4 dicas para ficar rico ainda jovem

1 de junho de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 7 min, 10 seg


A internet tem feito muita gente jovem ficar rica. Todos os dias, mais e mais pessoas abaixo dos 30 anos conseguem atingir a tão sonhada liberdade financeira. Pensando nisso, separei 4 dicas para você que é ambicioso e quer ser rico, mesmo ainda sendo jovem.

Não vou falar, especificamente, sobre ficar rico na internet, embora este tenha sido um dos caminhos que eu mesmo trilhei.

Desde os meus 25 anos – hoje, tenho 28 – eu invisto publicamente no canal Investidor Sardinha. E tenho mais de 10 anos de experiência como diretor de empresas.

Então, posso falar sobre ficar rico, ainda jovem, com conhecimento prático e uma certa autoridade.

Jovem rico é filho de rico

Existe um mito, muito presente na nossa sociedade, de que o jovem rico tem uma tendência natural de ser filho de rico. É como se isso, por si, fosse um demérito.

Na verdade, eu mesmo não tive uma família rica. Minha mãe faleceu quando eu tinha 18 anos, deixando uma casa com muitas dívidas para pagar.

E meu pai, como muitos sabem, até pouco tempo atrás fazia parte da equipe do Investidor Sardinha. Ele trabalha como designer e é muito bom no que faz.

Eu, portanto, não tive a “sorte” de ter pais ricos. Nem tios, nem avós, nem ninguém.

Então, tudo que eu conquistei na vida foi fruto do meu trabalho. E, verdade seja dita, eu já havia conquistado a liberdade financeira antes mesmo de existir o Investidor Sardinha (conheça toda a história aqui).

Logo, baseado na minha própria experiência de vida, vou te dar 4 dicas para ficar rico ainda jovem. Você vai descobrir que enriquecer não é fácil, mas é muito mais simples do que você pensa.

Vale o alerta, contudo, de que minhas dicas – ou as de qualquer outra pessoa – só vão funcionar se você aceitá-las, de mente aberta, sem julgamentos ou preconceitos (no sentido literal da palavra).

Então, desarme-se e vamos lá!

1ª dica para ficar rico: aprenda a vender

Infelizmente, as vendas, no Brasil, são consideradas um trabalho de segunda classe.

Me lembro que, quando eu era criança, gostava de vender coisas na escola. Mas, ali, já havia certa marginalização disso. A diretoria da escola até proibia qualquer tipo de venda.

Acontece que, raramente, o trabalho do vendedor é visto com bons olhos.

Na verdade, o certo seria o oposto disso. Porque, analisando bem, as vendas são a principal arte do capitalismo. É isso o que faz toda a roda girar.

Entretanto, como existe essa sensação de que é indigno trabalhar com vendas, os jovens acabam por seguir outros caminhos, como a tradicional vida acadêmica.

O resultado disso é que você poderá se desenvolver em determinada profissão e ganhar um bom dinheiro. Ficar rico, no entanto, será extremamente improvável.

Por outro lado, aprender a vender é a primeira habilidade que pode te deixar, de fato, rico.

Isso acontece porque, nas vendas, não existe um limite de ganho. Você pode vender um produto físico ou um milhão de produtos. Ou pode, ainda, fazer uma verdadeira fortuna trabalhando com produtos digitais.

No fim das contas, todo rico é um vendedor, seja de produtos, ideias, projetos, negócios ou empresas.

Portanto, quem aprimora o conhecimento em negociação, comunicação e persuasão acaba com uma tendência natural de ganhar mais, em qualquer área profissional.

2ª dica para ficar rico: corra riscos

Uma verdade que aprendi na minha jornada – muito comum no mundo dos investimentos – é que “quanto maior o risco, maior o prêmio”.

Eu entendo que, do ponto de vista prático, faz muito mais sentido correr menos riscos. Mas, isso pode atrapalhar seu enriquecimento. Ou, pior, pode te deixar pobre pro resto da vida.

O que você precisa ter em mente é que ainda é jovem. Então, este é o melhor momento para correr riscos.

Isso quer dizer que é muito mais fácil uma pessoa de vinte e poucos anos – ou menos – solteiro e sem filhos, se arriscar num projeto novo.

4 dicas para ficar rico ainda jovem

Os seus pais, por outro lado, precisam pensar 10 vezes mais antes de se darem o luxo de uma grande, e arriscada, mudança de vida.

Logo, uma boa dica é você saber usar, e até potencializar, essa aptidão a risco natural da juventude.

Estou falando, na prática, que a vontade de encher a cara, usar drogas e “tocar o terror” – se for o seu caso – pode ser canalizada para projetos que vão te enriquecer.

Fase tutorial da vida

O grande lance de começar um projeto muito cedo é que você pode errar. E as consequências serão relativamente tranquilas.

Assim, você tem de aproveitar essa fase única, que é tipo um “tutorial da vida”. Quando você é jovem e ainda não tem muitas responsabilidades, até as outras pessoas vão ser mais pacientes com seus erros.

O mesmo não vale para um adulto, casado, endividado e com filhos.

Antes dos 20 anos, eu tive um milhão de ideias e projetos. Fui diretor de jornal, tive loja de sapatos femininos, editora de quadrinhos, servidor de jogos, site de anime, site de cobertura de eventos… e segue a lista.

Na verdade, o que eu mais tinha era tempo para tentar e errar. E, no fim das contas, a vida é mesmo um jogo de tentativa e erro.

Aproveitando as oportunidades e, principalmente, se arriscando, uma hora você acerta e acaba ficando rico.

3ª dica para ficar rico: reconheça suas habilidades

A terceira dica para quem quer ficar rico, mesmo sendo jovem, é aprender a reconhecer os próprios talentos e vocações.

Eu demorei a perceber que tenho muita facilidade com lógica e números. Antes, na minha adolescência, eu tinha certeza que era um cara de humanas.

Na época, eu achava que me tornaria um biólogo ou historiador. Como gostava muito de música, cheguei a criar uma banda de punk rock com uns amigos.

A verdade, contudo, é que nunca fui bom naquilo. O som era ruim e minha voz desafinada. As pessoas até curtiam o show, mas mais pelas histórias que eu contava no palco que pelo som que a gente fazia.

Com o tempo, fui percebendo que eu tinha um talento para me comunicar. Aí, com muita prática e ralação, consegui desenvolver esta habilidade.

Da mesma forma, percebi que gosto de números, planilhas e cálculos.

Hoje, essas competências, juntas, são uma das bases do meu trabalho como influenciador e professor de investimentos. E ganho, literalmente, milhões de reais com elas.

Então, quanto mais cedo você descobrir as suas vocações e pontos fortes, mais rápido você vai ficar rico.

4ª dica para ficar rico: comece a investir

A última dica para você, que quer ser um jovem rico, é a mais óbvia vindo de quem trabalha com investimentos.

Enfim, você precisa urgentemente desenvolver uma mentalidade de investidor!

Eu conheço muita gente nova, pessoas bem próximas a mim, que tem bastante grana mas não investe.

Apesar de serem mais ricas e de terem praticamente a mesma idade que eu, essas pessoas têm, hoje, um patrimônio muito menor que o meu.

Ou seja, não se trata do quanto você ganha. Se você é um empresário de sucesso, mas não sabe lidar com o dinheiro, pode perder muito – e até falir – se seu negócio quebrar.

Para o investidor, por outro lado, o dinheiro sempre tende a se multiplicar.

Então, não cometa o erro de começar a investir somente quando tiver mais dinheiro. Quem cuida bem do pouco, se torna ótimo gestor do muito.

Posso dizer, com toda a certeza, que minha mentalidade de investidor foi um importante catalisador do meu processo de enriquecimento.

E, se você não sabe como investir, uma solução é a nossa escola de investimentos, a UVP (Única Verdade Possível).

Seguindo essas 4 dicas – vendas, riscos, habilidades e investimentos – tenho certeza que você, também, vai atingir a riqueza e se tornar um jovem financeiramente livre.

Gostou das dicas? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho as 4 dicas para ficar rico ainda jovem.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: O segredo dos milionários – as várias fontes de renda de Raul Sena.