O que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer

5 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 10 min, 35 seg


A Análise SWOT é um método utilizado por empresas que desejam ter um panorama geral da sua situação. Isso porque essa análise considera as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa.

As forças e fraquezas fazem parte do ambiente interno da empresa. Em síntese, as forças são as vantagens que a empresa possui em relação aos concorrentes, ou seja, são os seus diferenciais competitivos. As fraquezas são todos os pontos que podem prejudicar a empresa.

Já as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo e não podem ser controladas pela empresa. As oportunidades são chances que podem ser aproveitadas pelas empresas. Já as ameaças podem impactar negativamente o negócio.

O que é Análise SWOT?

A Análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico de gestão de projetos. A sigla SWOT (FOFA em português) deriva de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Cada palavra que compõe a sigla SWOT se refere aos pontos que são verificados na Análise SWOT. As forças e fraquezas fazem parte da análise interna da empresa, referentes aos pontos positivos ou negativos da empresa ou de um projeto.

Já as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo e estão relacionados com o mercado, concorrentes e fornecedores. A análise desses quatro fatores é a matriz 2×2 ou Matriz SWOT, onde os quatro itens da análise são divididos entre fatores internos/externos e positivos/negativos.

o que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer

Suno

Ao analisar os pontos positivos e negativos dentro e fora da empresa, o gestor consegue ter um panorama completo dos elementos que podem indicar o sucesso de um projeto. Essa análise resulta em um diagnóstico completo da situação do negócio e dos ambientes em seu entorno.

Sendo assim, ela é usada para analisar cenários e como base nas tomadas de decisões. Nesse sentido, ela geralmente é utilizada pelas empresas antes da implementação de um projeto. Afinal de contas, a Análise SWOT serve justamente para que o gestor tenha um diagnóstico da empresa e possa verificar os riscos e aproveitar as oportunidades.

Acredita-se que a Análise SWOT foi desenvolvida por Albert S. Humphrey, em 1960, quando ele fez parte de um projeto do instituto de pesquisa de Stanford. Desde que foi criada, a Matriz SWOT passou por diversas reformulações para que pudesse se adaptar aos diferentes tipos de projetos. Sendo que ela se tornou popular por ser um método simples e rápido de analisar a situação da empresa.

Para que serve?

A Análise SWOT serve como uma panorama da situação da empresa. Desse modo, ela é útil para que o gestor possa embasar as suas decisões. Por exemplo, antes de tomar a decisão de desenvolver certo projeto, o gestor pode usar a Análise SWOT para estudar a situação da empresa e verificar se a realização do projeto é viável ou não.

o que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer

Empresa jr

Ou seja, a Análise SWOT serve para ajudar o gestor a ter uma visão geral da empresa e embasar as suas decisões estratégicas. Portanto, este tipo de análise é útil para as empresas que estão começando suas atividades, entrando em um novo mercado ou lançando novos produtos.

Além disso, a Análise SWOT indica quais os pontos fortes da empresa e quais os pontos que precisam ser melhorados no negócio. Ela aponta também para quais fatores externos a empresa precisa se preparar e quais oportunidades podem ser aproveitadas.

Fatores que compõem a Análise SWOT

A Análise SWOT é composta por quatro elementos relacionados com o ambiente interno e externo da empresa: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Enfim, a análise pode ser dividida entre ambiente interno e externo.

1- Ambiente interno

No ambiente interno são analisadas as forças e fraquezas. Sendo que na força são analisados aspectos como: o que faz com que os clientes escolham a empresa e qual o diferencial da companhia. Já nas fraquezas é preciso analisar os aspectos ruins do negócio como o alto custo com transporte e gastos com manutenção de equipamentos, por exemplo.

o que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer

Empreender dinheiro

O ambiente interno envolve tudo que pode ser controlado pela empresa. Dessa maneira, para analisar o ambiente interno, é preciso levar em consideração diversos critérios como, por exemplo:

  • A localização;
  • A reputação;
  • Os recursos financeiros e humanos;
  • O tempo de mercado;
  • A gestão;
  • O marketing;
  • Os ativos;
  • Capacidade de operação;
  • Acesso à matéria-prima;
  • Atendimento;
  • Criação;
  • O atendimento;

2- Ambiente externo

No ambiente externo são analisadas as oportunidades e ameaças. Primeiramente, nas oportunidades é preciso verificar quais as mudanças no mercado que podem resultar em oportunidades para a empresa. Por outro lado, nas ameaças são analisados os pontos negativos para a empresa e que representam uma ameaça ao negócio.

Para lidar com todos os fatores relacionados com o ambiente externo, é importante que o gestor esteja atento a todos os pontos que envolvem a empresa e esteja preparado para lidar tanto com as oportunidades, quanto com as ameaças. Enfim, a análise do ambiente externo pode ser dividida entre microambiente e macroambiente.

o que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer

Romerolab

No microambiente estão os fatores relacionados com o setor de atuação da empresa. Sendo assim, alguns aspectos que devem representar oportunidades ou ameaças são:

  • Clientes: O comportamento e poder de barganha.
  • Fornecedores: Poder de negociação da empresa e dos fornecedores.
  • Concorrentes: Nível de rivalidade e como é o relacionamento com eles.
  • Substitutos: Soluções alternativas para os serviços que a sua empresa oferece.
  • Intermediários: Poder de barganha delas.
  • Entidades de classe: Como é a organização e o poder de pressão.
  • Barreiras: O nível de dificuldade para as empresas que estão entrando no setor.

Em contrapartida, no macroambiente é preciso analisar questões mais abrangentes que podem impactar o segmento. Alguns fatores a se analisar são:

  • Política e legislação;
  • Economia;
  • Demografia;
  • Novas tecnologias;
  • Sociedade e cultura;
  • Meio ambiente.

Vantagens da Análise SWOT

Uma das principais vantagens da Análise SWOT é a possibilidade de visualizar um panorama geral da empresa, o que permite tomar decisões bem embasadas. Outra vantagem é que o gestor consegue identificar a posição estratégica da empresa.

Xtech

Além disso, é possível comparar a atuação da empresa com os concorrentes. Outra vantagem é que os gestores conseguem identificar quais melhorias podem ser realizadas na empresa. Nesse sentido, a Análise SWOT contribui para o melhoramento dos produtos e serviços oferecidos pela companhia.

Com a Análise SWOT os gestores podem também ter insights para solucionar problemas da empresa como, por exemplo, problemas com o fluxo de processos internos. Existe ainda a vantagem de que podem surgir oportunidades de criar novos produtos e serviços ao fazer a Matriz SWOT.

Outra vantagem é que com a Análise SWOT é possível realizar planos e priorizar as ações voltadas para atingir os objetivos da empresa. Por fim, podemos destacar ainda duas vantagens: promoção de parcerias e análise das estratégias realizadas.

A promoção de parcerias é uma ferramenta que pode ser usada para suprir lacunas na empresa, já a análise de estratégias realizadas, é vantajosa para que os gestores possam avaliar as estratégias em andamento da empresa.

Lista das vantagens

É por causa de todas essas vantagens que a Análise SWOT é usada em qualquer mudança significativa de uma empresa, seja na expansão, desenvolvimento de projeto, lançamento de novos produtos ou ao adotar uma nova abordagem de marketing.

São vicente contabilidade

Vale destacar que a Análise SWOT se torna ainda mais rica em informações quando a sua realização conta com a integração de toda a equipe, já que os funcionários conhecem bem o dia a dia da empresa. Enfim, os principais benefícios da Análise SWOT são:

  • Tomada de decisão estratégica;
  • Melhoria de serviços e produtos;
  • Solução de problemas;
  • Segurança nas tomadas de decisão;
  • Compreensão da concorrência;
  • Panorama da empresa;
  • Planejamento de alternativas de ação;
  • Antecipação de tendências;
  • É uma ferramenta acessível, simples e prática.

Desvantagens

Apesar de possuir muitas vantagens, a Análise SWOT possui também algumas desvantagens, tais como:

  • É uma ferramenta descritiva que não prevê soluções, ou seja, a decisão final sempre será de quem fez a análise.
  • A Análise SWOT não determina quais serão os próximos passos, logo, o gestor precisa montar um plano de ação.
  • Como todas as informações ficam listadas, os gestores podem encontrar dificuldades em limitar fatores e/ou estratégias.

Idwall

Como fazer a Análise SWOT?

Para fazer a Análise SWOT siga o passo a passo:

1- Brainstorm com a equipe

Determine o objetivo com a Análise SWOT e reúna a equipe envolvida no projeto para discutir os pontos relacionados com o projeto. A ideia é deixar a conversa fluir livremente para que possam surgir novas ideias e percepções.

2- Analise os fatores internos

Nessa etapa, é preciso analisar as forças e fraquezas da empresa. Dessa forma, é preciso considerar todos os fatores internos da empresa, tais como localização, tempo de mercado, recursos humanos, gestão e marketing. Como a análise interna pode envolver muitos fatores diferentes, uma dica é focar nos fatores-chave de sucesso.

Isso porque, esses fatores são os elementos essenciais para a boa performance do projeto. Sendo que cada mercado conta com fatores-chave próprios, por exemplo, os fatores-chave de uma agência de viagens, pode ser o suporte e a agilidade.

o que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer

Ebadados

3- Analise os fatores externos

Depois de analisar os fatores internos da empresa, está na hora de analisar os fatores que não podem ser controlados por ela, já que são externos. Apesar de não poder controlar esses fatores, as empresas podem se preparar para lidar com as ameaças e aproveitar as oportunidades.

Lembrando que a análise externa envolve os aspectos relacionados com o microambiente (clientes, fornecedores, concorrentes, substitutos e intermediários) e o macroambiente (demográficos, tecnológico, político-legal e sociocultural).

4- Monte a Matriz SWOT

Depois de realizar os passos anteriores, está na hora de reunir de forma resumida todas as informações levantadas. É preciso resumir as informações, pois é essencial que todas as informações necessárias possam ser visualizadas rapidamente na Matriz SWOT. Uma dica é evitar listas longas, selecionar as informações relevantes e escrever em forma de tópicos curtos.

o que é Análise SWOT? Para que ser

Otimizaej

5- Verifique a viabilidade do projeto

Com a sua Análise SWOT pronta, está na hora de verificar as informações e tomar decisões. Portanto, verifique se diante das informações levantadas, o projeto é viável. Se alguma característica interna da empresa inviabilizar o projeto, você pode tomar atitudes para mudar essa situação.

Contudo, se o projeto se mostrar inviável por causa de fatores externos é mais difícil mudar a situação, já que ela foge ao controle da empresa. Apesar disso, você pode tentar adaptar o projeto ou tomar medidas visando reduzir o impacto no negócio.

6- Transforme a Análise SWOT em estratégia

Por fim, se o seu projeto for viável, está na hora traçar estratégias do projeto tendo como base as informações disponíveis na Matriz SWOT. De maneira geral, as estratégias devem ter os seguintes objetivos:

  • Forças precisam ser potencializadas;
  • Fraquezas devem ser corrigidas ou controladas;
  • Oportunidades precisam ser aproveitadas;
  • Ameaças devem ser reduzidas.
o que é Análise SWOT? Para que serve e como fazer

Ozone

Além disso, vale a pena cruzar as informações. Por exemplo, quais pontos fortes da empresa podem ser aumentados para maximizar as oportunidades? Ou ainda, quais pontos fracos devem ser corrigidos para reduzir os efeitos das ameaças?

Enfim, agora que você sabe o que é Análise SWOT, aproveite para aprender alguns outros termos que podem te ajudar na administração da sua empresa: precificação, margem bruta, efeito chicote, custo fixo e variável, capacidade produtiva, contrato social, economia de escala, opexPlano de negócios, o que é? Importância e passo a passo para fazer o seu

Imagens: Otimizaej, Suno, Empresa jr, Empreender dinheiro, Ozone, Xtech, São vicente contabilidade, Idwall, Mazag, Ebadados e Romerolab