Quais são as diferenças entre fundos multimercados e ações?

31 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 21 seg


Os fundos multimercados e ações são dois tipos de fundos de investimento, que investem em tipos de ativos diferentes. Em resumo, os fundos multimercado são mais abrangentes em sua estratégia.

Isso porque eles investem em vários tipos de ativos. Por exemplo, ele pode aplicar em títulos de renda fixa, moedas, cotas de outros fundos ou ações.

Na prática, o gestor de um fundo multimercado pode investir nos ativos mais vantajosos do momento, de acordo com o cenário econômico.

Por outro lado, os fundos de ações investem em ações. Sendo que esse tipo de fundo deve aplicar pelo menos 67% do patrimônio no mercado acionário.

Desse modo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), estabelece que, independente do cenário econômico, os fundos de ações devem sempre ter 67% do seu patrimônio aplicado em ações.

Quais são as diferenças entre os fundos multimercados e ações?

As principais diferenças entre os fundos multimercado e os fundos de ações são:

1- Liquidez

Como os fundos multimercado investem em vários tipos de ativos, eles podem ter diferentes prazos de liquidez para os seus resgates.

Por exemplo, existem fundos com D+5, D+15, D+30 ou até D+60. Portanto, para saber a liquidez de um fundo em específico, é preciso consultar os prazos do fundo.

os fundos de ações costumam ter um prazo de saque de D+30 (trinta dias após a solicitação), mas alguns fundos têm prazos maiores.

2- Taxas cobradas

Os fundos multimercado e ações contam com as mesmas taxas: administração e performance. O que muda são as alíquotas e o benchmark.

Em resumo, a taxa de administração é um valor cobrado pela instituição financeira responsável pela gestão e administração do fundo.

Já a taxa de performance funciona como uma recompensa para o gestor quando ele obtém um retorno acima do esperado.

No caso dos fundos multimercado, a taxa de administração costuma ser menor do que dos fundos de ações. Sendo que a taxa de administração dos fundos de ações costuma ser de 2%, mas existem variações.

Por outro lado, a taxa de performance tanto dos fundos multimercado, quanto dos fundos de ações, costuma ficar em 20%.

No entanto, o benchmark dos dois fundos é diferente. No caso dos fundos multimercado, o benchmark costuma ser o CDI. Já nas ações o benchmark é o Ibovespa.

Lembrando que o benchmark funciona como uma meta de performance do fundo. Desse modo, apenas se o fundo passar o benchmark é que a taxa de performance é cobrada.

3- Imposto de Renda nos fundos multimercado e ações

Os fundos multimercado têm cobrança de Imposto de Renda de acordo com a tabela regressiva. Isso significa que quanto maior for o prazo do investimento, menor será a cobrança de imposto.

Para os fundos de curto prazo, as alíquotas são:

  • Até 180 dias: 22,5%

  • Acima de 180 dias: 20,0%

Em contrapartida, para fundos de longo prazo, as alíquotas são:

  • Até 180 dias: 22,5%

  • Entre 181 e 360 dias: 20,0%

  • Entre 361 e 720 dias: 17,5%

  • Acima de 720 dias: 15,0%

Além do Imposto de Renda, existe o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). No entanto, o IOF é cobrado apenas em casos de resgates antes dos 30 dias após a aplicação.

Já no caso dos fundos de ações, o Imposto de Renda é uma alíquota de 15% em cima dos ganhos obtidos com a aplicação. Neste caso, a incidência de tributos ocorre apenas no resgate.

4- Nomenclatura

Por fim, temos ainda a diferença na nomenclatura dos dois tipos de fundos. Em síntese, os fundos de investimentos multimercados são identificados com a sigla FIM em seu nome oficial.

Por outro lado, os fundos de ações tem FIA no nome oficial. Sendo que FIA é a abreviação de: Fundo de Investimentos de Ações.

Fundos multimercado ou ações: qual escolher?

Um fundo não é melhor do que o outro. Sendo assim, a escolha entre os dois tipos de fundos vai depender dos seus objetivos e perfil de investidor.

Levar em conta o seu objetivo ao investir é essencial para verificar se a estratégia do fundo condiz.

Já o perfil de investidor deve ser considerado para que você escolha um fundo que esteja de acordo com o seu perfil.

Por exemplo, se você quer uma maior diversificação entre ativos, o fundo multimercado pode ser uma boa opção. Por outro lado, se você deseja diversificar apenas no mercado acionário, o fundo de ações pode ser melhor.

LEIA MAIS

Fundos Quantitativos: O que são e como funcionam?

Fundos de lajes corporativas: opção, como funcionam e aplicações

Quais são os riscos dos fundos de investimentos? Descubra aqui!

Fundos imobiliários híbridos: vantagens e desvantagens desses FIIs

Fundo de investimento aberto: diferenças entre fundos fechados

Como escolher fundos imobiliários: 10 dicas para montar uma carteira

Fundo restrito: o que é, como funciona e diferenças entre exclusivo

Fontes: Mais retorno, Br partners e Yubb.