você pode diminuir o risco ao entender os indicadores, usar um setup trader adequado e outras ferramentas como, por exemplo, o stop loss.

Lembrando que é essencial escolher o setup trader ideal para você. Ou seja, é preciso levar em conta os seus objetivos, perfil e ativos que você pretende operar.

Além disso, usar os indicadores e as ferramentas de análise é uma forma de completar a sua estratégia e aumentar as chances de uma boa performance.

LEIA MAIS

Fontes: Modal mais, Toro investimentos e Xp educação.

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato

As dívidas mais comuns entre os brasileiros e como evitá-las

Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos