Position trade: o que é e como funciona a operação

2 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 33 seg


O position trade é uma operação que tem como objetivo aproveitar uma tendência de alta ou baixa. Sendo assim, quem realiza esse tipo de operação busca identificar a tendência do mercado, comprar ativos e permanecer com eles até obter o retorno pretendido.

Como as operações de position trade dura semanas ou meses, essa estratégia é considerada como uma espécie de trade com um prazo maior de duração. Afinal de contas, o day trade em si, são operações com apenas um dia de duração.

Apesar de ter um prazo de duração maior, as operações de position trade são totalmente diferentes das operações de buy and hold. Isso porque, ambas possuem prazos de duração diferentes e objetivos diversos em relação à aplicação.

O que é position trade?

O position trade é um tipo de estratégia utilizada em operações no mercado financeiro. O objetivo é aplicar em ativos e quando eles proporcionarem o retorno esperado, encerrar a operação. Como a posição é mantida somente até que o lucro almejado seja obtido, a operação de position trade é considerada como especulação financeira.

Normalmente esse tipo de operação dura algumas semanas ou até meses. Nesse sentido, o position trade se diferencia do day trade, já que este último consiste em operações de compra e venda no mesmo dia.

Position trade: o que é e como funciona a operação

Criptofacil

Como a operação dura um tempo maior, o especulador não precisa acompanhar constantemente a operação, como ocorre com o day trade.

Vale destacar que o position trade também é diferente do buy and hold. Isso porque, na estratégia de buy and hold as aplicações podem permanecer na carteira por anos, enquanto que o position trade dura no máximo alguns meses. 

Como o position trade funciona?

O position trade funciona como uma especulação que visa lucrar com as variações nos preços das ações em longos períodos. Para isso, o especulador analisa o mercado e tenta encontrar uma tendência. Para encontrar a tendência, ele pode usar a análise técnica, fundamentalista ou a junção das duas.

Realizar operações de position trade requer um grande conhecimento de mercado por parte do operador. Isso porque encontrar o melhor ponto de entrada em uma posição é fundamental, já que o preço dos ativos interferem nos lucros da operação.

Capitalizo

Além disso, é preciso saber o momento exato de sair de uma operação. Ou seja, o especulador deve saber identificar quando determinado ativo já valorizou ao máximo e está na hora de encerrar a posição. É importante também que o ele defina sua estratégia e faça uma boa gestão de riscos.

Enfim, este tipo de operação é geralmente realizada por pessoas que não estão preocupadas com a volatilidade diária e com as mudanças que podem ocorrer no mercado no curto prazo. Sendo que, para garantir os ganhos com as operações, o especulador geralmente define stop-loss e stop-gain.

Diferentes estratégias

O position trade é apenas uma das estratégias que podem ser usadas no mercado financeiro. Porém, existem muitas outras, as mais comuns são:

1- Buy and hold

Muitas pessoas confundem buy and hold com position trade. Contudo, elas são duas estratégias muito diferentes. Como dito anteriormente, o position trade são operações que duram semanas ou meses, onde o objetivo é encerrar a operação quando o lucro almejado for alcançado.

Em contrapartida, o buy and hold dura anos e tem como objetivo investir em empresas com bons fundamentos e potencial de crescimento futuro. Dessa forma, diferente do position trade, a intenção não é encerrar a operação depois de algum tempo.

Position trade: o que é e como funciona a operação

Infomoney

De fato, geralmente os holders vendem os ativos somente se a empresa perder seus fundamentos. Dessa maneira, eles analisam profundamente as empresas e constroem uma carteira com grande potencial de valorização.

No buy and hold o investidor analisa os ativos, investe e permanece com eles por anos. Sendo assim, o holder tem menos custos do que o position trader. Em síntese, a grande diferença entre position trade e buy and hold, é que o position trade é uma especulação e o buy and hold é um investimento.

2- Day trade

Day trade são as operações onde ocorre a compra e venda de ativos no mesmo dia. São operações rápidas com o objetivo de obter altos lucros no curto prazo.

Como são realizadas várias negociações por dia, o trader precisa estar preparado para lidar com vários gastos envolvendo taxa de corretagem, emolumentos e impostos. Além disso, essa é uma estratégia extremamente arriscada, que de maneira geral, resulta em prejuízos.

Onze

3- Swing trade

As operações de swing trade não são tão rápidas quanto as operações de day trade. No entanto, elas também são estratégias de curto prazo que exigem acompanhamento do mercado por parte do especulador.

Assim como o day trade, os operadores utilizam a análise técnica para identificar tendências e obter lucros no curto prazo. Sendo que, as operações normalmente duram dias ou semanas.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do position trade em comparação com o day trade, é o risco menor. As operações de position trade ainda possuem riscos, porém, o day trade é mais arriscado por ser no curto prazo. Outra vantagem é que os especuladores possuem menos custos no position trade do que no day trade.

Por fim, existe ainda a vantagem de que diferente do day trade, o especulador de position trade não precisa de dedicação integral à aplicação. Como são operações mais longas, ele não precisa ficar o tempo todo de olho no home broker.

Lab fin provar fia

Apesar de ter algumas vantagens em comparação com o day trade, o position trade possui algumas desvantagens em comparação com o buy and hold. Primeiramente, o position trade possui mais custos do que o buy and hold.

Dentre os custos nós temos a taxa de corretagem, taxa de custódia, emolumentos, ISS e tarifa TED. Além desses custos, existe ainda o Imposto de Renda de 15% nas vendas de ações superiores a R$ 20 mil por mês.

Outra desvantagem é que essa é uma estratégia mais arriscada do que o buy and hold. Principalmente porque nem sempre os investidores analisam os fundamentos das empresas antes de montar uma posição de position trade.

Em comparação com o day trade, o position trade tem ainda a desvantagem de que o cenário econômico pode impactar a tendência com a qual que o especulador está tentando lucrar. 

Riscos do position trade

Qualquer pessoa que tiver uma conta aberta em uma corretora e recursos para operar, pode realizar operações de position trade. Entretanto, é preciso tomar cuidado, já que essa estratégia possui riscos. Como essa estratégia é baseada na leitura das tendências do mercado, pode ocorrer do especulador errar na identificação das tendências.

Position trade: o que é e como funciona a operação

Investificar

Além disso, com são operações com um prazo mais longo, o especulador tem que saber esperar até que a valorização atinja o valor esperado. Ou seja, tão importante quanto saber o momento de abrir uma posição, é saber o momento de encerrar a operação.

Enfim, agora que você conhece as operações de position trade, aproveite para descobrir o que é Chamada de margem: o que é, quando é usada e conta margem

Fontes: Suno, The cap e Eleven financial

Imagens: Criptofacil, Investificar, Infonomey, Euroinvest, Onze, Lab fin provar fia e Capitalizo