O que é um investidor de valor? Saiba como ser um value investor

23 de dezembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 5 seg


Um investidor de valor é uma pessoa que analisa as ações em busca de papéis com preço abaixo do valor intrínseco. Com isso, ele faz investimentos com alta margem de segurança.

Essa margem de segurança aumenta as chances de retornos acima da média do mercado. Sendo assim, esse tipo de investidor costuma ter altos retornos ao longo do tempo.

O que é um investidor de valor?

O investidor de valor ou value investor, é a pessoa adepta da filosofia de value investing. O value investing, por sua vez, tem como ponto chave a procura por ativos negociados abaixo do seu valor intrínseco.

Sendo que o valor intrínseco de um ativo é o preço que ele deveria valer, levando em conta diversos fatores sobre a empresa. Sendo assim, o investidor de valor sempre avalia o preço e o valor dos ativos.

  • Preço: é por quanto um ativo está sendo negociado.
  • Valor: é o quanto o ativo realmente vale e deveria ser negociado, tendo como base os fundamentos da empresa.

Portanto, o investidor de valor procura por ações com preços abaixo do seu real valor. Logo, ao investir nesses ativos, ele conta com uma boa margem de segurança.

Logo, essa margem de segurança aumenta as chances de lucros acima da média do mercado. É por isso que esse tipo de investidor costuma ter altos rendimentos ao longo do tempo.

Portanto, a intenção ao comprar ações abaixo do valor intrínseco é lucrar com a valorização desse ativo, quando os agentes do mercado reconhecerem os seus fundamentos.

Contudo, esse reconhecimento pode demorar um bom tempo.

É por isso que esse tipo de investimento costuma ser feito com foco no longo prazo. Também é por isso que o investidor de valor deve ser uma pessoa disciplinada e paciente.

Exemplos de investidores de valor

Benjamin Graham é considerado o pai do value investor e existem muitos exemplos de grandes investidores que seguem essa filosofia. Um bom exemplo, é Warren Buffett, discípulo de Graham.

Certamente você já ouviu falar de Warren Buffett. Afinal de contas, ele é um dos maiores investidores do mundo. Ele começou a investir bem cedo na bolsa de valores e sempre praticou a filosofia de value investing.

Inclusive, este é um dos motivos pelos quais hoje ele tem um patrimônio tão grande: ele encontrou empresas com bons fundamentos, sendo negociadas abaixo do seu valor intrínseco.

Sendo assim, ao investir em empresas com preço abaixo do valor intrínseco, quando elas se valorizaram, ele teve um alto retorno.

Conhecido como “Oráculo de Omaha” Warren Buffett tem uma fortuna de mais de 100 bilhões de dólares.

Outro exemplo de investidor de valor é Luiz Barsi, o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira.

Em síntese, Barsi nasceu em uma família pobre, investiu durante muitos anos e hoje tem uma fortuna de mais de 2 bilhões de reais.

Como se tornar um investidor de valor?

Agora que você já sabe que a filosofia de value investing costuma proporcionar altos retornos, você deve estar se perguntando como se tornar um investidor de valor.

Não existe uma fórmula simples que você pode aplicar e se tornar um investidor de valor. Mas, alguns passos que todo investidor de valor deve seguir são:

1- Seleção dos ativos

Antes de analisar as empresas e ver se as suas ações estão com desconto, é preciso fazer uma seleção dos ativos que serão analisados.

Isso porque existem muitos ativos disponíveis no mercado e não é viável analisar todos eles. Logo, é preciso selecionar aqueles que serão estudados.

Para isso, uma opção é verificar quais ações estão sendo negociadas com os menores múltiplos de valor. Você pode usar, por exemplo:

Por meio desses indicadores, você pode encontrar as ações negociadas com desconto. No entanto, esses indicadores servem apenas para uma análise mais superficial.

Desse modo, depois de selecionar os ativos que serão analisados, é preciso fazer o valuation. Só assim você vai conseguir encontrar as verdadeiras oportunidades para a carteira do investidor de valor.

2- Valuation

Fazer o valuation dos ativos é uma etapa essencial para o investidor de valor. Isso porque, é com o valuation que você poderá identificar as ações que realmente estão com preço abaixo do valor real.

Fazer o valuation não é muito simples, por isso é importante que você estude os conceitos antes. Alguns métodos para o valuation são:

  • Desconto do Fluxo de Caixa (DFC);
  • Soma das partes (SOTP);
  • Múltiplos.

3- Investir e esperar

Por fim, o último passo para se tornar um investidor de valor, é investir e esperar. Depois de verificar quais ações estão com desconto, escolha a que melhor se encaixa nos seus objetivos e perfil de investidor.

Lembrando que é importante diversificar entre ativos e setor. Após investir, você deve esperar. Ter a paciência para esperar até que o ativo se valorize não é fácil.

Mas lembre-se: o value investing é uma filosofia com foco no longo prazo. Ou seja, não espere investir em um mês e colher os frutos no mês seguinte.

Muitas vezes, é preciso esperar anos até que os ativos se valorizem. Esperar durante tanto tempo pode não ser fácil. Porém, essa é uma estratégia que costuma dar bons resultados.

Além disso, de nada adianta querer ganhar dinheiro fácil e rápido no mercado por meio de estratégias como day trade e swing trade. Já que essas estratégias, geralmente, resultam em perdas.

E aí, gostou de aprender como se tornar um investidor de valor? Então aproveite para aprender mais sobre a filosofia de buy and hold.

Fonte: Suno.