Como investir no Títulos do Tesouro americano?


Os títulos do tesouro americano são ativos emitidos pelo governo dos EUA para arrecadar dinheiro. Logo, ao aplicar neles, o investidor está emprestando seu dinheiro para o governo em troca de uma taxa de juros.

Existem quatro tipos de títulos do tesouro americano. Existem os que protegem contra a inflação (tips) e os prefixados com prazo de vencimento de até 1 ano (bills).

Além disso, existem os títulos com prazo de 2 a 10 anos com juros semestrais (notes) e os com prazo de 10 a 30 anos com pagamentos semestrais (bonds).

Como aplicar em título do tesouro americano?

Com o aumento da taxa de juros dos EUA, os títulos do tesouro americano (treasuries) estão atraindo a atenção de mais investidores. Isso pois, com a alta da taxa de juros, o retorno oferecido por esses títulos é maior.

Ou seja, a aplicação se torna mais atrativa ao proporcionar um rendimento mais alto. Sendo que, além do rendimento atrativo, esses títulos também são bem seguros.

Afinal de contas, os títulos do tesouro americano contam com a proteção do governo dos EUA. Logo, eles são tidos como uma das aplicações mais seguras do mercado.

No entanto, para o investidor brasileiro, aplicar nesses ativos pode não ser tão fácil.

Isso porque, para investir nesses títulos, é preciso ter um número de “social security”, o equivalente ao CPF brasileiro.

O problema é que esse documento é restrito apenas para as pessoas que têm Green Card, pessoas que têm visto de trabalho nos EUA e estudantes de intercâmbio autorizados a trabalhar no campus da instituição de ensino.

Enfim, para quem tem o número de “social security” o investimento em títulos do tesouro americano é similar ao investimento no tesouro direto brasileiro.

Em resumo, basta abrir uma conta na corretora ou banco que atua no mercado norte-americano. Depois disso, é só acessar o site oficial do Tesouro deles, o “Treasury Direct”.

Qual o caminho mais viável para o investidor pessoa física no Brasil?

Se você não tem o “social security”, uma opção é aplicar em fundos brasileiros que investem em treasuries.

Outra opção é investir em ETFs que replicam a performance de índices que acompanham os rendimentos dos títulos do Tesouro americano.

Quais são os tipos de treasuries

Existem quatro tipos de treasuries. Os tips são os títulos que proporcionam uma proteção contra a inflação. Já os Bilss são os títulos prefixados com prazo de vencimento de até 1 ano.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Em contrapartida, os notes são os títulos com prazo de vencimento de 2 a 10 anos com pagamento de juros semestrais. Por fim, existe ainda os bonds, cujo prazo de resgate é de 10 a 30 anos e tem pagamentos semestrais

Por que investir em títulos do tesouro americano?

Investir em treasuries pode ser uma boa opção pois são um dos ativos mais seguros do mundo. Afinal de contas, eles têm a garantia do governo dos EUA, que é uma potência mundial.

Alex Hirai, gestor de fundos de Crédito da Rio Bravo, explica que “além de ter a segurança de receber o capital investido, o investidor terá exposição a uma moeda forte”.

Já Victor Zucchi, especialista em renda fixa da Valor Investimentos, argumenta que aplicar em títulos do tesouro americano “é uma forma de diversificar e proteger a carteira da volatilidade do câmbio”.

Esse tipo de investimento é para todo mundo?

Sim, como os títulos do tesouro americano são de baixo risco, eles são uma opção para todos os perfis de investidores.

Victor Zucchi argumenta que “por ser um título de zero risco, é indicado para todos os perfis, dos moderados aos agressivos”.

Sendo assim, independente do seu perfil você pode sim aplicar nesses títulos e aproveitar as vantagens de investir no exterior.

Existe um momento ideal para investir nesses ativos?

De maneira geral, os títulos do tesouro americano são escolhidos pelos investidores que adotam a estratégia de dolarizar a carteira.

Sendo que os títulos prefixados são mais interessantes quando os juros estão altos. Por outro lado, na baixa de juros os títulos pós-fixados se destacam.

Enfim, gostou de aprender sobre os títulos do tesouro americano? Então não deixe de conferir se vale a pena investir no exterior em 2022.

Fontes: Globo.

Bibliografia:

Títulos do Tesouro americano: como investir nesse ativo? Globo. Acesso em 22 de junho de 2022.

Conte-nos a sua opinião...