NEO, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar


O NEO é uma criptomoeda chinesa focada na economia inteligente. Isto é, na união entre ativos digitais, identidades digitais e contratos inteligentes. 

Mais do que uma simples moeda digital, o NEO é uma plataforma que se diferencia das demais existentes no mercado. Um exemplo disso, é o fato da plataforma aceitar outros tipos de criptomoedas e não apenas o NEO.

Outra diferença entre o NEO e as demais criptomoedas é que na plataforma existem dois tokens: o NEO e o GAS. O NEO é a criptomoeda em si, já o GAS é gerado depois que se compra NEO e ele é usado para o pagamento das transações na plataforma.

O que é NEO?

Também conhecido como Ethereum da China, o NEO é um projeto de criptomoeda de código aberto que automatiza a gestão de ativos digitais por meio da tecnologia blockchain e smart contracts. Desse modo, o NEO pode criar a chamada smart economy, que incorpora operações com smart contracts, ativos e identidades digitais na blockchain.

O objetivo é construir uma base de dados descentralizada e transparente para que as empresas possam gerar operações utilizando as novas vertentes tecnológicas. Logo, é possível aumentar a eficiência dos processos, ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos. 

NEO, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar

Sanalkur

O desenvolvimento do projeto NEO teve início em 2014, pela OnChian uma companhia líder na tecnologia blockchain.

O objetivo da empresa era criar uma plataforma de blockchain com os mesmos recursos do Ethereum e que fosse capaz de realizar outros processos, como, por exemplo, o processamento de transações e a realização de contratos inteligentes.

Sendo que a intenção é evoluir os recursos de interoperabilidade e migração entre blockchains privados e públicos. Inicialmente, o projeto se chamava AntShares, porém, em 2017, seu nome mudou para NEO.

Na mesma época, a empresa estreitou suas relações com o governo chinês e outras empresas chinesas, visando o aceleramento do desenvolvimento do projeto.

Como o NEO funciona?

O desenvolvimento do NEO resultou em diversos avanços na área do blockchain. Para que esses avanços ocorressem, os desenvolvedores da criptomoeda criaram o protocolo de consenso para escalabilidade Tolerância Delgada a Falhas Bizantinas (dBTF).

Em síntese, esse algoritmo possibilita que vários validadores sejam escolhidos segundo o sistema de votação. A intenção é escolher os nós que irão criar o bloco e confirmar as transações. Esse é um sistema que permite a geração de blocos de maneira muito mais rápida, com baixo custo energético e garante a segurança da rede.

Logo, ele possui uma alta escalabilidade em comparação com o blockchain. O dBFT é uma versão modificada do BFT, usado em outras criptomoedas, como, por exemplo, o Bitcoin. Enfim, por meio da combinação entre contratos inteligentes, identidade digitais e ativos digitais, o NEO pretende promover a economia inteligente.

NEO, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar

Ensonhaber

A ideia da economia inteligente é transferir os ativos tradicionais para os digitais. Como esses ativos serão descentralizados, a transferência deles será por contratos inteligentes. Em resumo, os contratos inteligentes são um pedaço de código que age sozinho quando certos critérios são estabelecidos.

Nesse sentido, os contratos inteligentes criam transações descentralizadas e sem confiança. Ou seja, não existe um elemento de confiança necessário para que a transação ocorra, pois o contrato sempre transfere os ativos de forma correta quando as condições são atendidas.

Portanto, a intenção do NEO é uma economia inteligente onde os três conceitos fazem com que as empresas normais e as identidades digitais das pessoas possam trocar ativos digitais através de contratos inteligentes.

Um detalhe importante sobre o funcionamento do NEO, é que ele não possui muita utilidade fora da rede. Ele pode ser trocado por outras moedas, entretanto, ele é mais utilizado nas transações na plataforma.

Características

O NEO é caracterizado por ser uma criptomoeda não minerável. Isso significa que ele é mais sustentável, pois não exige o gasto energético como outras moedas digitais, como, por exemplo, o Bitcoin. A rede NEO possui dois tokens, o primeiro é o NEO que possui 100 milhões de criptomoedas e não será criada mais nenhuma unidade.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

A menor unidade do NEO é 1 e esse é o token, que deve ser comprado pelas pessoas que desejam aplicar nessa criptomoeda. Por outro lado, existe também o token GAS que são divisíveis e são criados através de um algoritmo de decaimento.

NEO, o que é? Como funciona, vantagens, riscos e como comprar

Qoo

A partir do momento em que uma pessoa compra tokens NEO ela começa a gerar tokens GAS. O GAS é usado nos pagamentos das transações na rede e para a execução de Dapps. Outra característica importante do NEO é que ele não é apenas uma criptomoeda. Na verdade, ele é uma plataforma que objetiva a execução de contratos inteligentes.

Sendo que as transferências feitas através da plataforma são instantâneas e garantem o alto grau de anonimato dos usuários. Por fim, o NEO é caracterizado por ser uma criptomoeda superior à muitas outras existentes no mercado e que ainda não atingiram seu potencial máximo de desenvolvimento.

O NEO é bem parecido com o Ethereum. Contudo, ele possui algumas características que o difere, como o fato de que ele suporta várias linguagens de programação.

Uma diferença entre o NEO e algumas outras criptomoedas é que na sua plataforma ele integra outras moedas digitais. Em contrapartida, as outras plataformas normalmente estão mais focadas na sua própria criptomoeda.

Vantagens e riscos

Uma grande vantagem do NEO é que ele é uma economia inteligente. Isso porque, ao digitalizar ativos tradicionais, eles passam a ter os mesmos benefícios e segurança dos ativos digitais, já que ele estará na blockchain.

Outra vantagem é que para criar novos smart contracts os desenvolvedores não precisam aprender uma nova linguagem de programação, pois a plataforma é compatível com a maioria das linguagens de programação.

Coinbureau

O fato da plataforma aceitar diversas linguagens de codificação traz ainda a vantagem de que ela pode ser adotada por uma maior quantidade de pessoas, possibilitando o seu crescimento.

Temos ainda a vantagem de que o NEO é bastante competitivo com as outras criptomoedas do mercado em relação à velocidade das transações, já que a plataforma realiza as operações mais rápido do que alguns outros sistemas.

Por fim, existe ainda a vantagem de que o NEO é apoiado pelo governo chinês e por muitas empresas de grande porte, o que fez com que a criptomoeda se tornasse extremamente popular.

Em contrapartida, o NEO possui os riscos similares às outras moedas digitais no mercado, como, por exemplo, a alta volatilidade dos preços.

Como comprar NEO?

A maneira mais utilizada de adquirir NEO é comprar uma moeda digital, como o Bitcoin ou o Ethereum, e depois trocar na bolsa por NEO. Esse processo de troca pode trazer alguns custos como, por exemplo, taxa de depósito e taxa pela negociação das moedas. 

Use the bitcoin

Depois de comprar os tokens de NEO, é importante fazer o armazenamento em uma carteira para garantir a segurança dos seus criptoativos. Algumas alternativas de carteiras são: Ledger Nano S, Neon Wallet, NEO GUI, Ansy, NEO Tracker e Binance Wallet. 

Enfim, agora que você sabe o que é NEO aproveite para aprender sobre o Halving do Bitcoin, o que é? Como funciona e valorização da criptomoeda

Fontes: Renovainvest, Money times e Guia do bitcoin

Imagens: Como ganhar bitcoin e dinheiro, Sanalkur, Ensonhaber, Coinbureau, Use the bitcoin e Qoo

Conte-nos a sua opinião...