Nano, o que é? Como funciona, vantagens, risco e como comprar

1 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 45 seg


A Nano é uma criptomoeda que visa solucionar dois grandes problemas do Bitcoin: a falta de eficiência energética e a latência. Ao resolver esses problemas, essa moeda digital possibilitou uma escalabilidade ilimitada com custos reduzidos. 

Diferente de várias outras moedas digitais, a Nano funciona por meio de uma estrutura onde cada um dos usuários possui seu próprio blockchain. Isso significa que é preciso menos poder computacional para que as transações sejam realizadas e registradas. 

Além disso, como cada usuário possui um blockchain, as transações são realizadas instantaneamente, o que resolve o problema de latência que moedas como o Bitcoin possuem.

O que é Nano?

A Nano é uma criptomoeda criada pelo desenvolvedor de software Colin LeMahieu, em 2014. Inicialmente, a moeda digital se chamava RaiBlocks e o seu código identificador era XRD, porém, em 2018, a criptomoeda mudou o nome para Nano e o seu código também virou NANO.

O objetivo de Colin LeMahieu ao desenvolver a moeda era que a Nano não tivesse os mesmos problemas do Bitcoin, como, por exemplo, a falta de eficiência energética, já que a mineração de Bitcoins exige um grande consumo de energia.

Nano, o que é? Como funciona, vantagens, risco e como comprar

Portal do bitcoin

De fato, esse é um problema muito grande, já que a Universidade de Cambridge calcula que o gasto de energia elétrica para a mineração de Bitcoins seja superior a 121 terawatts/hora (TWh). Na prática, o processo de mineração de Bitcoins consome mais energia elétrica do que a Argentina.

Sendo que a tendência é que o gasto energético aumente conforme o Bitcoin se valorize. Além do problema da eficiência energética, a Nano procura se diferenciar do Bitcoin em relação à latência, isto é, o tempo preciso para que as transações sejam realizadas.

Como funciona?

Boa parte das criptomoedas existentes no mercado, como, por exemplo, o Bitcoin, usam a blockchain para registrar as transações. As transações são agrupadas e formam um bloco, dando origem à hash. Desse modo, a hash é uma sequência de caracteres que assina um bloco.

Como vários computadores são necessários para esse processo de registro e validação, é preciso um grande consumo de energia elétrica e tempo para que as transações sejam registradas.

Por outro lado, a Nano funciona de maneira um pouco diferente dessas outras moedas, justamente para evitar o gasto energético e reduzir o tempo necessário para o registro das transações.

Nano, o que é? Como funciona, vantagens, risco e como comprar

Medium

Dessa forma, as transações da Nano não são registradas em uma blockchain mundial, mas sim no chamado block-lattice. Isso significa que cada usuário possui sua própria blockchain, o que possibilita que as transações sejam concluídas instantaneamente.

Um detalhe importante sobre a Nano é que a validação das transações é feito pelo Proof of Stake (PoS), em português Prova de Participação. Muitas criptomoedas usam o Proof of Work (PoW), ou Prova de Trabalho. O PoW exige que várias máquinas registrem e validem as informações, enquanto que o PoS exige um poder de processamento menor.

Nesse sentido, a Nano possibilita uma escalabilidade ilimitada, já que os custos das transações são reduzidos. Em relação à mineração, a Nano também funciona de forma diferente de outras criptomoedas, já que todas as moedas da Nano já foram mineradas e distribuídas para os usuários.

Vantagens e riscos

Uma das principais vantagens da Nano é a eficiência energética, pois ela não exige um processo complexo para validação de dados nem para a mineração de moedas. Outra vantagem é que cada usuário possui uma blockchain o que possibilita que as transações sejam concluídas de maneira instantânea.

Reddit

Em contrapartida, a Nano também possui alguns riscos semelhantes às outras moedas, como, por exemplo, a volatilidade do mercado que pode fazer o investidor ter prejuízos. Por isso, antes de adquirir Nano, é essencial que os usuários busquem o máximo de conhecimento possível sobre o funcionamento dessa moeda.

Inclusive, é preciso ficar atento para usar uma carteira que tenha compatibilidade com a Nano, caso contrário, você pode perder suas moedas. Além disso, vale a pena considerar se os criptoativos são recomendados para o seu perfil de investidor. Isso porque, as moedas passam por fortes oscilações e não são todos os perfis de gostam de correr riscos. 

Como comprar Nano?

O caminho mais utilizado para comprar Nano morando no Brasil é utilizando outras criptomoedas, como o Bitcoin. Para adquirir Bitcoins, você precisa abrir uma conta em uma exchange, isto é, uma corretora de valores especializada na negociação de criptoativos.

Portal N.

Após abrir sua conta, faça uma transferência e compre Bitcoins. Depois disso, basta comprar Nano usando os Bitcoins para realizar o pagamento. Por fim, depois que você tiver comprado Nano é preciso armazenar as criptomoedas em local seguro.

Não é recomendado que você deixe as moedas paradas na conta na exchange, contudo, é importante que você confira previamente qual carteira é compatível com Nano. Um exemplo de carteira que pode ser usada, é a Web Wallet oficial da Nano. 

Escolher uma carteira que seja segura e compatível com seus ativos, é fundamental para evitar perder dinheiro. Um exemplo de carteira muito utilizada pelas pessoas que aplicam em criptomoedas, em geral, é a Paper wallet, o que é? Definição, como funciona e segurança da carteira

Fontes: Renovainvest, TecnoblogConfio na compra

Imagens: Reddit, Portal do bitcoin, Medium, Portal N. e Reddit