FOMC: o que é, para que serve e como funciona?

10 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 31 seg


FOMC é a sigla de Federal Open Market Committee. Em português: Comitê Federal de Mercado Aberto.

Em resumo, o FOMC é um órgão ligado ao Federal Reserve (FED), cuja atuação envolve a definição da taxa básica de juros.

Podemos comparar a atuação do FOMC com o COPOM – Comitê de Política Monetária, aqui no Brasil. Isso porque ambos os órgãos avaliam o cenário econômico nacional para definir a política monetária do país.

Sendo assim, o FOMC se reúne 8 vezes ao ano e traça os rumos para a política monetária dos EUA, para que o FED possa executar um bom controle dos aspectos econômicos.

O FOMC é composto por 17 membros participantes, dos quais 12 têm direito a voto. Sendo que as decisões do FOMC têm como base os três relatórios: O Beige, Green e Blue Book.

Para que serve o FOMC?

O FOMC serve para avaliar o cenário econômico nacional e definir os rumos da política monetária dos EUA. Sendo assim, as suas responsabilidades estão ligadas ao dinheiro em circulação no país.

Logo, os deveres do FOMC envolvem estabelecer a taxa básica de juros com foco em uma política econômica expansionista ou contracionista.

Por exemplo, se o foco for a política expansionista, é preciso reduzir a taxa de juros. Isso porque, com a taxa menor, mais dinheiro circula no mercado, logo, ocorre o estímulo econômico.

No entanto, o estímulo econômico acaba gerando inflação, por causa do excesso de dinheiro em circulação. Com isso, a política contracionista pode ser posta em prática.

Neste caso, a taxa de juros sobe para que a oferta de dinheiro no mercado seja reduzida e a inflação seja controlada. Enfim, para que esses movimentos ocorram, o FOMC manipula três taxas:

  • A taxa básica de juros, para estabelecer o pagamento de juros dos papéis do governo nas operações de captação de dinheiro do mercado e para regular o custo do crédito no mercado;

  • Depósito compulsório, para definir o percentual que deve ser depositado compulsoriamente pelos bancos como uma reserva financeira;

  • A taxa de redesconto, com o intuito de estabelecer o valor cobrado pelo governo e emprestar dinheiro para os bancos comerciais.

Como o FOMC funciona?

O FOMC funciona como um órgão ligado ao Federal Reserve (FED), responsável por tomar medidas relacionadas à política monetária nacional.

Depois que o FOMC toma as decisões, cabe ao FED colocar em prática as medidas estabelecidas pelo FOMC em suas reuniões.

Podemos comparar a atuação do FOMC com o COPOM no Brasil. Já o FED tem uma atuação similar ao nosso Banco Central do Brasil (Bacen).

Enfim, o FOMC conta com 17 membros participantes, dos quais 12 têm direito a voto. Eles se reúnem oito vezes por ano, com o intuito de discutir a política monetária de curto prazo.

Como ocorrem as reuniões?

Nas reuniões do FOMC, alguns relatórios servem como base nas tomadas de decisão. Em resumo, esses relatórios são documentos detalhados sobre vários aspectos da economia dos EUA.

Antes mesmo da reunião, os membros já têm acesso a esses relatórios, para que possam se preparar para o encontro. Alguns dos documentos mais importantes são:

1- Beige Book

O Beige Book é um documento com informações sobre a atividade empresarial, dados de consumo e eventuais desastres ambientais.

2- Green Book

Em resumo, o Green Book é um relatório voltado para dados sobre projeções econômicas do mercado financeiro nacional e internacional.

3- Blue Book

Por fim, o Blue Book é um documento que indica várias medidas que podem ser tomadas, como uma espécie de norte a seguir.

Como o FOMC toma as decisões?

Como você já sabe, as decisões do FOMC têm como base os três relatórios: O Beige, Green e Blue Book.

Sendo assim, nas reuniões os membros discutem as informações presentes no documento e suas opiniões sobre a economia nacional.

Alguns assuntos que o FOMC costuma discutir são: taxa de juros, política fiscal, nível de emprego, mercado de câmbio, investimentos e setor de construção.

Após horas de debate, cada membro expõe a sua análise. São decididas então as medidas relacionadas à política monetária. Sendo que as decisões são tomadas por meio de votação.

Por fim, depois que as decisões são tomadas, o FOMC publica a sua recomendação para que o FED possa colocar em prática.

Esse processo se repete a cada reunião, que ocorre oito vezes ao ano.

LEIA MAIS

Quais são os tipos de treasuries?

Macroeconomia, o que é? Índices e a relação com os investimentos

Índices mundiais – O que são e os principais índices do mundo

Bolsas de valores no mundo – 10 Grandes bolsas e seus índices

Índice Dow Jones: o que é, ações, funcionamento e como acompanhar

T-Bills: saiba o que são e como funcionam os Treasury Bills americanos

Fontes: Renovainvest, Eu quero investir e The cap.