Como investir no Títulos do Tesouro americano?

23 de junho de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 28 seg


Os títulos do tesouro americano são ativos emitidos pelo governo dos EUA para arrecadar dinheiro. Logo, ao aplicar neles, o investidor está emprestando seu dinheiro para o governo em troca de uma taxa de juros.

Existem quatro tipos de títulos do tesouro americano. Aqueles que protegem contra a inflação (tips) e os prefixados com prazo de vencimento de até 1 ano (bills).

Além disso, existem os títulos com prazo de 2 a 10 anos com juros semestrais (notes) e os com prazo de 10 a 30 anos com pagamentos semestrais (bonds).

Está interessado em investir no Tesouro americano? Então, continue a leitura que lhe mostraremos o caminho.

Como investir em Treasuries?

Investir em Treasuries, os títulos do Tesouro americano, pode ser uma maneira interessante de diversificar sua carteira de investimentos e se expor à moeda americana. Aqui estão algumas maneiras de investir em Treasuries:

  1. ETFs e BDRs de ETFs: A maneira mais acessível para a pessoa física investir em Treasuries, em termos de valor de aplicação inicial, é por meio de ETFs (Exchange Traded Funds), que são fundos com cotas negociadas em bolsa que replicam o desempenho de índices de mercado.
  2. Contas Internacionais: Atualmente, é possível investir nos treasuries via contas internacionais, que são oferecidas por diversas instituições financeiras no Brasil e lá fora.

Os Treasuries são títulos públicos emitidos pelo governo dos Estados Unidos, o que significa que estão entre os investimentos de menor risco do planeta. Eles podem compor a parcela de renda fixa internacional da sua carteira, proporcionando proteção cambial e minimizando a volatilidade do seu portfólio.

Lembre-se, no entanto, que é sempre importante fazer sua própria pesquisa no mercado e considerar suas circunstâncias financeiras pessoais antes de fazer qualquer investimento. Se necessário, procure aconselhamento financeiro profissional.

Quais são as vantagens em investir em Treasuries?

A maioria dos Treasuries paga juros fixos regularmente, proporcionando um fluxo de renda previsível. Isso pode ser especialmente atraente para investidores que buscam uma fonte de renda estável, ou seja, sua independência financeira.

Além disso, os Treasuries geralmente são considerados mais seguros em comparação a outros títulos de renda fixa e também em relação à ações. Isso significa que eles podem ajudar a preservar o capital investido, o que pode ser uma consideração importante para investidores mais conservadores ou aqueles que estão se aproximando da aposentadoria.

Investir em Treasuries também oferece a vantagem da diversificação geográfica. Isso significa que você não está colocando todos os seus ovos na mesma cesta, por assim dizer. Além disso, como os Treasuries são denominados em dólares americanos, eles oferecem uma forma de proteção cambial.

Os Treasuries são títulos públicos emitidos pelo governo dos Estados Unidos, o que significa que estão entre os investimentos de menor risco do planeta. Isso pode ser uma consideração importante para investidores que estão preocupados com a volatilidade do mercado.

Por fim, eles podem compor a parcela de renda fixa internacional da sua carteira, Isso pode ser especialmente útil em tempos de incerteza econômica ou turbulência no mercado.

No entanto, como sempre, é importante pesquisar antes e considerar suas circunstâncias financeiras pessoais antes de fazer qualquer investimento. Se necessário, procure aconselhamento financeiro profissional.

E as desvantagens e riscos?

Investir em Treasuries, embora seja considerado um investimento de baixo risco, também apresenta algumas desvantagens e riscos:

  • Risco de Calote: Embora seja quase nulo, pois estamos falando de títulos emitidos por uma das maiores economias do mundo, ainda existe o risco de calote.
  • Variações Cambiais: Como o investimento é em dólar, há o risco de desvalorização da moeda americana frente à moeda do investidor no momento do resgate.
  • Aumento da Taxa de Juros Americana: Um aumento na taxa de juros americana pode desvalorizar os Treasuries na marcação a mercado.
  • Oscilação de Preço: Há o risco de oscilação de preço para quem não carrega os papéis até o vencimento.
  • Rendimentos Menores: A taxa de juros americana é menor do que a brasileira (justamente por oferecer menos risco), o que pode resultar em rendimentos menores.

Vale a pena investir em Treasuries?

Investir em Treasuries pode ser uma boa opção dependendo do seu perfil de investidor e dos seus objetivos financeiros.

Os Treasuries são considerados um investimento de baixo risco, pois são emitidos pelo governo dos Estados Unidos, a maior economia do mundo. Além disso, eles oferecem uma forma de diversificação geográfica e proteção cambial.

No entanto, é importante lembrar que, como qualquer investimento, os Treasuries também têm riscos. Por exemplo, há o risco de desvalorização da moeda americana frente à moeda do investidor no momento do resgate. Além disso, a taxa de juros americana é menor do que a brasileira, o que pode resultar em rendimentos menores.

Martin Iglesias, especialista líder em investimentos do Itaú-Unibanco, menciona que o tesouro norte-americano não deve ser um ativo predominante na carteira, mas é um excelente componente para combater riscos.

Portanto, a decisão de investir em Treasuries deve levar em conta esses fatores, bem como suas metas financeiras pessoais e sua tolerância ao risco. Como sempre, é recomendável procurar aconselhamento financeiro profissional antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Esse tipo de investimento é para todo mundo?

Sim, como os títulos do tesouro americano são de baixo risco, eles são uma opção para todos os perfis de investidores.

Victor Zucchi Meneghel, especialista em finanças e sócio da assessoria financeira Valor Investimentos, argumenta que “por ser um título de zero risco, é indicado para todos os perfis, dos moderados aos agressivos”.

Sendo assim, independente do seu perfil, você pode aplicar nesse tipo de título e aproveitar as vantagens de investir no exterior.

De maneira geral, os títulos do tesouro americano são escolhidos pelos investidores que adotam a estratégia de dolarizar a carteira.

Assim, os títulos prefixados são mais interessantes quando os juros estão altos. Por outro lado, na baixa de juros os títulos pós-fixados se destacam.

Fontes: Avenue Us, Valor Investe, Infomoney, Inteligência Financeira