8 de janeiro de 2021 - por Jaíne Jehniffer
A gestão de performance é baseada em indicadores de desempenho, fazendo parte do gerenciamento empresarial. Dessa maneira, por meio da gestão de performance, é possível melhorar a eficiência da empresa com foco no alcance dos objetivos estabelecidos pela companhia.
Para que a gestão de performance seja realizada, ela precisa se fundamentar em indicadores de performance. É por meio deles que o gestor consegue ter uma visão de todos os setores da empresa e procurar formas de melhorar a eficiência da companhia como um todo.
Enfim, a gestão de performance é importante para o alinhamento dos recursos corporativos com as pessoas. Desse modo, é possível perceber os erros e procurar formas de aumentar a eficiência da empresa.
O que é gestão de performance
A gestão de performance é uma metodologia usada na mensuração do desempenho de cada setor da empresa, rumo aos objetivos por ela estabelecidos. Ou seja, a gestão de performance contribui para o alinhamento dos recursos corporativos com as competências das pessoas, visando o alcance das metas da empresa.
Para mensurar o desempenho do negócio, a gestão de performance se baseia em indicadores de desempenho. Sendo assim, os indicadores servem para medir e avaliar a eficiência dos colaboradores e a qualidade dos processos da empresa.
Indicadores de performance
Os indicadores de performance, também chamados de KPI (Key Performance Indicators), são considerados como pontos estratégicos para a gestão de performance. Isso porque, através dos indicadores, é possível avaliar o desempenho de cada setor da empresa.
Portanto, ao se utilizar os indicadores de performance corretos, é possível averiguar erros nos processos e corrigir as falhas. O resultado disso é o melhoramento da eficiência de todos os setores da empresa, o que leva ao alcance dos objetivos determinados pela organização.
Vantagens
Uma grande vantagem da gestão de performance é que o seu objetivo principal é contribuir com a melhoria da eficiência da empresa, visando atingir os objetivos por ela estabelecidos.
Ao utilizar os indicadores de performance, a empresa consegue identificar possíveis erros nos processo, o que consequentemente contribui para o planejamento estratégico, a tomada de decisões e, por fim, resulta no aumento da eficiência dos funcionários.
Em síntese, a busca por constantes aperfeiçoamentos leva à uma cultura de alta performance, o que resulta nas seguintes vantagens:
- Colabora com o aumento do desempenho corporativo;
- Aumento da produtividade dos colaboradores;
- Desenvolvimento de constantes melhorias nos processos;
- Comunicação clara entre funcionários e gestores;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Melhoria do faturamento.
Importância
A gestão de performance é importante para que uma empresa aumente sua eficiência e alcance seus objetivos. Logo, ele funciona como uma maneira do gestor estar sempre de olho na qualidade dos processos e procurar formas de melhorar o desempenho da empresa.
Além disso, a gestão de performance é importante ao proporcionar um ambiente de melhoria contínua, o que resulta na aumento do sucesso de cada funcionário e, consequentemente, da empresa como um todo.
Como implantar a gestão de performance
Agora que você compreende qual a importância e vantagens de se implantar uma gestão de performance, aqui vai um passo a passo para te ajudar:
1- Objetivos
A definição dos objetivos será sempre o primeiro passo ao se decidir por implantar mudanças na cultura de uma empresa. Isso porque, sem saber onde exatamente se quer chegar, fica difícil traçar um caminho eficiente para alcançá-lo.
Alguns exemplos de objetivos para implantar a gestão estratégica, pode ser a correção de erros visando o melhoramento da eficiência da empresa, o que resulta no alcance dos objetivos de cada setor da companhia.
2- Processos
Com base nos objetivos estabelecidos para a implantação da gestão de performance, o gestor deve determinar quais os processos que contribuem mais para o alcance dos objetivos. Sendo assim, o ideal não é implantar todos os processos existentes, somente os essenciais para atingir os seus objetivos.
3- Aprendizado
Para que a eficiência de uma empresa seja alcançada, ela precisa contar com uma equipe de profissionais qualificados. Portanto, é fundamental o investimento em treinamentos e cursos para os colaboradores.
Uma grande vantagem da qualificação dos profissionais, é a manutenção do comprometimento da equipe e o alinhamento dos objetivos dos colaboradores com as metas da empresa.
4- Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho servem para medir e avaliar o desempenho dos setores do negócio. Dessa forma, ao escolher os indicadores de desempenho, é importante considerar a relevância que ele terá, a sua fácil compreensão e medição. Além disso, é necessário verificar se é possível transformar os resultados em dados numéricos, o que facilita a comparação.
5- Automatização dos processos para a gestão de performance
A automatização dos processos, visa facilitar a análise dos indicadores de performance. Sendo assim, com a automatização, é possível medir e avaliar os processos em tempo real, o que facilita bastante a vida do gestor.
6- Análise dos processos
Com os processos escolhidos e automatizados, é preciso que o gestor realize uma análise detalhada de seu funcionamento. Ou seja, com base nos indicadores de desempenho, ele deve avaliar o funcionamento dos processos e buscar oportunidades de melhorias.
7- Definição de melhorias
Com a avaliação dos indicadores, é possível identificar os erros a serem corrigidos e processos que podem ser alterados usando um melhor desempenho. Alguns exemplos de situações que podem ser detectadas são: falha nas trocas de informações entre equipes, desperdícios e duplicidade de atividades.
Após identificar os erros, é preciso definir as mudanças que serão realizadas. Dessa maneira, ao implantar mudanças, é preciso continuar de olho para ver se ela surtiu efeito e se as melhorias almejadas foram alcançadas.
Se você é gestor de uma empresa, ou pretende começar um negócio, saiba que existem outros termos relacionados à administração extremamente importantes, como por exemplo, opex, capex, reserva de lucros, patrimônio líquido e ainda é importante aprender sobre Balanço patrimonial, o que é? Como funciona, conceitos e para que serve.
Imagens: Luiz magno, Vdi Brasil, Eppericias, New direction capital, Market beat, Center investimentos, Financas inteligentes, Dm consultoria e Syhus