Índice de Sharpe, o que é? Definição, como funciona e cálculos


O Índice de Sharpe é uma ferramenta de análise de investimentos. Ele funciona basicamente por meio do comparativo da rentabilidade de um investimento com riscos e um investimento sem riscos. 

O período levado em consideração para o seu cálculo, normalmente, é de um ano. Desse modo, o seu resultado mostra qual fundo de investimento teve um resultado melhor no período analisado. 

Apesar de não garantir a rentabilidade futura, o Índice de Sharpe pode ser um fator determinante quando o investidor está em dúvida entre dois tipos de fundos de investimentos diferentes. 

O que é Índice de Sharpe

O Índice de Sharpe é o cálculo da relação entre retorno e risco de determinado investimento. Em outras palavras, ele serve como um parâmetro entre o retorno excedente de um ativo sem risco e a sua volatilidade. 

Stoodi

Sendo assim, ele é usado quando se está em dúvidas entre dois investimentos de riscos. Como, por exemplo, dois tipos de fundos de investimentos diferentes. Calculando o Índice de Sharpe de cada um dos fundos, é possível compreender a relação entre os retornos e os riscos dos dois.

Em resumo, o Índice de Sharpe foi criado por William Forsyth Sharpe, um economista estadunidense. A criação do índice resultou no Nobel de Economia para Sharpe, em 1990, juntamente com Merton Miller e Harry Markowitz.

Como funciona

O Índice de Sharpe funciona segundo a lógica de que, apenas analisar os rendimentos de um investimento, não é o suficiente para aplicar nele. O ideal é fazer uma comparação do seu retorno com o de um investimento conservador sem riscos. 

Além disso, ele considera em seus cálculos as oscilações do investimento. Em síntese, o seu objetivo é averiguar quando realmente vale a pena se arriscar mais pelo rendimento de determinado investimento.  

Índice de Sharpe, o que é? Definição, como funciona e cálculos

Ensino interativo

Como leva em consideração as oscilações, o resultado do índice pode ser baixo, mesmo que a rentabilidade tenha sido alta. Isso acontece, justamente porque ele leva em consideração as oscilações do mercado.

Suponhamos que um fundo de ações tenha subido 30% no ano, porém, ele passou por muitas altas e baixas. Logo, o seu Índice de Sharpe em comparação com uma aplicação com menos riscos, será baixo.

Ou seja, mesmo que tenha rendido bem, as oscilações constantes fazem com que o valor do Índice de Sharpe abaixe e aquele investimento deixe de ser tão atrativo. 

Quando usar o Índice de Sharpe

A utilização do Índice de Sharpe apresenta como vantagem principal a sua contribuição na escolha de um investimento. Afinal, através do seu cálculo o investidor consegue mensurar qual fundo teve um retorno mais interessante. 

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Por outro lado, uma desvantagem do Índice de Sharpe é que ele não considera o risco de crédito. Esse é o risco da instituição financeira deixar de pagar o combinado ou então de ocorrer falência.

Índice de Sharpe, o que é? Definição, como funciona e cálculos

Sb coaching

Enfim, o Índice de Sharpe é usado, principalmente, para que o investidor possa escolher entre os fundos disponíveis. Como existem muitos tipos de fundos, o investidor pode ficar em dúvida entre dois que se encaixam em seu perfil de investidor

Nesse caso, o que o investidor precisa fazer é submeter os dois índices ao cálculo do Índice de Sharpe. Dessa maneira, o fundo que tiver um resultado melhor no final, certamente, é a melhor opção de investimento.

Cálculos do índice de Sharpe

Para o cálculo da relação entre retorno e risco, usamos a seguinte a equação: IS = (Rp – Rf) / OP

Onde temos que:

  • SR = Índice de Sharpe;
  • Rp = Retorno do fundo;
  • Rf = Rendimento dos investimentos sem risco. A sigla vem do inglês Risk Free Radio; 
  • OP = Por fim, o OP se refere ao desvio padrão de performance ou a volatilidade do fundo.
Índice de Sharpe, o que é? Definição, como funciona e cálculos

Marketing para indústria

Dessa forma, ao colocar os dados e realizar os cálculos, o investidor terá em mãos o valor do Índice de Sharpe, sendo que, quanto mais alto for o resultado, mais vantajoso é o fundo ou carteira de investimentos. 

No entanto, vale ressaltar que esses resultados se referem à rentabilidades passadas. O que significa que rentabilidade do passado não garante rentabilidade do futuro. 

Agora que você aprendeu o cálculo da relação entre retorno e risco, aproveite para aprender também sobre fundos de investimentos imobiliários:

E aí, está ansioso para descobrir qual o melhor fundo através do Índice de Sharpe? Então, aprenda quais são os Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam

Fontes: Suno, Hc investimentos, Magnetis e Mais retorno

Imagens: Convenia, Stoodi, Transforme-se, Sb coaching, Ensino interativo e Marketing para indústria

Conte-nos a sua opinião...