O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?

29 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 18 seg


Se você trabalha para o setor privado ou é dono de uma empresa, é importante conhecer a PLR. Isso porque ela funciona como uma forma de incentivo aos funcionários.

O que é PLR

A sigla PLR significa Participação nos Lucros e Resultados. Em resumo, a PLR é um tipo de remuneração que tem como base a divisão dos lucros da empresa com os seus colaboradores.

De maneira geral, a empresa determina metas, e os funcionários que cumprem essas metas têm o direito de receber um valor extra como recompensa.

Ou seja, a Participação nos Lucros e Resultados não é o salário do funcionário. A PLR é uma quantia extra que a pessoa recebe se ela cumprir as metas da empresa.

Sendo que a PLR é regida pela lei 10.101/00 e a sua adoção é facultativa. Portanto, as empresas não são obrigadas a adotar a PLR. Em resumo:

  1. A PLR é um tipo de recompensa para os funcionários ao alcançarem as metas da empresa;
  2. A adoção da Participação nos Lucros e Resultados é facultativa.
  3. Funciona como um incentivo aos funcionários;
  4. A PLR não faz parte do salário e não substitui o salário dos funcionários.

Para que serve

Talvez você esteja se perguntando por que motivo uma empresa iria possibilitar a participação dos funcionários nos seus lucros.

Bem, o intuito de uma empresa com PLR é incentivar a produtividade e o engajamento dos funcionários. No fim das contas, os dois lados saem ganhando: a empresa e o funcionário.

Afinal de contas, com a Participação nos Lucros e Resultados, os funcionários se sentem motivados a produzir mais e melhor e assim a empresa consegue ganhar mais dinheiro.

Por outro lado, os funcionários recebem uma quantia extra. Enfim, a PLR pode ser de dois tipos:

1- Resultado geral. Neste caso, a PLR tem como base o resultado geral da empresa.

Ou seja, ela estabelece uma meta de lucro que deve ser atingida. Portanto, se não houver o cumprimento da meta, os funcionários não recebem uma porcentagem.

2- Esforço individual. Nesse tipo de PLR, as metas fixadas são individuais. Logo, os colaboradores que atingem as metas recebem a PLR.

Valor da PLR

O valor da Participação nos Lucros e Resultados varia de acordo com a empresa. Sendo que, para definir este valor, são levados em conta vários aspectos no cálculo como, por exemplo:

  1. Índices de produtividade e qualidade;
  2. Faturamento;
  3. Lucratividade da empresa;
  4. Taxas de crescimento do negócio;
  5. Programas de metas e resultados;
  6. Rendimentos obtidos pela empresa.

Além do valor variar de acordo com a empresa, a data de pagamento da PLR também varia. Isso porque a lei não determina uma data em que o pagamento deve ser feito. Logo, cabe à empresa definir uma data.

Por fim, ainda em relação ao pagamento, ele pode ser feito em duas parcelas ou mais. Sendo que não existe recolhimento de encargos trabalhistas e sociais em cima da Participação nos Lucros e Resultados.

Vantagens da PLR

Se você é dono de uma empresa e está pensando em adotar a PLR, saber quais são as vantagens disso pode te ajudar:

1- Metas. Os funcionários só recebem Participação nos Lucros e Resultados se cumprirem as metas.

Sendo assim, os funcionários se sentem motivados a atingirem as metas estabelecidas. Em outras palavras, a PLR funciona como um incentivo à produtividade dos funcionários.

2- Motivação. O reconhecimento e remuneração de um trabalho funcionam como fatores que potencializam a motivação e o engajamento dos colaboradores. 

3- Transparência. A adoção da Participação nos Lucros e Resultados envolve uma gestão mais transparente.

Isso é vantajoso tanto para a empresa, quanto para a confiança dos funcionários na empresa. O resultado disso é que a empresa conseguirá passar maior credibilidade para o mercado.

O que você deve ficar atento?

Alguns pontos que você deve ficar atento em relação a PLR são:

1- As pessoas que têm direito a receber Participação nos Lucros e Resultados são: trabalhadores registrados em carteira, os contratados para serviços temporários e quem estiver em experiência.

2- Ao ser demitido, o funcionário pode receber a Participação nos Lucros e Resultados de forma proporcional, de acordo com os meses trabalhados.

3- As empresas são livres para aderir ou não a Participação nos Lucros e Resultados.

4- Os servidores públicos não têm direito a Participação nos Lucros e Resultados. Esse benefício é exclusivo para os trabalhadores do setor privado.

5- A empresa pode cortar o benefício se as metas estabelecidas não forem atingidas.

Enfim, gostou de aprender o que é PLR? Outros textos que podem te ajudar na gestão da sua empresa são: o que é capex, opex e como melhorar o controle financeiro da sua empresa com o Borderô, o que é? Como funciona, tipos, vantagens e desvantagens