Investidor institucional: o que é e as diferenças com os demais

6 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 44 seg


O investidor institucional é uma empresa, ou entidade, que realiza a administração do capital de terceiros. Em outras palavras, é uma companhia que investe em nome de um grupo formado por pessoas ou empresas.

Normalmente, o investidor institucional atua com uma finalidade determinada como, por exemplo, a compra de participações de empresas ou ainda para investir em projetos de infraestrutura.

Sendo assim, o investidor institucional precisa seguir as diretrizes estabelecidas pelo fundo e utilizar estratégias que visem a maximização dos rendimentos dos clientes, ao mesmo tempo em que respeita as regras do fundo.

O que é um investidor institucional?

O investidor institucional é uma instituição ou empresa que investe em nome de terceiros. Sendo que este grupo pode ser composto por pessoas ou outras empresas.

De maneira geral, este tipo de investidor possui uma finalidade específica com as aplicações como, por exemplo, comprar participações em companhias, investir em projetos de infraestrutura ou ainda garantir a aposentadoria das pessoas que fazem parte do grupo.

Desse modo, os investimentos realizados pelos investidores institucionais seguem o regulamento estabelecido pelo fundo para que os objetivos com as aplicações sejam alcançados. É importante não confundir investidor institucional com empresa investidora.

O investidor institucional é uma empresa que irá investir em nome de terceiros. Já a empresa investidora é uma companhia que investe parte do seu capital visando rendimentos para ela própria, por isso este tipo de empresa é considerada como uma investidora individual. 

Investidor institucional: o que é e as diferenças com os demais

Capital research

Uma característica dos investidores institucionais é o fato de que eles operam no mercado financeiro de maneira recorrente e normalmente fazem a movimentação de um grande volume de dinheiro. Isso significa que suas previsões podem causar um grande impacto no preço dos títulos financeiros e nos índices de ações.

Além disso, como eles devem respeitar a política de investimentos estabelecida, eles geralmente evitam aplicações com baixa liquidez. Afinal de contas, os ativos sem liquidez podem atrapalhar a estratégia do fundo caso seja necessário fazer a venda rápida dos ativos.

Os investidores que aplicam em ativos internacionais também precisam ficar atentos ao rating, isto é, o risco do país. Isso porque alguns fundos permitem a aplicação somente em países que possuem boas notas.

O que preciso para ser um investidor institucional?

O investidor institucional representa os interesses de um grupo formado por empresas ou pessoas. Dessa forma, para se tornar um investidor institucional, é preciso cumprir uma série de requisitos, tais como: 

  • Registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Ter a política de investimentos estabelecida;
  • Compliance: é a estrutura e processos definidos de acordo com as exigências da CVM e demais órgãos que fazem a fiscalização deste mercado.

O registro e compliance servem para garantir a segurança do investidor ao aplicar através dos investidores institucionais. Já a política de investimentos serve para que as empresas ou pessoas que desejam investir por meio de investidores institucionais possam avaliar se aquele é o fundo ideal para elas.

Investidor institucional: o que é e as diferenças com os demais

Onze

De maneira geral, as organizações consideradas investidores institucionais fazem parte de uma das seguintes categorias: 

1- Bancos: são os investidores institucionais mais conhecidos no mercado, já que eles trabalham justamente com a administração do dinheiro movimentado pelos correntistas e investidores. 

2- Seguradoras: Assim como os bancos, as seguradoras fazem a administração do seu patrimônio e realizam movimentações no mercado financeiro. 

3- Fundos de investimento: Os fundos de investimento funcionam como uma reunião de investidores focados em aplicar em um setor ou ativo em específico. A alocação do capital dos investidores é feita pelo gestor, de acordo com a política de investimento do fundo. 

4- Fundos de pensão: Os fundos de pensão são um tipo de fundo de investimento com foco na previdência, sobretudo de funcionários públicos. Por exemplo, empresas como a Petrobras e os Correios montam fundos de pensão e investem o dinheiro dos colaboradores.

5- Family offices: São gestoras de investimentos voltadas para o gerenciamento exclusivo do patrimônio de uma família. De maneira geral, as famílias com um grande poder financeiro contratam este serviço para a organização dos seus investimentos.

Importância dos investidores institucionais

Os investidores institucionais são muito importantes para o mercado financeiro. Isso porque eles movimentam um grande volume de dinheiro e representam os interesses de vários outros investidores. Além disso, eles contribuem com a liquidez na negociação de ativos.

Investidor institucional: o que é e as diferenças com os demais

Vale news

Justamente por serem importantes no mercado é que esses investidores são fiscalizados de perto pela CVM e demais órgãos de segurança. Afinal de contas, um erro ou fraude cometido por um investidor institucional pode impactar negativamente o mercado como um todo.

Diferenças entre investidor institucional e individual

O investidor institucional é uma empresa que investe em nome de um grupo de pessoas ou empresas. Como ele é uma pessoa jurídica, normalmente ele possui uma organização bem estruturada e movimenta um grande volume financeiro.

Em contrapartida, o investidor individual investe para si mesmo. Ele pode ser pessoa física ou jurídica, mas a maioria são pessoas físicas que investem valores bem menores do que os investidores institucionais.

Portanto, as principais diferenças entre os dois tipos de investidores é que o institucional investe em nome de terceiros e movimenta grandes volumes de dinheiro. Já o investidor individual normalmente é uma pessoa física que investe valores menores. Outra diferença importante entre eles é o conhecimento sobre o mercado financeiro.

Os investidores institucionais geralmente possuem um conhecimento maior sobre o mercado, além de contar com uma equipe de profissionais e recursos financeiros para acompanhar o mercado. Por outro lado, nem todos os investidores individuais conhecem ou acompanham o mercado. 

Migalhas

Vantagens e desvantagens

A principal forma de investir por meio de investidores institucionais é através de fundos de investimentos. Entretanto, investir dessa maneira possui vantagens e desvantagens. Confira os prós e contras desse tipo de aplicação:

Prós

A primeira vantagem é a diversificação da carteira. Quando você investe em um fundo de ações, por exemplo, você consegue diversificar sua carteira em diversas empresas por meio de algumas poucas cotas.

Outra vantagem é que os investidores institucionais possuem acesso a investimentos diferenciados e exclusivos que podem resultar em vantagens para o grupo de pessoas ou empresas que ele representa.

Existe ainda a vantagem de que ao investir por meio de um investidor institucional, você tem uma gestão profissional dos ativos, o que pode resultar em bons retornos com as aplicações.

Por fim, existe ainda a vantagem de que o investimento por meio de um investidor institucional possibilita o controle de riscos. Isso é possível, pois como a política do fundo é bem estabelecida, existe um monitoramento constante do patrimônio com o objetivo de evitar perdas.

Contras

Como desvantagem temos o fato de que investir por meio de investidores institucionais pode ser mais caro do que investir por conta própria. Isso porque, os fundos cobram taxas que servem como remuneração para os profissionais que trabalham nele.

Jornal da franca

Outra desvantagem é que a rentabilidade pode ser limitada pela estratégia que o fundo adotar. Ou seja, o mesmo mecanismo que serve como controle de risco, também impossibilita que o fundo realize operações que podem resultar em um rendimentos maiores, por causa do risco mais elevado.

Por fim, antes de investir em fundos de investimento, verifique se a estratégia de investimentos do fundo e o nível de risco das aplicações por ele realizadas condiz com o seu perfil de investidor.

Agora que você sabe o que é investidor institucional, aproveite para aprender sobre o Investidor de varejo: o que é e tipos de investidores

Fontes: Magnetis, Warren, André bonaThe cap

Imagens: Capital research, Onze, Vale news, Migalhas, Jornal da franca e I. de sucesso