10 dicas para perder o medo de investir

24 de julho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 14 seg


Perder o medo de investir é essencial para que você possa construir um patrimônio. Isso porque, ao investir, você tem rendimentos com a aplicação e o seu patrimônio cresce mais rápido.

O grande erro de quem está começando a investir é o de perder dinheiro. No entanto, se você seguir algumas dicas como, por exemplo, estudar sobre investimentos e respeitar seu perfil de investidor, as chances de você perder dinheiro diminuem.

10 dicas para perder o medo de investir

Algumas dicas que podem te ajudar a perder o medo são:

1- Metas claras ao investir

Definir seus objetivos e metas ao investir é essencial. Isso porque eles irão servir de guia na montagem da sua carteira de investimentos.

Por exemplo, o seu objetivo pode ser atingir a independência financeira em 30 anos. Neste caso, você pode aplicar em ativos com prazos de vencimento mais longo, já que é um objetivo de longo prazo.

2- Longo prazo

Tenha em mente que os investimentos são para o longo prazo. Sim, existem estratégias de curto prazo, que visam ter lucros com a variação do mercado.

Mas essas estratégias costumam dar mais prejuízos do que lucros. Sendo assim, se o seu intuito é construir um patrimônio e realizar os seus objetivos, foque sempre no longo prazo!

3- Perfil de investidor

De maneira geral, podemos dividir os investidores em:

  • Conservador: Não gosta de correr riscos.
  • Moderado: Aceita correr um pouco de riscos.
  • Arrojado: Aceita correr grandes riscos.

Saber qual é o seu perfil de investidor é essencial para que você perca o medo de investir e invista de forma correta. Por exemplo, vamos supor que você é um investidor conservador e decide aplicar em um ativo de alto risco.

Neste caso, as chances de você retirar a aplicação na hora errada, por medo de perder dinheiro, e acabar de fato tendo prejuízos, são grandes.

4- Estude

O grande medo das pessoas que estão começando a investir é de perder dinheiro. Mas o fato é que se você estudar sobre investimentos e respeitar o seu perfil de investidor, as chances de perder dinheiro são pequenas.

Isso porque, ao estudar sobre investimentos, você passa a entender sobre como este mercado funciona. Sendo assim, as chances de você fazer aplicações erradas diminui.

5- Entenda os ciclos do mercado

O mercado passa por ciclos. Entender esses ciclos é essencial para que você identifique o momento certo para fazer certa aplicação.

Para entender sobre o mercado, você deve não apenas estudar sobre investimentos, mas também acompanhar o mercado e analisar os momentos pelo qual ele está passando.

6- Analise o ativo antes de investir

Não compre qualquer ativo que aparecer pela frente ou que alguém indicar. Ao invés disso, faça a sua própria análise levando em conta a sua estratégia de investimentos e perfil de investidor.

Além disso, se você for investir em ações, não deixe de analisar os fundamentos da empresa, com isso você consegue escolher boas companhias.

Sendo que uma das principais formas de fazer isso, é por meio da análise fundamentalista. Por fim, antes de escolher uma ação, não deixe de analisar e entender a fundo o mercado de atuação da empresa.

7- Comece investindo ao poucos para você perder o medo de investir

Para perder o medo de investir, vá investindo aos poucos. Ou seja, não coloque todo o seu dinheiro em ativos de uma única vez.

Ao invés disso, vá investindo aos poucos, assim você vai entendendo sobre o funcionamento do mercado. Conforme você for adquirindo conhecimento, você poderá aumentar os seus investimentos.

8- Não invista apenas na bolsa

A bolsa de valores é muito atraente, mas ela não é a única opção de aplicação. Por exemplo, você pode investir também em renda fixa e fundos de investimento.

9- Não fique olhando as cotações todos os dias

Se você investe com foco no longo prazo, qual é o sentido de ficar olhando a cotação das ações todos os dias?

Ficar entrando no home broker diariamente só vai te deixar com medo de perder dinheiro. Com isso, você pode acabar cometendo algum erro e realmente perder dinheiro.

10- Diversificação de investimentos

Por fim, a diversificação vai te ajudar muito a perder o medo de investir. Isso porque, ao diversificar, você reduz os riscos e potencializa as chances de ganhos.

Sendo assim, não deixe de diversificar entre classes de ativos. Ou seja, invista em diferentes tipos de ativos. Além disso, na parte de ações, não deixe de diversificar também entre diferentes setores.

Quais são as vantagens de perder o medo de investir?

Algumas das vantagens de investir são:

1- Mais segurança para o seu futuro

Ao construir um patrimônio investindo, você tem uma maior segurança no seu futuro. Além disso, você consegue conquistar objetivos financeiros.

Inclusive, se você criar uma reserva de emergência antes de começar a investir, você não vai precisar se preocupar com imprevistos.

2- Aposentadoria confortável

Ao investir com foco no longo prazo, você pode planejar uma aposentadoria confortável. Com isso, você garante que na velhice não irá passar por dificuldades financeiras.

Além disso, você pode se planejar para se aposentar com a idade que quiser. Para isso, basta que você invista, alcance a independência financeira e passe a viver de renda.

3- Crescimento do patrimônio

Por fim, existe ainda a vantagem de que ao investir o seu patrimônio cresce muito mais rápido. Por exemplo, se você juntar dinheiro em casa, você terá apenas a quantia que você juntar.

Além disso, com o passar do tempo esse dinheiro vai perdendo valor por causa da inflação. Em contrapartida, ao investir você recebe rendimento com a aplicação. Logo, o seu patrimônio cresce muito mais rápido.

Enfim, gostou de conferir as dicas para perder o medo de investir? Então aproveite para descobrir quais erros não cometer ao investir.

Fontes: Suno, Ativa investimentos e Infomoney.